PARA COMEÇAR
Caro(a) estudante,
Bem-vindo(a) ao 8o ano! Agora, você está bem na metade dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Durante o 6° e 7° anos, você vivenciou muitas novidades: conheceu mais professores, novos colegas e disciplinas. Junto com tudo isso, também deve ter feito descobertas e pensado sobre seus sonhos. Em pouco tempo, você estará mais perto do Ensino Médio do que no começo dos Anos Finais.
Uma das novidades para este ano são as duas aulas por semana que teremos para falar do seu Projeto de Vida (PV). Fique tranquilo(a): haverá tempo para entender sobre o que se trata.
Resumindo: Projeto de Vida, ao longo do 8° ano, vai lhe incentivar a pensar em como você pode ajudar as pessoas ao seu redor e como pode tornar a sua casa, escola ou bairro em lugares melhores! Pode acreditar, você tem várias características capazes de contribuir de forma positiva para a sua família, sala de aula ou cidade!
No primeiro bimestre, além de entender mais sobre PV, você já vai identificar alguma oportunidade para deixar a sua escola mais bonita, agradável e com a cara de quem estuda nela.
E, reunido com outros estudantes, você irá criar uma solução bem criativa para transformar esse espaço. Em pouco tempo, com muita determinação, é possível fazer acontecer! Para que tudo corra bem, é preciso que você se comprometa a estar envolvido(a) nas atividades e participe de forma protagonista. Você conhece essa palavra? É um bom começo para falar de PV.
Ser protagonista é ocupar o principal papel na sua vida! É quando você escuta as pessoas ao seu redor e, depois, consegue tomar a decisão do que fazer sozinho(a), reunindo tudo que aprendeu. Dá para ser protagonista na escola, em casa, no bairro, em uma partida de futebol etc.
E, por falar em escola, estudar é o principal caminho para a realização de seus sonhos. O que acontece durante as aulas, nos intervalos, quando você conversa com seus colegas, com seus professores e muito mais, contribui para que você aprenda coisas diferentes e importantes para seu futuro e presente. Em várias atividades, você será convidado(a) a prestar atenção nisto: como o que acontece na escola lhe ajuda a chegar mais perto do que sonha.
Antes de partirmos para as atividades, um lembrete importante: Projeto de Vida não é só sobre o futuro. É sobre o agora. Tem a ver com a maneira como você toma as suas decisões e faz os seus planos para atingir o que espera para seu futuro.
(...)
Além disso, em alguns momentos, vai te ajudar a perceber que o que você aprende em outras aulas tem a ver com o seu Projeto de Vida. Vamos começar? Para isso, há um primeiro passo importante: criar o seu Diário de Práticas e Vivências.
Coordenadoria Pedagógica
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
EXERCICIO 1
Elabore um diário de bordo, nele diariamente você deverá registrar suas atividades diárias em família e suas boas práticas.
Ao final de cada registro, reflita sobre seu comportamento e postura que teve ao longo do dia para com as pessoas que moram com você.
EXERCICIO 2
Faça, diariamente, uma bela ilustração do momento do dia com a família que você mais gostou.
Lembrete:
O Diário de bordo é um registro diário de atividades ao longo do seu dia com a sua família, portanto deve ser feito todos os dias durante o período que ficar em casa em decorrência da pandemia do covid-19.
***Não esqueça de colocar a data em cada um de seus relatos.
1)Atividade Individual, copiar o texto e fazer uma pesquisa no caderno (1° etapa).
Covid-19 provoca perdas de R$ 2,2 bi no turismo brasileiro, diz CNC
Estimativa é que prejuízos podem causar perda de 115,6 mil empregos
Publicado em 19/03/2020 - 13:13 Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Somente na primeira quinzena de março, o volume de receitas do setor de turismo brasileiro caiu 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa uma perda equivalente a R$ 2,2 bilhões.
A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada hoje (19) no Rio de Janeiro, projeta ainda que os prejuízos já sofridos pelo setor têm potencial de reduzir até 115,6 mil empregos formais.
Segundo a CNC, as restrições impostas pelo protocolo de ação em nível global para frear o ritmo de expansão do novo coronavírus, o Covid-19, e o fechamento das fronteiras a estrangeiros em diversos países atingiram em cheio o deslocamento de passageiros no Brasil e no mundo. Apesar das medidas econômicas emergenciais adotadas no mundo, a queda no fluxo de passageiros tende a impor severas perdas ao turismo.
“O setor de comércio, serviços e turismo é o que apresenta maior potencial de impacto negativo. As atividades econômicas que o compõem dependem da circulação de mercadorias e consumidores. Em especial no turismo, afetado frontalmente pela impossibilidade de viagens, reservas e visitações, ação necessária para prevenção ao novo vírus”, explicou, em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, alertando que o impacto no segmento do comércio será sentido com defasagem um pouco maior.
O economista da confederação responsável pelo levantamento, Fabio Bentes, avalia que o setor de turismo vinha liderando o processo de recuperação econômica e tinha condições de voltar ao nível pré-recessão até o fim deste ano.
"Caso a epidemia no território brasileiro siga o padrão chinês, o pico de contaminação se daria na segunda quinzena de abril. Todavia, ainda não é possível estimar como será a curva evolutiva do número total de casos no Brasil”, afirmou o economista.
Para fazer o estudo, a CNC cruzou informações do Índice de Atividade do Turismo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados relativos ao fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais, levando em conta ainda as informações sobre a demanda por voos nos países mais infectados e o número de casos registrados da doença.
O cálculo do desemprego no setor leva em conta que, historicamente, para cada queda de 10% no volume de receitas do turismo, o nível de emprego no setor é impactado em 2%.
Observação!
(2º Etapa) Depois de copiar o texto, faça uma pesquisa sobre os principais empregos e setores que foram atingido pela Pandemia Covid – 19.?
Quais os empregos que estão sendo mais atingidos nos setores da indústria brasileira, quais são os empregos que ainda mantém seu crescimento econômico diante á está crise causada pelo Coronavírus?
Pesquisa feita no caderno, copiar o texto de caneta e a pesquisa fazer á lápis.
A pesquisa é um artigo de opinião, onde o aluno vai expor suas ideias referente á questão á falta de emprego , devido á crise que foi causada pelo Coronavírus no Brasil.
Máximo de 15 á 20 linhas.
Atividade Individual copiar no caderno...
O que é se Protagonista?
Pode ou não ser personagem principal de uma narrativa, como obras literárias, cinematográficas, teatrais ou musicais. Sobre ela a trama é desenvolvida. As principais ações são realizadas por ela ou sobre ela.
Observação: á parti desta frase e desta questão responda as questões. Responder com a sua própria opinião!
Exercicio:
1) O que é ser Protagonista para você?
2) Como eu posso ser protagonista na minha vida?
3) O que é Protagonismo Juvenil?
4) O que é ser um aluno protagonista?
Prezado(a) Aluno(a),
Por gentileza, sempre que realizar uma atividade e enviar para o seu respectivo professor, é obrigatório o seguintes dados abaixo;
Nome:
Turma:
Nº:
Escolha uma profissão
Se liga nas dicas!
No momento de escolha da profissão, reflita sobre as seguintes questões:
O que eu gosto de fazer?
Quais minhas maiores habilidades?
Que tipo de trabalho me deixa feliz?
Que profissão sempre sonhei em seguir?
O que eu quero para a minha vida?
Coisas que eu não gosto de fazer?
Que profissões se encaixam com meu perfil, minhas características, habilidades, etc?
Prezado(a) Aluno(a),
Por gentileza, sempre que realizar uma atividade e enviar para o seu respectivo professor, é obrigatório o seguintes dados abaixo;
Nome:
Turma:
Nº:
Leia o poema e respondas as questões de forma crítica em seu caderno
Exercicios:
1)O que é a escola para você?
2 ) De acordo com a poesia, o que é a escola?
3 ) Quem o autor da poesia diz que é gente na escola?
4 )Paulo Freire, autor da poesia, diz que a escola poderá ser melhor. Qual é a condição necessária para isso, na opinião dele?
5) O autor da poesia diz também que o importante não é só estudar. O que ele quis dizer com isso?
6) De acordo com a poesia, o que fica mais fácil fazer na escola?
7) Você concorda com o que Paulo Freire diz em sua poesia? Justifique sua resposta.
Exercicios:
1)O que é a escola para você?
2 ) De acordo com a poesia, o que é a escola?
3 ) Quem o autor da poesia diz que é gente na escola?
4 )Paulo Freire, autor da poesia, diz que a escola poderá ser melhor. Qual é a condição necessária para isso, na opinião dele?
5) O autor da poesia diz também que o importante não é só estudar. O que ele quis dizer com isso?
6) De acordo com a poesia, o que fica mais fácil fazer na escola?
7) Você concorda com o que Paulo Freire diz em sua poesia? Justifique sua resposta.