Desde o IES Reino Afatsí (Badajoz), os alunos bilingues de 3º ESO querem lutar contra o acosso escolar

Este projeto baseia-se na criação de uma campanha contra o acosso escolar cujo objetivo é concienciar das suas consequências tanto a acossadores como observadores. Sejas vítima ou não, ¡DENUNCIA!

Disconnect

06-11-2018/13-11-2018

A primeira atividade que realizaram os alunos para iniciar este projeto foi o visionado do filme Disconnect, onde puderam ver vários casos de crimes nas redes sociais, entre eles o cyberbullying.

22-11-2018

A partir de este filme, preencheram uma ficha com uma série de perguntas enfocadas à reflexão sobre o assunto.

18-01-2019/01-02-2019

A seguir, procuraram notícias sobre o cyberbullying para adquirirem consciência do problema real que isto supõe na sociedade atual. Deixamos aqui as mais destacadas.

os pais podem pedir o fechamento de escola onde o bullying ocorre novamente

Um estudo realizado com 50.000 estudantes colombianos mostrou que os mais afetados pelo bullying são o quinto e o nono graus, com percentagens de 29% e 15%, respetivamente. Em 2014 registaram-se 571 casos, frente aos 149 de 2012.

detido por difundir fotos íntimas

Um homem foi detido porque divulgou fotos íntimas de uma amiga sem ela dar o seu consentimento

um menino de 10 anos suicida-se tras ser acossado na escola por levar um saco de colostomia

Bridges nasceu com uma doença intestinal pela qual sofreu 26 cirurgias que deram como resultado o uso de um saco de colostomia. Os colegas assinalavam-na e acossaram-lhe durante meses.

"A liga do lol", o grupo de jornalistas varões e brancos que ciberacossava a colegas femininas

A particularidade deste caso de cyberbullying é que os acossadores eram jornalistas e as suas vítimas também. O grupo começou em 2009 com o simples propósito de "divertir-se" através da rede social Facebook. O conteúdo consistia em montagens fotográficas e vídeos a fazer troça das mulheres.

quando o acossador esconde-se num grupo de whatsapp

"Este é um grupo para pessoas depressivas, com depressão, com ansiedade, doenças mentais ou simplesmente vontade de morrer. Pessoas que estão mortas em vida e que não é compreendida pela sociedade convencional. Ou simplesmente vê a vida de forma hostil ou pessimista. Se es assim, este é o teu lugar"

Esta é a descrição de um grupo criado na Espanha com mais de 500 usuários.

Em estes grupos, pessoas que viveram experiências semelhantes dão "conselhos", fazendo apologia do suicidio ou de transtornos alimentares, que

CAMPANHA VISUAL CONTRA O CYBERBULLYING

Todas as atividades realizadas até aquí tinham como objetivo a criação de um video que pudesse ser utilizado como campanha contra este tipo de acosso.

Neste video apresentam-se duas situações de abuso virtual representadas pelos alunos: uma de insultos através de Instagram e outra de sexting no Whatsapp.

Começamos a gravação do mesmo no dia 21-02-2020 com uma sessão de maquilhagem da aluna "vítima de acosso" e as fotografias das consequências, e dedicamos a aula de cada quinta-feira à produção dos recursos necessários: elaboração das conversas de Whatsapp e Instagram, fotografias de apoio ao aluno "vítima de sexting", escolha da música, edição de vídeo... até finalizarmos no dia 26-04-2019.

https://drive.google.com/file/d/1xCn6jO4ARn650uB1sGPs_LmYrKH8pD-L/view?usp=sharing

09-05-2019

Uma sessão foi destinada à preparação da exposição do tema e do video para os alunos de 1º ESO B, e duas alunas de 3º foram escolhidas como representantes da turma.

17-05-2019

Finalmente, a atividade foi apresentada, com uma receção muito boa por parte do 1º ESO, atingindo o objetivo de fazer refletir os mais pequenos, após a qual a turma de 3º realizou uma auto-avaliação para sopesar os resultados e propôr melhoras ao projeto.

Explicação de em que consiste o cyberbullying

Visionado do video

Visionado do video

Conclusões dos alunos de 1ºB