A ioga Kirtan Kriya (pronuncia Keer-tun Kree-a) concentra-se no interior de cada pessoa, a fim de purificar o espírito. Kirtan Kriya é um tipo de meditação que tem suas origens na ioga Kundalini.
Esta forma de meditação envolve a repetição de movimentos dos dedos da mão ou mudras, e o canto dos sons, Saa Taa Naa Maa, para estimular corpo e mente.
Além disso, quando se pratica a meditação Kirtan Kriya, aprende-se a alinhar o corpo e a mente para que, juntos, eles possam purificar o espírito. A regra é praticar esta técnica por apenas 12 minutos por dia.
Vários estudos demonstram que a prática diária melhora o foco, minimiza os níveis de estresse e aumenta a circulação sanguínea no cérebro.
Muitos acreditam que é um método eficaz para a remoção da negatividade que polui a aura da pessoa e devolução de seu estado de pureza e felicidade.
História
Kirtan Kriya é um tipo de meditação da tradição ioga Kundalini, praticada há milhares de anos. Ioga Kundalini é um ramo da ioga que foi influenciado pelas escolas espirituais do Hinduísmo, graças à Sivananda Saraswati em 1935.
No entanto, Yogi Harbjajan Singh (também conhecido como “Yogi Bhajan”) tornou a prática popular na década de 1960, quando ele foi para os Estados Unidos, e mais tarde em todo o mundo.
Ele disse uma vez que se alguém optasse por qualquer tipo de meditação, deveria ser Kirtan Kriya, pois é simples e eficaz. Singh começou uma organização conhecida como Healthy, Happy and Holy (Saudável, Feliz e Sagrada), ou “3HO”, para ensinar Kirtan Kriya às pessoas, juntamente com outros tipos de meditação. Singh fundou o Instituto de Pesquisa Kundalini (KRI) em 1972.
Atualmente, o KRI é responsável pela certificação de professores de Ioga Kundalini. O instituto também publica o “The Aquarian Teacher”; um manual de dois volumes que é necessário para dar aulas aos iniciantes. Um total de 5.000 pessoas alcançou a certificação para ensinar a tradição Kundalini entre 1972 e 2010.
Aprofundando
Em sânscrito, “kirtan” é uma canção, e “kriya” significa ação. A ação refere-se à série de posturas e sons que levam a uma manifestação específica. Quando você pratica um Kriya, o corpo, a mente e o espírito passam por mudanças simultaneamente.
Investigações ocidentais descobriram que a colocação da língua no céu da boca enquanto canta esses sons estimula 84 pontos de acupuntura no palato superior. Esta manifestação é uma transformação bioquímica benéfica no cérebro.
Além disso, a pesquisa revelou que “utilizando a posição da ponta dos dedos em conjunto com os sons aumenta o fluxo sanguíneo em áreas específicas na parte sensório-motora do cérebro” (Science Daily, 2012).
Quando a meditação começa, há quatro palavras principais a serem repetidas continuamente para formar um mantra. Elas têm diferentes significados, destinadas a dar uma nova perspectiva à vida e dissipar qualquer energia negativa no corpo.
A primeira dessas palavras é “Saa”, que significa infinito. Em seguida, ‘Taa”, que significa vida. A próxima é “Naa”, representando a transformação do eu interior, e finalmente “Maa”, que significa o renascimento da mente e do corpo.
Cada som tem um efeito diferente em seu corpo e mente, mas afetam a totalidade do seu ser.
Enquanto medita, as mudras (poses das mãos) são feitas simultaneamente com cada mantra. As poses das mãos são responsáveis por enviar mensagens claras para a mente e o sistema de energia corporal.
Podemos falar com a mente e o corpo através do toque e estiramento dos dedos, uma vez que as mãos atuam como mensageiros para o nosso sistema energético.
Além desses sons e poses, focar no terceiro olho o espaço entre as sobrancelhas - é uma técnica eficaz durante a meditação. Focar-se no terceiro olho permite que a mente alcance tranquilidade e serenidade.
A maioria dos gurus que ensinam meditação Kirtan Kri-ya crê que praticar os movimentos com um coração e mente limpos por 12 minutos por dia produz efeito positivo sobre a mente e o corpo.
Praticando Kirtan Kriya
1. Sente-se no chão ou na cama, com as pernas cruzadas e deixando a coluna reta. Feche os olhos totalmente e depois os abra um pouco para que você possa se concentrar o seu olhar na ponta de seu nariz ou em qualquer ponto fixo na parede. Coloque as mãos sobre os joelhos com as palmas voltadas para cima.
2. Limpe sua mente o máximo possível, não permitindo a passagem de pensamentos errantes durante a sessão de meditação Kirtan Kriya.
3. Na palavra Saa, toque seus polegares com os dedos indicadores.
4. Na palavra Taa, toque seus polegares com os dedos médios.
5. Na palavra Naa, toque seus polegares com os dedos anular.
6. Na palavra Maa, toque seus polegares com os dedos mínimos.
Repita os movimentos dos dedos descritos nos passos 3, 4, 5 e 6 enquanto você canta e inspira lentamente, na seguinte ordem:
• Cante em voz alta por 2 minutos
• Cante em voz suave por 2 minutos
• Cante silenciosamente por 4 minutos
• Cante suavemente por 2 minutos
• Cante em voz alta por um período final de 2 minutos.
Dicas e sugestões: Alongue ao final de cada som a medida que os repete (aaaaaaahh). Você pode estender o cântico por longos períodos de tempo, se desejar. Além disso, é benéfico para a prática desta meditação realizá-la durante o mesmo horário todos os dias.
Os Benefícios desta Prática
Há uma grande quantidade de pesquisas realizadas sobre o processo de ioga e como sua prática afeta o corpo. Embora a maioria dos médicos pesquisadores de todo o mundo concordem que todas as formas de ioga proporcionam benefícios tangíveis para o corpo, ainda há uma grande quantidade de estudos recentes que analisam o processo de meditação Kirtan Kriya.
Dr. Helen Lavretsky, Professora de Psiquiatria da UCLA, recentemente conduziu um estudo sobre a correlação entre a meditação Kirtan Kriya e atividade celular. Lavretsky declarou: “O objetivo do estudo foi determinar se a meditação pode alterar a atividade de proteínas inflamatórias e antivirais que moldam a expressão do gene da célula imune” (Science Daily, 2012). Ela concluiu que a “análise mostrou uma redução da atividade dessas proteínas ligadas diretamente ao aumento da inflamação” (Science Daily, 2012).
Além disso, há uma série de vantagens derivadas do processo de meditação. Algumas delas são:
• Redução dos sintomas de estresse crônico
O Diretor Médico da Pesquisa e Prevenção de Alzheimer, Dharma Singh Khalsa, declarou: “eles [as pessoas que praticam] sentiam menos ansiedade, menos dor. Curiosamente a sua memória e função mental, que foi diminuída pelo estresse, dor e içarem, melhorou.” (Valeo, 2010).
• Redução nos níveis de depressão clínica
Para os auxiliares de enfermagem, é difícil manter a mil e corpos saudáveis. No entanto, quando praticada, este tipo de meditação mostra grande melhora da memória e funções mentais. Assim, os auxiliares podem usar esse tipo de meditação como uma saída para ajudá-los a levar uma vida sem estresse mesmo dentro de um ambiente triste (Science Dai-ly, 2012).
• Redução nos níveis de tensão e estresse emocional
Muitos relataram esse benefício depois de praticar a meditação de três a quatro vezes por semana. Ao tornar-se mais consciente de seus pensamentos e das coisas que faz você treina o cérebro a ficar calmo durante os momentos mais estressantes.
• Aumento dos níveis de foco e concentração
No final da meditação, muitos experimentam clareza; a turvação e neblina de sua mente de repente, se transformam em luz. Dharma Singh Khals afirmou: “as pessoas do estudo não possuíam nenhuma experiência com a meditação e, no entanto, atirando seu cérebro com 12 minutos de meditação por dia, eles foram capazes de melhorar a sua cognição e a função mental” (Valeo, 2010).
• Diminuição de hábitos e vícios
Ao tornar-se mais consciente de sua própria experiência e estilo de vida através da meditação, você pode facilmente ganhar o controle da vida, o que diz, pensa e faz. Cientistas, doutores e qualquer indivíduo podem todos medir e sentir os efeitos benéficos que a meditação Kir-tan Kriya traz às pessoas quando praticada diariamente. É fácil praticar este simples exercício de 12 minutos que pode trazer mudanças positivas permanentes para o seu bem-estar geral.