LIÇÃO 16

a oração e a intercessão

o que é oração

É uma comunicação entre o crente e o seu Deus. A conversa se baseia na Sua palavra onde tem-se muitos argumentos. É solicitada por Deus para que o invoquemos o Seu nome

Pode ser também usada os termos: 

Clamar ao Senhor (Clame a mim...), 

Levantar à voz; Buscar (buscar-me-ei e me achareis...), 

Aproximar-se (chegar mais perto de DEUS).

A oração é uma das principais formas de desenvolver uma intimidade com Deus. A oração de um justo é poderosa e eficaz, e ela é uma das principais armas de todo aquele que crê.

MOTIVOS PARA  ORAr

A Bíblia nos orienta que o crente deve orar. 

O mandamento de Deus para orar vem através da Sua palavra. Através da oração, mantemos comunhão com Ele.

1 Crônicas 16:11 Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.

Isaías 55:6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Amós 5:4-6 Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei. 5 Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levada ao cativeiro, e Betel será desfeita em nada. 6 Buscai ao Senhor, e vivei, para que ele não irrompa na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague.

Efésio 6:17-18 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Colossenses 4:2 Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;

1 Tessalonicenses 5:17 Orai sem cessar.

Mateus 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Lucas 18:1 E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,

oração 

é a conexão que liga os nossos corações a pedirmos as bênçãos de Deus. Através do seu poder Ele cumpri suas promessas, afim de podermos receber. 

Passagens bíblicas para este mandamento: Oração

Jesus prometeu aos seus seguidores que receberiam o ESPÍRITO SANTO 

Jesus não nos deixou sozinhos! Antes dEle subir em ascensão ao céu, prometeu que o Pai enviaria o Espírito Santo e iria capacitar e consolar. Todo aquele que é salvo em Cristo deve se esforçar em buscar os dons do Espírito Santo. O Espírito Santo nos edifica, Ele guia e instrui.

Se você já aceitou a Jesus como o seu Salvador, o Espírito Santo já habita em você! 

Todo aquele que tem em si o Espírito Santo gera bons frutos. Busque, ore e medite na Palavra. Assim você fica cheio do Espírito Santo!

Lucas 11:5-13 Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, 6 Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe; 7 Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar; 8 Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister. 9 E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.11 E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?12 Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Atos 1:14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Atos 1:8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Atos 2:1-4 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Os Apóstolos se reuniram após serem libertos da prisão pelas autoridades judaicas, oraram fervorosamente

Atos  4:31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

O apóstolo Paulo frequentemente pedia oração em seu favor

Romanos 15:30-32 E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; 31 Para que seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que esta minha administração, que em Jerusalém faço, seja bem aceita pelos santos; 32 A fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria, e possa recrear-me convosco.

2 Coríntios 1:11 Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.

Efésios 6:18-:20 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, 19 E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, 20 Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

Filipenses 1:19 Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,

Colossenses 4.3-4 Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; 4 Para que o manifeste, como me convém falar.

Tiago declara que o crente pode receber a cura física em resposta à Oração da Fé 

Tiago 5:14-15  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

No Plano de Salvação da humanidade, Deus estabeleceu que os crentes sejam cooperadores no processo da redenção.

As obras são realizadas através da oração intercessória dos crentes. DEUS envia obreiros para evangelizar através da plenitude do Seu propósito. Ele cumpri Seus propósitos através das orações contritas do seu povo em favor do Seu Reino.

Aquele que crê pode ser feliz porque Deus sempre ouve a oração daqueles que se aproximam dEle com humildade.

Mateus 9.38

Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara. 


SALMOS 4:3

Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.

SALMOS 37:7

Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros

nem com aqueles que maquinam o mal. 


PRINCÍPIOS BÍBLICOS DA ORAÇÃO EFICAZ

Um coração sincero adora a Deus em espírito e em verdade. A sinceridade é uma qualidade que reflete o bom caráter, franqueza e personalidade. Um cristão sincero é convicto no que crê e não se compraz na mentira.

O amor é um sentimento sincero, pois amar trata-se de renunciar a si mesmo pelo próximo. Não há prova de amor mais sincera do que o amor Deus, que entregou Seu Filho para que recebêssemos a salvação.

Salmos 150 Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. 2 Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. 3 Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. 4 Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. 5 Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. 6 Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.

Atos 2:47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Romanos 15:11 E outra vez:Louvai ao Senhor, todos os gentios,E celebrai-o todos os povos.

2.  intimamente com ação de graças  

Ter intimidade com Deus é conhecê-lo profundamente, passar tempo com Ele, sabendo do que Ele gosta, o que Ele quer. Para termos esta intimidade com Ele, é preciso passar tempo orando, lendo a Sua Palavra e esperar para ouvir a Sua voz.

Quando temos intimidade com Deus, somos mais fortes, ficamos mais preparados para enfrentar as batalhas da vida.

Embora algumas vezes reclamemos de algumas situações. Devemos então ser gratos por tudo aquilo que temos e somos. Deus se agrada do coração que está cheio de gratidão.

Salmos 100:4 Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.

Mateus 11:25-26 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.

Filipenses 4:6  Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

3. confissão sincera de pecados  

Quando confessamos os nossos pecados, nos trás libertação. 

Deus reconhece que agimos de maneira errada, Ele reconhece que o desagradamos e que merecemos o castigo. Fazendo assim, Deus perdoa, porque se mostramos para Ele o desejo de uma mudança de vida.

Tiago 5:15-16 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo pode muito em seus efeitos.

Salmos  51 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. 7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. 9 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 11 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. 12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. 14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. 15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. 16 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. 17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 18 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. 19 Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

Lucas 18:13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

4. pedir de acordo com as nossas necessidades

Deus se importa com as nossas necessidades. 

Ele sabe de tudo que precisamos, mas quer nos ouvir. Através da nossa oração ao Senhor podemos pedir o que realmente estamos necessitando. 

Filipenses 4:19 O meu Deus suprirá cada uma de vossas necessidades, de acordo com a sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus.

Salmos 27:7-12 Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me. 8 Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.9 Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação. 10 Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá. 11 Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.12 Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.

Tiago 4:3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Mateus 7:7-11 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

Filipenses 4:6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

5.  orar pelos outros 

Fazer um pedido em favor de outra pessoa se chama Intercessão.

Nas orações é bom lembrar de outras pessoas. Quem ama seu irmão ora por seu bem-estar. Podemos interceder por nossos amigos e parentes, para que venham conhecer Jesus como Salvador e para que haja cura e libertação.

Números 14.13-19 E disse Moisés ao Senhor: Assim os egípcios o ouvirão; porquanto com a tua força fizeste subir este povo do meio deles. 14 E dirão aos moradores desta terra, os quais ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo, que face a face, ó Senhor, lhes apareces, que tua nuvem está sobre ele e que vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite. 15 E se matares este povo como a um só homem, então as nações, que antes ouviram a tua fama, falarão, dizendo: 16 Porquanto o Senhor não podia pôr este povo na terra que lhe tinha jurado; por isso os matou no deserto. 17 Agora, pois, rogo-te que a força do meu Senhor se engrandeça; como tens falado, dizendo: 18 O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração. 19 Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui.

Salmos 122.6-9 Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. 7 Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. 8 Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. 9 Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem.

Lucas 22:31-32 Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; 32 Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

Lucas 23.34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

Definição de Intercessão

Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua própria. É estar entre DEUS e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em oração até a vitória na vida daquele por quem intercede.

Através da sua intercessão gera à luz no Reino do Espírito às promessas e propósitos de DEUS. É uma oração que a vontade de DEUS irá fazer na vida de outros.

BENÇÃO PROFÉTICA

Que o Senhor levante Hoje um verdadeiro exército de intercessores.  Que o Senhor esteja para trazer à Terra o maior derramamento do ESPÍRITO já testemunhado em todos os anos. Que o Senhor traga ao Corpo de CRISTO um peso de intercessão. Senhor pelo Teu Espírito manifeste na vida dos homens os Seus poderosos feitos. Em nome de Jesus. 

Amém.


Memorize este versículo para escrever no seu coração salmos 4:3B

... o Senhor me ouve quando eu invoco por Ele.


PARABÉNS!

Fim da Lição!

VOCÊ TERMINOU A LIÇÃO 16

Após ler este estudo.

Acesse o Formulário abaixo e faça uma revisão

Se não houver dúvidas prossiga para o SUMÁRIO >>

OBRIGADO SENHOR, pela Tua Criação. Ensina-me a ser OBEDIENTE.

CURSO BÍBLICO