LIÇÃO 20

O JUÍZO - O Grande Tribunal de Deus

O Julgamento final

O Julgamento Final é o dia em que Deus irá julgar todas as pessoas por aquilo que fizeram. Nesse dia, o seu Filho Jesus Cristo irá punir o diabo, seus anjos e todos os seus seguidores pelos seus pecados. Todas as suas criaturas serão chamadas perante o Grande Tribunal de Deus para prestar contas do que fizeram na sua vida e Cristo será o Justo Juiz.

E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; João 5:22 

Todas as pessoas são pecadoras e conforme a Bíblia por não obedecer às Ordens do Pai que é Santo, a sua criatura merece castigo. O castigo do Pai é a morte, a desobediência à Sua Ordem gera morte; Ele é Santo e diante dEle não habita pecado. 

Mas Deus é bom e nos proporcionou salvação em Seu Filho, Jesus Cristo que veio para nos perdoar, demonstrando assim que Deus é Amor e não tem prazer na morte, bastando a sua criatura entender que Ele também tem normas e procedimentos. 

No dia do Julgamento Final, todos os que creram em Jesus como seu Salvador e Senhor, e o confessou diante do homem, não entrarão em juízo, já passaram da morte para a vida. 

Quem crer que Jesus já levou o seu castigo sobre Si, será livre deste julgamento. Ele os torna justificados diante de Deus.

Salmos 96:13 Cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade! 

2 Coríntios 5:10 Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Eclesiastes 12:14 Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. 

Daniel 7:9-10 Enquanto eu olhava, tronos foram colocados, e um ancião se assentou. Sua veste era branca como a neve; o cabelo era branco como a lã; o seu trono eram fogo ardente, e as rodas do trono estavam em chamas. 10 Diante dele, saía um rio de fogo. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante dele. O tribunal iniciou o julgamento, e os livros foram abertos.

Daniel 12:2-3 Multidões que dormem no pó da terra ressuscitarão: uns para a vida eterna, outros para a vergo­nha, para o desprezo eterno. 3 Aqueles que forem sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça, serão como as estrelas, para todo o sempre.

Mateus 12:36-37 Digo-vos que, no Dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado; porque, por suas palavras, sereis absolvidos, e por suas palavras serão condenados.

Apocalipse 20:11-15 Vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado, a terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono. Então, os livros foram abertos. Ainda outro livro foi aberto, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo suas obras, o que estava escrito nos livros. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; a morte e o além, entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. 14 Então a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. A segunda morte é o lago de fogo. 15 Aqueles cujos nomes não foram inscritos no Livro da Vida foram lançados para dentro do lago de fogo.

O Julgamento é de acordo com nossos caminhos

Eclesiastes 12:14  Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.

o juízo 

A evidência de sua força

Deus julgará toda a sua criação humana em todo o planeta, cada pessoa será julgada de maneira justa. Elas terão que dar conta de tudo aquilo que fizeram em sua vida. 

Quem for condenado irá para o lago de fogo, a prisão eterna. Mas quem for salvo irá para o céu, onde não haverá mais sofrimento nem dor. 

AS TESTEMUNHAS DESTE JULGAMENTO

Os anjos são seres espirituais que servem a Deus. Nas batalhas espirituais eles são enviados para transmitir mensagens; ajudar; e fortalecer os salvos. 

Em algumas situações de grande livramento, os anjos trabalham em nosso favor; eles estão constantemente na presença de Deus. 

Mateus 18:10 Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus. 

Lucas 1:19 Ao que o anjo lhe replicou: Sou Gabriel, aquele que está permanentemente na presença de Deus e fui encarregado de vir para falar e transmitir-te estas boas notícias. 

Mateus 25:34 Então, dirá o Rei a todos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo. 

cristo é nosso advogado

Somos herdeiros de uma natureza que procura levar-nos à prática do pecado. E por mais que procuremos evitar cometemos falhas e pecamos.

Quando pecamos há alguém que intercede a Deus por nós. Alguém que tem autoridade diante de Deus. Temos um Advogado. Não há outro meio de termos nossos pecados perdoados, outras formas de obter perdão, a Bíblia é clara, não há outro que pode perdoar pecados. Somente através de Jesus Cristo, podemos ter os nossos pecados perdoado.

1 João 2:1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 Samuel 24:15 Seja o Senhor meu juiz, e julgue entre mim e ti, e veja, e advoga a minha causa, e me defenda da tua mão.

A única forma de ser salvo 

É através de Jesus que morreu para pagar o preço de todo pecado. 

Quem crê em Jesus e o aceita como seu Salvador tem a vida e será salvo.

 Jesus levou sobre si toda a condenação da humanidade.

A Lei de Deus 

é a base do Seu louvor para Si mesmo, uma expressão do seu caráter que é o padrão da Sua Justiça que todos devem buscar para viver.


Tiago 2:12 Assim falai, e assim procedei, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.

Como será o Julgamento 

só existem dois caminhos para escolher:

Jesus Cristo ou satanás 

No juízo só existirão duas sentenças a vida eterna ou a morte eterna (a segunda morte)


Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;  2 Coríntios 1:9 

Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele. Daniel 4:17 


O JUÍZO

A segurança para o juízo é estar em comunhão com Cristo como se Ele voltasse à tarde. O Dia do Juízo está próximo: 

Habitantes da terra o Filho de Deus está por vir à hora em que não penseis. 

REFLEXÃO: Como está à sua obra? Você já é um inscrito no Livro da Vida? 

Se você já se inscreveu no Livro da Vida. Parabéns!

Filho meu se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos...  4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, 5 então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Provérbios 2:1,4-5

João 5:24 

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida.

















Memorize este versículo para escrever no seu coração João 5:24 

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida.

PARABÉNS!

Fim da Lição!

VOCÊ TERMINOU A LIÇÃO 20

       Após ter estudado esta lição.

Acesse o Formulário abaixo e faça uma revisão




Se não houver dúvidas prossiga para o SUMÁRIO >>


OBRIGADO SENHOR, pela Tua Criação. Ensina-me a ser OBEDIENTE.

CURSO BÍBLICO