Prof. Dr. Cleber Rabelo
Psicanalista vinculado ao Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo e membro da Clínica Social do Instituto Henrique Paes em São Paulo, bem como membro do Grupo de Atendimento Emergencial para os atingidos nas enchentes no RS. Iniciou sua trajetória em saúde mental em meados da década de 80. Professor universitário por mais de 30 anos com formação em Ciências Biológicas. mestre e doutor com pós doutorado na Universidade de Queensland - Austrália.
O Processo Analítico
O percurso psicanalítico tem como objetivo tornar conscientes os conteúdos inconscientes que influenciam os pensamentos, emoções e comportamentos do indivíduo. Ele ocorre principalmente por meio da fala, em um ambiente terapêutico seguro, onde o paciente pode expressar livremente seus sentimentos, pensamentos e memórias. A partir da observação clínica, a psicanálise está estruturada num modelo dinâmico da mente introduzindo conceitos fundamentais, como o inconsciente, a repressão, o desejo e os mecanismos de defesa.
Um dos pilares da psicanálise é a existência do inconsciente, um reservatório de conteúdos reprimidos que influenciam as ações e os pensamentos do indivíduo sem que ele tenha consciência disso. A repressão ocorre quando certos desejos ou memórias são considerados inaceitáveis pela consciência e, portanto, são empurrados para o inconsciente. Esses conteúdos podem se manifestar indiretamente por meio de sonhos, lapsos de linguagem e sintomas neuróticos.
A psicanálise busca tornar conscientes os conteúdos inconscientes, promovendo a elaboração de conflitos internos e a consequente transformação do sujeito.
Autores como Alfred Adler, Melanie Klein, Donald Winnicott e Jacques Lacan trouxeram novas perspectivas e ampliaram o campo psicanalítico. Assim, a teoria psicanalítica não apenas revolucionou a maneira como entendemos o psiquismo, mas também abriu caminhos para novas abordagens clínicas e reflexões sobre a subjetividade e a cultura.
O processo analítico ocorre por meio de sessões semanais regulares dependendo das necessidades do paciente. O tempo e os resultados variam para cada pessoa, pois cada análise segue um percurso único.
Os principais sintomas onde a psicanálise atua são:
transtornos de ansiedade
depressão e melancolia
conflitos nos relacionamentos
transtornos psicossomáticos
traumas e experiências dolorosas
transtornos de personalidade
comportamentos compulsivos e adicções
questões de identidade e autoestima
*Os atendimentos podem ser presenciais e/ou online.
*Agendamento da primeira entrevista por WhatsApp.
Agendamento via Whatsapp: 51999350118
Endereço: 5º Avenida Center - R. 24 de Outubro, 111 - sala 46
Bairro Independência - Porto Alegre - RS - 90510-002