Projeto 

DefesaInsetos

Estratégias de manejo integrado de pragas para apoiar ações de defesa fitossanitária no Brasil

 

Sobre o projeto DefesaInsetos

O combate aos insetos-pragas de culturas agrícolas é uma das principais causas da utilização de agrotóxicos no Brasil e, portanto, o ingresso de novos insetos-pragas no país requer atenção, pois pode gerar uma demanda ainda maior desses produtos. Da mesma forma, a maioria dos insetos-pragas que estão há pouco tempo no país também carecem de informações organizadas que direcionem estratégias de monitoramento e controle no contexto do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Nesse sentido, o projeto DefesaInsetos visa apoiar ações de defesa fitossanitária através da prospecção de alternativas que busquem aumentar a eficiência de monitoramentos e de controle químico e biológico em território brasileiro de dois insetos-pragas presentes de recente importância econômica no Brasil, três espécies de pragas quarentenárias ausentes (PQAs) e uma espécie de praga quarentenária presente (PQP).


Mantemos este site atualizado com os trabalhos publicados, acompanhe-nos!

Clique sobre a imagem ou o título para saber mais sobre cada um dos temas abaixo:

Mais informações

Projeto financiado pela Embrapa: Código SEG 40.18.03.007.00.00 - "Estratégias para subsidiar ações de monitoramento e controle de insetos-pragas presentes e quarentenárias ausentes no território brasileiro" - sigla DefesaInsetos.

A atividade de pesquisa com Bactrocera carambola foi autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 23/04/2019 por Ofício n. 28/2019/CGPP/DSV/DAS/MAPA (Processo SEI n. 21000.050281/2018-59 SEI n. 7101489), conforme estabelecido na Instrução Normativa No. 28, de 20/07/2017 (MAPA).

Os resultados gerados a partir das atividades desenvolvidas no projeto DefesaInsetos são disponibilizados com o objetivo de apoiar as seguintes Políticas Públicas

Realização:

Dúvidas?

Entre em contato pelo e-mail jeanne.marinho@embrapa.br para saber mais sobre o projeto

Última atualização: 14/03/2024