LIÇÃO 4 

A HISTÓRIA DE MOISÉS  

a passagem pelo meio do mar

A libertação do povo de Deus

Moisés foi grande líder e libertador do povo hebreu. Sua história se inicia logo após seu nascimento, com o envolvimento de sua irmã Miriam e de sua mãe.

Naquele tempo Faraó havia ordenado que matassem todos os recém nascidos judeus, sua mãe havia escondido enquanto pode, e com a ajuda de sua irmã Miriam colocou-o numa cesta entre juncos na margem do Nilo. A filha de Faraó o encontrou e o adotou; crescendo na corte de Faraó e educado como um príncipe.

Após 40 anos e conhecendo que era judeu, presenciou um egípcio maltratando um hebreu e acabou matando o agressor e fugiu; 40 anos depois da sua fuga, encontrou-se com Deus quando estava apascentando  as ovelhas do seu sogro Jetro (conhecido na história bíblica como sarça ardente). 

Vendo Moisés uma sarça que pegava fogo e não se consumia foi ver o que era; e chegando lá o Senhor o repreendeu e ordenou-lhe para que tirasse as sandálias dos pés pois era santo o lugar que pisava e disse mais: Eu Sou o Deus te teu pai, O Deus de Abrãao, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.  

O Senhor Deus deu-lhe a missão de libertar o seu povo. Moisés desejou escapar da missão dizendo: Quem sou eu? mas, Deus lhe concedeu o poder para fazer milagres, e incumbiu o seu irmão Arão, de ser o seu porta-voz pois tinha a língua presa (era gago). Faraó mantendo a posição com Moisés de não libertar o povo. Moisés na direção de Deus fez cair sobre o Egito dez pragas. Na décima praga um anjo matou todos os primogênitos dos egípcios, poupando apenas os filhos dos israelitas. Instruídos por Deus para passar o sangue de um cordeiro nos umbrais das portas de suas casas.  

Com isso o filho de Faraó foi atingido com morte e permitiu Faraó a saída do povo hebreu. Retrocedendo de sua decisão perseguiu o povo até onde estavam, próximo ao Mar Vermelho. Neste momento Moisés sem direção vendo os guardas egípcios se aproximado, recorreu ao Senhor Deus. O Senhor Deus lhe falou: Porque clamas a mim: Diga aos filhos de Israel que marchem. Levantando Moisés o cajado, o Senhor Deus liberou um vento forte que fez o Mar se dividir ao meio em colunas a direita e a esquerda.  E atravessando em terra seca, com pingos como nuvem, o povo atravessou e os guardas avançando mar a dentro, o Senhor Deus falou novamente a Moisés que estendesse a mão sobre o mar, e o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios e sobre os seus carros. Moisés cumprindo as orientações do Senhor Deus não ficaram nenhum deles vivos, sim, ficaram mortos na praia.

aS LEIS DE DEUS

os dez mandamentos

                A importância da Lei

A lei de Deus contém 10 mandamentos e estão presentes na Bíblia no Livro do Êxodo 20.

O primeiro mandamento trata-se da soberania de um Deus que libertou Israel da escravidão do Egito.

Ninguém se salva por guardar a lei, mas, pela graça somos salvos. A graça redentora conquistada por meio de Cristo na cruz, nos faz novamente a semelhança de Deus, tornando-nos filhos de Deus. A lei tem uma parte importante e é necessária para conquistarmos o Reino de Deus; ela nos indica aonde estão os nossos pecados. É um espelho que nos revela a condição que nos encontramos. 

Uma vez arrependido do pecado e confessado ao Filho de Deus, nos aproximamos de Deus.

Os 10 mandamentos nos leva a uma reflexão: 

Como estou em semelhança com o Filho de Deus? O que tenho feito é agradável, e está de acordo com o que ele ensinou?  

Continue a ler conheça os 10 mandamentos acesse o link    >

Pois vós sois salvos pela graça, por meio da fé, e    isto não vem de vós, é dom de Deus;

                                           Efésios 2:8



QUEM ESCReveu A LEI?

Conheça > Acesse o link     > 

Acesse o link acima antes da próxima leitura 

A lei é eterna

Cristo em tudo nos deixou o exemplo. Deixou-nos vários ensinos e um exemplo em relação aos mandamentos: 

Ele obedeceu e confirmou a validade da sua lei. 

... o Justo viverá pela fé. Romanos 1 :17 

Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4

Mas, àquele que não pratica as obras, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Base bíblica Romanos 4:5

A lei de Deus é imutável, e imutável é o caráter de Deus.

O QUE DEVO FAZER PARA SEGUIR SEM PECAR?

Pois eu sei que em mim, isto é, na minha carne, nada de bom habita; Pois a vontade está presente comigo, mas como realizar o que é bom eu não encontro. Porque o bem que eu quero, eu não faço; mas o mal que eu não quero, eu faço. Romanos 7: 18-19

Às vezes este pecado que me aparece na minha carne, e é muito forte para resistir. 

Como eu posso superá-lo?

Ao que vencer, dar-lhe-ei que se assente comigo no meu trono, como eu também venci e me assentei com o meu Pai no seu trono. Apocalipse 3:21 

Nós, cristãos acreditamos que através do sacrifício de Jesus obtemos perdão e somos reconciliados com Deus.

Para SEGUIR SEM PECAR é  preciso olhar para o Filho de Deus, Cristo Jesus. Praticando os seus ensinos, você passará a viver o que Ele fez por você,  perdoou os seus pecados. Ame a Deus; guarde sua lei e respeite cada mandamento.

Memorize este versículo para escrever no seu coração Salmos 46:1

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação.


PARABÉNS!

Fim da Lição!

VOCÊ TERMINOU A LIÇÃO 4


Acesse o Formulário abaixo e faça uma revisão

Se não houver dúvidas prossiga para o SUMÁRIO >>