LIÇÃO 6 

O ARREPENDIMENTO

A SEGURANÇA DO PERDÃO

O Que é Arrependimento segundo a Bíblia?

A palavra arrependimento é de origem grega e significa conversão tanto espiritual como intelectual, é uma mudança de direção, mudança de mente, mudança de atitudes, temperamentos e até mesmo de caráter.

O arrependimento produz a salvação pela fé em Jesus. Quando sentimos arrependido do nosso ato, levá-nos a sermos perdoados por Deus. Também é de grande importância por ser uma chave para uma mudança de vida. Quando nos arrependemos, reconhecemos nossos pecados e os rejeitamos, escolhemos viver de maneira diferente. Com a ajuda de Deus, o arrependimento nos leva a uma nova vida

Através da mudança de atitude mudamos as nossas ideias e decidimos viver de forma diferente. A salvação vem quando a pessoa se arrepende de seus pecados e se vira para Deus. 

Naquele tempo os judeus aguardavam a salvação de Deus, prometida nas Escrituras e anunciada pelos profetas a vinda do Messias, aqueles que creram foram salvos. Isaías profetizou que o Messias, o Emanuel, nasceria de uma virgem. Ele ainda disse que seu nome seria Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Isaías 7:14; 9:6



7:14  Por isso o Senhor mesmo dará a vós um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.

9:6   Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz. 


O convite ao arrependimento na Bíblia

A Bíblia nos ensina de forma clara sobre a importância do arrependimento para a salvação em Cristo Jesus. Os profetas do Antigo Testamento aconselhava o povo de Israel a voltar-se para Deus.

Isaías 30:15

Diz o Soberano, o Senhor, o Santo de Israel: No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram. 

Oséias 11:5

Acaso não voltarão ao Egito e a Assíria não os dominará porque eles se recusam a arrepender-se? 

O chamado ao arrependimento é parte fundamental da mensagem bíblica; No NOVO TESTAMENTO, a pregação de João Batista era sobre a necessidade do arrependimento.

Mateus 3:1-2

... apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos céus.


A mensagem de arrependimento é parte fundamental na pregação de Jesus e dos discípulos.  Jesus nos  declara que em seu nome o arrependimento para perdão de pecados, deve ser pregado a todas as nações.

Lucas 24:47 

e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

A Bíblia deixa clara que o arrependimento é uma condição necessária para o homem conquistar a salvação, e ainda diz, que sem arrependimento não há salvação. 

Saiba que quando você se arrepende você se torna forte, e a fé em ti é gerada.

Hebreus 11:1

... a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a convicção das coisas que se não vêem. 

a segurança do perdão

Como posso me arrepender dos meus pecados?

Romanos 8:1-2

1 Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 

2 porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me livrou-me da lei do pecado e da morte.

Memorize este versículo para escrever no seu coração atos 3:19

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados;



PARABÉNS!

Fim da Lição!

VOCÊ TERMINOU A LIÇÃO 6


Acesse o Formulário abaixo e faça uma revisão

Se não houver dúvidas prossiga para o SUMÁRIO >>