LIÇÃO 7

O BATISMO

O que é Batismo?

DEFINIÇÃO 

O Batismo é uma expressão confessional de fé e arrependimento, onde o que crer confirma diante do ser humano a sua fé em Cristo, quando mergulhado nas águas, sepulta o seu velho homem para o pecado, e ressuscita em um novo nascimento em Cristo Jesus.

No dia que você for batizado, é preciso que se cumpra três atos: Estes atos foram ensinados por Cristo quando deu início ao seu Ministério, e devemos seguir este padrão, por ter sido ensino de Cristo para toda a humanidade.

O pastor responsável apresenta uma oração a Deus, logo em seguida ele imerge você, em um mergulho na água; neste instante você é submergido nas águas, logo, você é coberto totalmente pela água; em seguida você deve ser emergido para o auto, tirado da água.

Mateus 3:5-6

5 A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região ao redor do Jordão.

6 Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.



Mateus 3:16

16 Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.

Atos dos Apóstolos 8:38

38 Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.


A maneira como é batizado é muito importante e devemos seguir um padrão. Jesus praticou um ato que nos dirige a seguir este modelo. A ordem de Jesus aos seus discípulos em todo o tempo foi para ir e ensinar à todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Jesus nos deixou um grande exemplo de como é a forma certa de alguém ser batizado: Ser mergulhado na água. O Batismo Bíblico exige muita água, Jesus entrou na água e saiu da água. Ele foi imerso completamente. Embora não necessitasse ser batizado, assim o fez para nos deixar escrito como fazer. E com o eunuco não foi diferente. Ao que Filipe orientou-lhe: Tu podes, se crês de todo o teu coração. Em seguida, declarou-lhe o eunuco: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus! Assim, deu ordem para que parassem a carruagem. Então, Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. 


Mateus 3:13-16

13 Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João.

14 João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?"

15 Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou.

16 Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.

João Batista prepara o caminho de Jesus           >

Acesse o link acima antes da próxima leitura 

BENÇÃOS QUE VOCÊ RECEBE COM O BATISMO

Atos 2:38 Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

41 Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

João 1:12 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;

A mensagem de João para o povo era que as pessoas precisavam se arrepender e se preparar para a chegada do Messias. As pessoas que creram na sua mensagem se identificavam com ela e através do batismo seguiram sua fé.  

Você se identifica publicamente com Jesus Cristo?

Saiba! Quando você toma a decisão de passar pelo Batismo. O Reino Espiritual na sua vida terá um retrato, onde exteriormente, manifestará o que aconteceu um dia no interior de seu coração.

VEJA QUEM PODE SER BATIZADO

Para ser batizado tem que cumprir algumas condições BÍBLICA: 

CREIA EM JESUS COMO FILHO DE DEUS;ABANDONE O SEU PECADO ;PEÇA O BATISMO PARA O SEPULTAMENTO DO VELHO HOMEM.

FAZENDO ASSIM VOCÊ RESPONDE NA SUA VIDA O CHAMADO E A VONTADE DE DEUS

HEBREUS 3:15

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.


Memorize este versículo para escrever no seu coração romanos 6:4

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.


Faça deste versículo à sua oração:


Senhor 

Leva-me a ser sepultado em Ti pelo Batismo. Creio nos teus ensinos. Acredito que existe vida, como também existe morte. Acredito que pelo teu Batismo me torno limpo, e o Batismo é um simbolo de sepultamento humano; e uma ressurreição espiritual, que me levará a uma novidade de vida. 

Dá-me o desejo de ser também batizado, seguindo o Teu exemplo. 

Acesse o Formulário abaixo e faça uma revisão

Agora você está pronto. Acesse avaliação para treinar o seu conhecimento deste Módulo..

Se não houver dúvidas prossiga para o SUMÁRIO >>