Frequência Binaural é um tipo de terapia de meditação auditiva. Essa técnica de meditação requer o uso de fones de ouvido que toquem dois tons em frequências quase idênticas em cada ouvido.
Como resultado, o cérebro automaticamente une as duas frequências, criando um terceiro som: as frequências binaurais. A sensação dessa frequência estimula o cérebro, evocando sentimentos de felicidade, relaxamento e tranquilidade.
Devido ao profundo estado meditativo e espiritual que os indivíduos experimentam enquanto estão usando essa terapia auditiva, as sensações que as Frequências Binaurais produzem têm sido comparadas a um tipo de “viagem” mental.
A crescente popularidade dessa prática nos Estados Unidos a rendeu o apelido de “brainwave entrainment”.
História
A história da Frequência Binaural nos leva de volta às primeiras civilizações humanas. Antigos curandeiros espirituais, tribos de nativos americanos, africanos, tibetanos e hindus foram os primeiros a descobrirem as propriedades curativas da estimulação auditiva do cérebro.
Antigos hinos, cantos e batuques rítmicos foram os precursores dos modernos fones de ouvido e aparelhos de som usados agora para manipular os estados de ondas cerebrais.
A Frequência Binaural não foi inventada até 1839, quando o físico e meteorologista prussiano Heinrich Wilhelm Dove descobriu técnica. O interesse de Dove, combinado com muitos artigos sobre física experimental, foi o que o levou a fazer experiências com diferentes frequências, eventualmente descobrindo a Frequência Binaural e os efeitos meditativos que elas têm.
As Frequências Binaurais só começaram a ganhar popularidade e importância em 1973 quando o artigo “Auditory Beats in the Brain” escrito por Gerald Oster foi publicado, oferecendo novas pesquisas e descobertas sobre a técnica.
As conclusões de Oster sugeriram que as Frequências Binaurais eram uma ferramenta médica eficaz, capaz de melhorar determinadas condições neurológicas como a doença de Parkinson.
Logo após a publicação de Oster ser lançada, o físico Thomas Warren Campbell e o engenheiro Dennis Mennerich trabalharam com Robert Monroe para pesquisar a correlação entre as frequências ouvidas e a profunda experiência meditativa sentida por aqueles que usam as Frequências Binaurais.
Os sólidos resultados obtidos em suas pesquisas levaram Monroe a criar uma organização dedicada à pesquisa binaural, O Instituto Monroe (TMI).
A organização existe ainda hoje localizada no estado da Virgínia. Até hoje, mais de 20.000 pessoas já participaram de vários programas do TMI, especializando-se em orientar os indivíduos através da exploração pessoal para o campo da consciência humana.
Aprofundando
Com as Frequências Binaurais, um indivíduo usa um conjunto de fones de ouvido que toca dois tons distintos em frequências ligeiramente diferentes. O cérebro combina estas frequências, sentindo um terceiro som, as frequências binaurais.
Por exemplo, uma orelha pode ouvir uma frequência de 200 Hz, enquanto a outra orelha ouve uma frequência de 206 Hz. A diferença de 6HZ é o terceiro som, a frequência binaural.
As ondas cerebrais também aumentarão 6 Hz, já que elas combinam naturalmente com as frequências binaurais. Esse terceiro som que o cérebro percebe soa como um batimento, o produto das duas pulsações de baixa frequência sendo misturadas.
As Frequências Binaurais devem seguir esses requisitos para serem eficazes:
• Cada frequência do tom deve ser inferior a 1.000 Hz;
• A diferença entre as duas frequências deve ser igual ou inferior a 30 Hz;
• Deve ser tocado usando fones de ouvido ou alto-falantes (contanto que cada alto-falante reproduza um tom diferente).
As Frequências Binaurais ocorrem no complexo olivar superior do tronco cerebral, uma seção do cérebro responsável por muitos aspectos da audição e uma parte importante das vias auditivas. Neurotransmissores no cérebro causam as mudanças da atividade de ondas cerebrais, que produzem vários efeitos meditativos dentro do indivíduo.
Ondas Cerebrais
As frequências binaurais caem no intervalo de uma determinada frequência da onda cerebral. Estas frequências de ondas cerebrais estão associadas a sensações em particular, então, dependendo do tom da frequência binaural, o ouvinte vai experimentar um efeito diferente.
Usando o mesmo exemplo de antes, se uma frequência é tocada a 200 Hz e a outra a 206 Hz, resultará em uma frequência binaural de 6 Hz. Essa frequência de onda cerebral cai para a faixa de ondas Teta, uma gama de ondas cerebrais associada à profunda medi-tação, relaxamento, sono REM e criatividade inconsciente.
As outras ondas cerebrais e suas associações estão listadas abaixo:
Ondas Delta > 4 Hz; inconsciente, sono profundo, transe profundo, meditação muito profunda.
Ondas Teta 4-7 Hz; meditação profunda, relaxamento.
Ondas Alfa 7-13 Hz; consciente, relaxado, sonhando acordado, receptivo, meditação leve.
Ondas Beta 13-39 Hz; pensamento ativo, ansioso, excitado.
Ondas Gama > 40 Hz; alta atividade mental medo, resolução de problemas.
O tom das duas frequências pode ser escolhido especificamente para uma determinada frequência de onda do cérebro e efeito desejado. Além de induzir certos estados mentais, as ondas cerebrais também têm sido usadas para produzir certos hormônios como endorfinas ou dopamina, sonhos lúcidos, recuperação de memórias reprimidas e resolução de distúrbios psicológicos.
As Frequências Binaurais são capazes de muitos outros benefícios à saúde cientificamente comprovados, e são explicados com mais detalhes posteriormente.
Praticando as Frequências Binaurais
1. Escolha a frequência certa. Existem muitas faixas disponíveis, seja áudios ou vídeos facilmente encontrados on-line.
2. Escolha um lugar confortável. Procure um lugar calmo, sem distrações. Lembre se: para obter os melhores resultados, a Frequência Binaural deve ser praticada sozinho. Evite executar outra função ou fazer coisas que exijam atenção total enquanto medita.
3. Escolha o horário correto. Primeiro, reserve um momento para você. Não marque um horário apertado demais em sua agenda para praticar as Frequências Binaurais. Para experimentar o seu efeito total, uma sessão de Frequências Binaurais deve durar pelo menos de 15-30 minutos. Você pode torná-lo como parte da sua rotina todos os dias, ou escolher um tempo para relaxar, sentir-se mais criativo, concentrar-se ou limpar qualquer tensão ou o estresse da sua mente.
4. Encontre uma posição confortável. Sentado em uma cadeira, na cama ou no chão; todas essas posições são boas para ouvir as Frequências Binaurais. Certifique-se de que está confortável e capaz de se concentrar no som, não no posicionamento do seu corpo. A maioria dos iniciantes gosta de ouvir as Frequências Binaurais com olhos fechados. No entanto, meditar de olhos abertos não tem o menor problema. Se você optar por meditar com os olhos abertos, talvez descubra que focar em um objeto eleva a sua experiência de meditação.
5. Use fones de ouvido. Embora as Frequências Binaurais também possam ser ouvidas com alto-falantes estéreos, os fones de ouvido são muito mais eficazes. Com eles, você vai ouvir e sentir as frequências muito melhor e o cérebro vai criar os tons e as ondas cerebrais de forma mais eficaz.
6. Mantenha o foco na música. Ouça de verdade os tons entrando em cada um dos seus ouvidos. Quanto mais profundo o seu foco, mais profundo o estado de relaxamento.
7. Seja paciente. Ouça com atenção as Frequências Binaurais e permita-se cair em um estado meditativo.
Os Benefícios dessa Prática
Há uma razão pela qual tantas pessoas descobriram e continuaram usando as Frequências Binaurais. Os benefícios para a saúde física e mental ultrapassam as expectativas. Elas descobriram que podiam obter alguns dos benefícios da meditação tradicional em menor tempo e com menos esforço. Como muitas outras formas de meditação, as Frequências Binaurais tem efeitos imediatos e a longo prazo que são extremamente benéficas. A seguir estão alguns dos benefícios à saúde física e psicológica que o uso prolongado e regular das Frequências Binaurais pode fornecer aos praticantes:
Diminuição da Ansiedade
De acordo com a Medicina Complementar e Alternativa, escutar as Frequências Binaurais enfatizam as ondas Delta e podem resultar na diminuição da ansiedade. Indivíduos que escutaram faixas de ondas Delta durante uma hora diariamente por 60 dias relataram uma diminuição em seus sentimentos de ansiedade. Pesquisadores acreditam que isso pode estar relacionado com a diminuição da dopamina associada com o efeito de onda cerebral das ondas Delta.
Antienvelhecimento
A deficiência no hormônio do crescimento humano pode causar doenças relacionadas com o envelhecimento, problemas de saúde e até mesmo a morte. Felizmente, de acordo com o ex-presidente do Conselho Americano da Medicina do Antienvelhecimento (American Board of Anti-Aging Medicine), o Dr. Vincent Giampapa, a produção do hormônio do crescimento humano aumenta se expostos a frequências de ondas cerebrais Alfa, Teta e Delta, assim como experimentado nas Frequências Binaurais. A técnica de meditação auditiva também é uma forma eficaz de aumentar a capacidade mental e o desempenho do cérebro, o que previne a deterioração do cérebro, e como resultado, o envelhecimento.
Aprendizagem
As Frequências Binaurais auxiliam nos estudos de forma eficaz, ajudando os alunos a aprender e memorizar informações. Um estudo conduzido por Georgi Lozaov mostrou que alunos que estudaram no estado Alfa foram capazes de aprender cinco vezes mais informações em menos tempo. O uso de Frequências Binaurais resulta em um aumento do nível de foco, permitindo que os alunos aprendam mais informações mais rapidamente, e fazendo isso com mais ânimo.
Diminuição da Dependência
Em um estudo realizado na Universidade do Colorado, pesquisadores usaram Frequências Binaurais para ajudar alcoólatras a se recuperarem de seu vício. Colocaram os alcoólatras nos estados de ondas cerebrais Alfa e Teta, e descobriu que sua recuperação foi significativamente mais rápida do que a do grupo controle. Um ano depois, o grupo de alcoólatras recuperados não teve uma recaída. Três anos depois, membros do mesmo grupo permaneceram sóbrios, mostraram mudanças em suas personalidades, se tornando mais estáveis, imaginativas e empáticas. Os mesmos indivíduos perceberam até uma diminuição no nível de depressão e ansiedade.
Níveis Saudáveis de Hormônio
Além das propriedades antienvelhecimento que as Frequências Binaurais têm, o Dr. Vincent Giampapa também descobriu que a meditação auditiva afeta positivamente os níveis de hormônio de indivíduos. Alguns dos hormônios afetados pelas Frequências Binaurais são: cortisol, Dehidroepiandrosterona (DHEA) e melatonina. Com a exposição regular a determinadas frequências, Giampapa descobriu que níveis de cortisol diminuíram nos indivíduos. Isto é muito benéfico, dado que altos níveis de cortisol podem afetar negativamente o peso, memória e estresse. As Frequências Binaurais também podem aumentar os níveis de DHEA, um hormônio que quando muito baixo, pode aumentar as chances de o indivíduo desenvolver glomerulonefrite aguda (GNDA). Baixos níveis de melatonina, o hormônio que provoca o sono, também são prejudiciais, mas podem ser elevados a níveis muito mais saudáveis com a prática regular das Frequências Binaurais.
Estes benefícios são extremamente importantes para a saúde em longo prazo. No entanto, qualquer tipo de meditação também trará efeitos benéficos imediatos. A seguir, veja alguns dos efeitos que você notará logo após uma meditação com Frequências Binaurais:
Relaxamento: minutos depois de ouvir as Frequências Binaurais, você se sentirá mais relaxado. Tocar suas Frequências Binaurais é uma ótima maneira de relaxar depois de um longo dia ou para mandar embora a tensão causada pelo trabalho ou conflito com os outros.
Sono: dependendo do tipo de frequência que você experimentar, as Frequências Binaurais são uma ótima maneira de se preparar para dormir. Ao contrário de outras formas de meditação que pode deixar você alerta demais, as Frequências Binaurais pode ser manipulada para atender o estado meditativo que você precisar.
Positividade: ao tornar-se mais relaxado e sentir seu estresse lentamente deixando o seu corpo, a sua mente estará livre de todas as energias negativas e pronta para abrir espaço para sentimentos de felicidade e otimismo. As Frequências Binaurais irão criar sensações agradáveis que irão deixá-lo de bom humor e lhe dar uma perspectiva positiva para o seu dia e sua vida.
Saúde: existe uma forte ligação entre a mente e o corpo. Uma boa saúde mental é essencial para a boa saúde física. Quando sua mente está livre de sentimentos negativos e estresse, o seu corpo torna-se mais forte e mais saudável.
Espiritualidade: as Frequências Binaurais abrem a sua mente. Você se torna espiritualmente consciente de si mesmo e os pensamentos mais íntimos se encontram dentro de sua mente. Você ganha um superior senso de consciência e pode mesmo chegar a uma experiência extracorporal, tal como o sonho lúcido.
A Frequência Binaural é uma maneira fácil de entrar no mundo da meditação. Essa técnica de meditação auditiva é realmente única; nenhum outro tipo de meditação pode mergulhar no interior de sua mente e manipular suas ondas cerebrais para produzir sensações que o leva a meditações profundas. Ouça as batidas. Deixe os sons encherem sua mente e fortalecer a sua percepção espiritual e autoconhecimento.