Guia Diario de Transito

Guia Didático de Educação para o Trânsito


Caro(a) leitor(a),


É um prazer ter sua companhia nas 176 páginas do Guia Didático de Educação para o Trânsito. Juntos iremos viajar neste mundo de conhecimentos, repleto de provocações que nos fazem refletir em busca de alternativas para promover a segurança viária.


Sua participação nesta viagem é fundamental. Educar para o trânsito é muito importante. Temos observado no dia a dia que apenas punição não muda atitudes incorretas no trânsito, pois a violência viária é constante. É necessário investir em educação.


Uma educação que seja capaz de informar, orientar, construir e resgatar valores positivos, que seja capaz, ainda, de motivar e promover a mudança.


Nesta viagem, nossa primeira parada é nos “Fundamentos da Educação”, em que veremos o conceito e as características da aprendizagem e a educação para o trânsito baseada em valores.


Seguindo viagem, faremos uma visita aos “Documentos Oficiais” à procura da educação para o trânsito, tanto de forma direta como indireta.


Faremos também uma importante passagem pela “Educação de trânsito para crianças e adolescentes”. Lá refletiremos sobre os motivos, os conteúdos, os métodos e os responsáveis pela educação de trânsito para essa faixa etária.


Daremos, em seguida, uma entrada no “Trânsito como tema transversal na escola”, a fim de analisar as possibilidades e dificuldades de aplicação desse método educativo.


Encerraremos essa viagem visitando a “Comunicação e expressão oral e escrita”, buscando melhorar a comunicação viária e as campanhas educativas para o trânsito.


Boa viagem, boa leitura e ótima aprendizagem!


Irene Rios


Objetivos


Geral


Transmitir e aprimorar os conhecimentos sobre educação para o trânsito, promovendo a conscientização quanto às necessidades e possibilidades deste tema para a fluidez e segurança viária.


Específicos


  • Apresentar os fundamentos da educação e sua importância nos trabalhos educativos de trânsito.
  • Identificar a abordagem dada à educação para o trânsito nos documentos oficiais.
  • Disseminar conhecimentos que proporcionem um trabalho educativo de trânsito capaz de promover a aprendizagem em todas as faixas etárias.
  • Estudar as características das campanhas educativas para o trânsito com relação ao foco e ao público-alvo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral e escrita direcionadas à educação para o trânsito.


Unidade 1 – Fundamentos da educação

Nesta unidade, iremos refletir sobre a aprendizagem e suas características. Veremos também algumas causas da violência viária e a importância da educação para a aquisição de conhecimentos e valores que proporcionem a mudança de atitudes no trânsito.


Unidade 2 – A educação para o trânsito nos documentos oficiais

Analisaremos, nesta unidade, a presença da educação para o trânsito na Constituição da República Federativa do Brasil, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Estatuto do Idoso, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e suas resoluções.


Unidade 3 – Educação de crianças e adolescentes para o trânsito

Abordaremos a educação para o trânsito realizada com crianças e adolescentes: os motivos para educá-los para o trânsito, os conteúdos, os responsáveis, os métodos e os recursos educativos adequados.


Unidade 4 – O trânsito como tema transversal na escola

Nesta unidade, faremos uma reflexão a respeito do trabalho do professor e do trânsito como tema transversal na escola, bem como sobre o trânsito contextualizado com os conteúdos curriculares. Sendo ainda apresentados alguns exemplos de atividades transversais envolvendo as disciplinas do currículo escolar e o trânsito.


Unidade 5 – Comunicação e expressão oral e escrita

E por fim, trabalharemos com os tipos de linguagem: verbal e não verbal, a apresentação oral e escrita, as funções da linguagem, o uso de slides nas atividades educativas e as campanhas educativas para o trânsito.