DICAS

Dicas para estudar a distância e obter Sucesso

Por: Cal Bianco

Tutor EaD

Olá alunos e alunas da Educação a distância da UNINTER!

Sejam todos bem vindos!

Este conteúdo foi criado para ajudá-los a acessar os conteúdos principais do ambiente de estudos.

Localize no menu qual o segmento do curso e obtenha as informações básicas para começar seus estudos.

Este é um projeto particular de apoio aos alunos do Polo Catedral EDUSOL, onde sou Tutor.

O objetivo principal é oferecer a você mais um canal de acesso às informações importantes, nesta nova etapa que se inicia.

Precisando de mais informações, faça contato comigo no Polo, a partir das 18h (Segunda a Sexta) ou pelo e-mail: caltutoria@gmail.com

Vamos juntos vencer mais este desafio!

O ensino a distância já é a modalidade que mais cresce no Brasil e no mundo. Suas vantagens são evidentes. Cada vez mais as pessoas estão tendo contato com tecnologias de acesso à Internet. O fenômeno das Redes Sociais, a proliferação dos Smartphones, a popularidade dos vídeos e os grandes investimentos das operadoras, fizeram com que o acesso à Internet ficasse cada vez mais popular.

O custo dos cursos a distância é outro diferencial vantajoso. O deslocamento mínimo aos Polos de Atendimento Presencial - PAP e a popularização dos computadores fazem do ensino a distância uma alternativa para a certificação no ensino superior e Pós-Graduação.

No entanto, estas vantagens podem se converter em frustrações se o aluno não se dedicar com disciplina e organização nesta nova etapa.

Alguns subjugam esta modalidade de ensino e acabam por desistir logo nos primeiros meses. Quer pela dificuldade de leitura no Computador, na interpretação dos textos ou na formulação da escrita etc; como também na dificuldade da utilização das tecnologias como os Computadores e os próprios ambientes de estudos.

É sabido que o usuário comum de Computadores usa apenas em torno de 20% a 30% dos seus equipamentos de informática e quando falamos sobre os programas estes percentuais variam de 5% a 15%.

Com o intuito de orientar o aluno que está iniciando nesta jornada de autoaprendizagem, foi criado este material com dicas e orientações para que a experiência de aprender a distância possa lhe trazer benefícios e agregar cada vez mais conhecimento para sua vida pessoal e profissional.

Acesso adequado à Internet

Antes de iniciar um curso a distância, examine muito bem o local onde você vai estudar verificando se o acesso à Internet é adequado. Caso não possua acesso à Internet, certifique-se que o curso possui aulas em DVDs. Se for utilizar o acesso à Internet do trabalho, certifique-se de comunicar esse procedimento aos seus superiores, evitando futuros transtornos e frustrações.

Procure saber qual é sua turma

No momento da efetivação da sua matrícula você assinou o “Requerimento de Matrícula”. Neste documento está descrito qual é sua turma. Geralmente é composto do ano/mês da oferta do vestibular. Por exemplo: Se o aluno fez o vestibular na oferta de Fevereiro de 2017, sua turma será: 2017/02.

De olho nas datas

Um curso a distância é bem dinâmico! Se for numa instituição grande, como a UNINTER que atende o Brasil, a organização é primordial para o êxito dos alunos. Assim, há vários Calendários e Cronogramas que vão ajudar o aluno a não perder prazos, tanto para estudos quanto para realização das atividades/provas e solicitações de serviços.

Então, procure saber sobre todos os cronogramas correspondentes ao seu curso.

De olho nas datas (II)

Não deixe para a última hora! Quer seja para realizar as APOLs, para realizar as provas, tanto as presencias no Polo quanto aquelas que são realizadas em casa (Pós-Graduação), como também para a entrega do TCC ou Artigo no final do curso. No último momento imprevistos acontecem, e poderá colocar em risco horas de dedicação anteriores. No ensino a distância, você depende da tecnologia para enviar e realizar suas atividades. Então, não espere até o último minuto para realizá-las.

Crie sua agenda de estudo

Dizem que o tempo vale ouro! Isso é verdade. O seu tempo tem um valor muito especial, tanto é que você escolheu um sistema de ensino muito eficaz e ágil. Mas, você pode perder muito tempo se não se organizar e criar uma agenda eficaz de estudo. Reserve de 2 (duas) a 3 (três) horas por dia para seus estudos. Aproveite aquele horário que você acredita que não terá interrupções. Não alterne entre manhã, tarde ou noite. Procure criar uma rotina. Mas é claro, quem está no comando é você! Mantenha-se no ritmo, cumpra os prazos e obtendo sucesso!

Materiais didáticos

A maioria dos cursos tem livros disponíveis para cada disciplina. Verifique se estão disponíveis para você, consultando o portal UNICO ou comparecendo na Biblioteca do Polo Catedral.

Alguns cursos são todos E-learning (Ensino eletrônico), ou seja, não terão livros físicos, apenas livros digitais disponibilizados através da Biblioteca Virtual da UNINTER.

Crie um ambiente agradável

Se for em casa, na sala, certifique-se que suas horas de estudos não seja no mesmo horário que seus familiares estarão assistindo à televisão. O ambiente a sua volta exerce influência sobre seu aprendizado. Então, crie um ambiente agradável para esse momento especial de estudos.

Se for no trabalho, opte por aquele momento em que você não está com tarefas para fazer ou entregar.

Cuidado para não se distrair com as Redes Sociais. Para maior concentração, não abra as Redes Sociais quando estiver nas horas de estudo. Coloque seu celular no VibraCall. Concentração é fundamental.

Procure saber quem é o Tutor do seu curso no Polo de Atendimento Presencial - PAP

O Tutor do PAP está lá para auxiliar você com a tecnologia e o ambiente de aprendizagem – AVA.

Então, é muito importante você conhece-lo, saber seu horário e os meios de contato.

Já o Tutor de conteúdo da disciplina você terá acesso através do seu AVA. No entanto ele responderá a questionamentos específicos de conteúdo da disciplina e não dúvidas relacionadas ao sistema, por exemplo.

Crie grupos de estudos

No Polo há ambientes próprios para o aluno dedicar tempo com outros alunos criando grupos de estudo, mas é você que deve promover esta integração com seus colegas.

Este grupo, além da aprendizagem, pode trazer a motivação necessária para vencer os desafios. Os Tutores do Polo podem ajudar na formação desses grupos.

Um breve resumo e mais algumas dicas

1 – Crie um plano de estudo: determine os dias e horários para entrar no ambiente e realizar as atividades.

2 – Estabeleça um tempo mínimo de estudo, conforme seu próprio ritmo e suas necessidades.

3 – Prepare um ambiente agradável para seus estudos.

4 – Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA sempre que puder, mesmo quando não tiver atividades para realizar, o domínio desta ferramenta é muito importante para seu desenvolvimento.

5 – Antes de iniciar a disciplina, navegue no ambiente, explorando as potencialidades e funcionalidades de cada ferramenta.

6 – Faça esquemas, sínteses e anotações caso considere necessário, por escrito em papel ou no próprio Computador.

7 – No Computador, crie pastas e subpastas específicas para cada disciplina que estará cursando. Assim, seu material digital fica organizado e de fácil localização.

8 – Dúvidas na utilização das ferramentas do ambiente procure o Tutor do seu curso no Polo de Apoio Presencial, ela vai assessorar você!

9 – Crie grupos de estudos e interaja com seus colegas participando das discussões propostas, ou ainda, trocando informações, ideias, reflexões, descobertas, dúvidas etc. Interaja com seu Tutor sempre que precisar ou quiser!

10 – Não deixe nada para as últimas horas!

11 – Está na hora de escrever seu TCC ou Artigo? Então escreva sobre um assunto que apaixona você. Sabe aquele assunto que você domina? Aquele que você mais gosta de conversar? Então, escreva sobre ele (desde que esteja em sintonia com seu curso). Assim, você terá um grande prazer em escrever e seu TCC ou Artigo vai ficar pronto rapidinho!

Boa sorte e Sucesso!