LIÇÃO 3 

a origem do mal

caim e abel

O primeiro homicídio

os filhos de adão e eva

Depois que Adão e Eva pecaram, eles foram lançados fora do jardim do Éden. Deus colocou então dois querubins ao oriente do jardim do Éden, para guardar o caminho da árvore da vida. Adão conheceu sua mulher e ela teve um filho. Eva entendeu que aquele filho era um favor de Deus para ela, então ela pôs o nome no menino de Caim, que significa adquirir.

Adão e Eva tiveram, em seguida, um segundo filho a quem eles deram o nome de Abel. Abel foi pastor de ovelhas e Caim lavrador da terra.

Um dia, Caim trouxe do fruto da terra, uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe uma oferta ao Senhor. Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura, o que significa que a oferta de Abel era um sacrifício. Caim pelo contrário, em sua oferta, sentia-se merecedor da presença de Deus, não reconhecendo em si mesmo a sua condição de pecador, por isso sua oferta não era um sacrifício.

Abel, por meio de sua oferta, reconhecia a sua condição de pecador, e sendo assim, ele reconhecia que somente pela graça de Deus, ele poderia estar na sua presença. Deus agradou-se da oferta de Abel, mas da oferta de Caim, Deus não se agradou. Caim irou- se fortemente. Deus aconselhou Caim a fazer o bem e assim, Deus atentaria também para a sua oferta.

Caim, no entanto não deu atenção à Palavra de Deus e sugeriu a Abel que fossem ao campo. Estando eles no campo Caim matou seu irmão.

Deus voltou então a falar com Caim. Ele perguntou onde está Abel. Deus esperava que Caim confessasse o seu pecado, pois aquele que confessa seu pecado e o deixa, alcança de Deus a misericórdia. Caim, porém, não confessou a Deus o seu pecado e disse não saber de seu irmão. Caim, ao invés de voltar-se para Deus arrependido, preferiu sair da presença de Deus. Ele passou então a habitar em uma terra chamada Node e ali ele constituiu uma família para si.

Adão e Eva, mais tarde, tiveram outro filho. Eles deram a esse filho o nome de Sete. Enquanto Caim deu origem a uma família que não buscava a Deus, Sete, mais tarde deu origem a uma família que buscava o conselho de Deus para as suas vidas.


Gênesis 4:3-4


Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

Abel, por sua vez, trouxe dos primícias das suas ovelhas e da gordura. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta;




o pecado na terra

O Pecado são todas as ações que desagradam a Deus e confrontam a Sua Palavra.


Veja alguns pecados:

Rebelar-se, passar dos limites; fazer algo que causa dano; fazer algo que causa tristeza; fazer algo que causa dor; criar cilada para uma pessoa cair; se deixar seduzir por coisas erradas, entristecer o Espírito Santo, blasfêmia contra o Espírito Santo, não extingais o Espírito Santo; prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices e as orgias...

e coisas semelhantes a estas, os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

A Bíblia apresenta um caminho para o pecado, à morte. 

O ser humano é capaz de discernir entre o que é certo e o que é errado, o que é santo e o que é profano. Nunca se esqueça que toda a escolha tem uma consequência: Podem ser boa ou podem ser má. Um dia daremos conta a Deus de todas elas.

Romanos 6:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.


O INÍCIO DO PECADO

Onde e quando iniciou o pecado? 

Resumo do que acontece na vida humana: A história do grande conflito entre o bem  o mal se iniciou no céu, pelo motivo, o anjo chamado Lúcifer não guardou os mandamentos de Deus (a Palavra), antes, quis o lugar de Deus. O ser humano é afligido na terra devido o anjo caído dado o nome por Deus de satanás querer atingir o seu Criador e o acusar. 

Apocalipse 12:7-9

7 Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.

8 Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus.

9 O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.


Ezequiel 28:14-17

14 Você foi ungido como um querubim guar­dião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.

15 Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.

16 Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei, humilhado, para longe do monte de Deus, e o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.

17 Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.


Lúcifer foi um querubim guardião criado por Deus, um anjo poderoso e belo, conhecido pela sua luz. Mas o orgulho de Lúcifer fez com que quisesse ser maior que Deus. Quis atacar a autoridade de Deus e foi muito grave o que fez, e por isso, foi castigado.

Conhecido agora como diabo, Lúcifer é o pai da rebelião e pai da mentira. Conseguiu juntar do seu lado um terço dos anjos que estavam no céu. Mas tanto ele como o seu exército já estão derrotados, graças à morte e ressurreição do Filho de Deus - Jesus.

Vista de toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, 

pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 

Efésios 6:11-12


... o próprio satanás se disfarça de anjo de luz. 

2 Coríntios 11:14

Memorize este versículo para escrever no seu coração Salmos 119:1o 

Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.

PARABÉNS!

Fim da Lição!

VOCÊ TERMINOU A LIÇÃO 3


Acesse o Formulário abaixo e faça uma revisão

Se não houver dúvidas prossiga para o SUMÁRIO >>