NÃO tirar FÉRIAS pode contribuir para a uma má oscilação da saúde

Se você está trabalhando por um longo período sem férias, preste atenção: cientistas afirmam que não tirar férias pode te matar. Meses sem descanso afetam o corpo de forma física - aumentando a chance de problemas cardíacos - e mentalmente.

Um projeto de longo prazo chamado de estudo Framingham Heart Study acompanhou mulheres trabalhadoras por 20 anos analisando as relações entre frequência com que elas tiravam férias e a incidência de problemas cardíacos. Trabalhadoras que tiravam férias a cada seis anos tinham o dobro de chances de ter problemas cardíacos do que aquelas que descansavam pelo menos duas vezes por ano. Homens que renunciam a seus períodos de férias anuais têm um risco 32% maior de morrer de um ataque cardíaco.

A mente de quem não descansa sofre! uma pesquisa chamada Whitehall II estudou os efeitos psicológicos de longos turnos de trabalho. A conclusão é que trabalhar mais de 11 horas por dia dobra as chances de um episódio de depressão grave, em comparação a trabalhadores com turno de sete ou oito horas.

Para descanso total da mente, um estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, mostrou que uma melhora psicológica acontece depois de uma temporada de férias. Este estudo mostra, inclusive, uma queda na quantidade de remédios comprados por pessoas que acabaram de voltar de férias.Talvez lhe pareça estranho, mas a verdade é que os dias de descanso estimulam realmente a sua produtividade no emprego. Com energias renovadas, pressão arterial normalizada e cabeça limpa de preocupações, as tarefas serão realizadas com maior brio e atenção ao detalhe.





Que o descanso é uma necessidade básica já não é novidade, mas talvez não se aperceba que isto vai muito além das 8 horas de sono diárias. Os fins de semana e dias de férias longe do trabalho são mesmo cruciais para a sua saúde. De forma geral, quem não é capaz de fazer a pausa necessária no trabalho vive com altos níveis de stress. Resultado? Não só a saúde mental é afetada, como também a saúde física. São libertadas hormonas na corrente sanguínea que têm consequências negativas, por exemplo, no seu apetite, na qualidade do seu sono, no sistema imunitário e até no aparecimento de dores ou doenças. Este tipo de comportamento aumenta também a probabilidade de ter distúrbios psicológicos, como uma depressão Talvez lhe pareça estranho, mas a verdade é que os dias de descanso estimulam realmente a sua produtividade no emprego. Com energias renovadas, pressão arterial normalizada e cabeça limpa de preocupações, as tarefas serão realizadas com maior brio e atenção ao detalhe