LIÇÃO 15

A natureza dos anjos

Quem são os anjos? 

O amor de Deus

As Escrituras Sagradas nos diz que são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação Hebreus 1:14

Os anjos são descritos espíritos, porque são diferentes dos homens, não são limitados às condições naturais e físicas. 

Os anjos não são palpáveis, eles aparecem e desaparecem rapidamente, se movimentam e não usa meios naturais. Por serem espíritos, têm o poder de assumir a forma de corpo humano a fim de tornar visível sua presença aos sentidos do homem. 

Salmos 104:4 Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador.

Quantos anjos existem? 

As Escrituras Sagradas nos diz em Apocalipse 5:11 que o número deles são milhares e milhares. Os anjos são guardiões especiais eles proveem proteção, pois, Deus garante aos Seus filhos, que nenhum mal sucederá e nenhuma praga chegará em sua casa, porque deu ordens aos seus anjos a teu respeito, para te guardar e te livrar em todos os teus caminhos.


Gênesis 19:1-3 Ao anoitecer vieram os dois anjos a Sodoma, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e prostrou-se com o rosto em terra; 2 E disse-lhes: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e seguireis o vosso caminho. E eles disseram: Não, passaremos a noite na praça. 3 Instou-lhe muito, e foram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, assou pães asmos, e eles comeram.

A Bíblia ensina que o casamento não é plano de Deus para os anjos,  pois aos seus filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, não hão de casar, e nem ser dados em casamento; Porque já não mais podem morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.

Os anjos em sua espécie são descritos no sexo masculino como varões, porém na realidade não tem sexo, eles não se reproduzem.

 Hebreus 1:14 Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação? 

Hebreus 1:7  Quanto aos anjos, ele diz: Ele faz dos seus anjos ventos, e dos seus servos, clarões reluzentes. 

Salmos 103:20 Bendigam ao Senhor, vós, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra.

Mateus 16:27 Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

MATEUS 22:30

Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.

Os anjos obedecem apenas a Deus

Os anjos nos ajudam mas não devemos adorá-los e nem orar para eles. Tudo que os anjos fazem é pelo poder de Deus. 

Alguns anjos se rebelaram contra Deus. O diabo foi um desses anjos. Mas o diabo e seus anjos não receberam todo o poder de Deus. Segundo as Escrituras Sagradas houve o princípio e também haverá o fim. No fim dos tempos, eles serão castigos com o fogo eterno a segunda morte. 

Mas os anjos de Deus que o servem em verdade, eles o louvarão para sempre, junto com todos os salvos.

Características atribuídas aos anjos

Aos anjos são atribuídas duas características:

1 - Pessoais 

são inteligentes e dotados de vontade e atividade. são seres inteligentes que inferi imediatamente o fato de ser espírito. Não são oniscientes, porém, são superiores ao homens em conhecimento; tem a sua natureza moral e está sob esta obrigação; são recompensados pela obediência e punidos pela desobediência a Deus.


2 Sm 14:20 Para mudar o aspecto deste caso foi que o teu servo Joabe fez isto; porém sábio é meu senhor, conforme à sabedoria de um anjo de Deus, para entender tudo o que há na terra.

Mateus 24:36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

Efésio 3:10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

1 Pedro 1:12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

2 Pedro 2:11 Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.

A Bíblia fala dos anjos que permanecerem leais como santos anjos e corrige os que caíram como mentirosos e pecadores.

santos anjos

Mateus 25:31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

Lucas 9:26 Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.

Atos 10:22 E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras.

Apocalipse 14:10 Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

mentirosos e pecadores

João 8:44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

1 João 3:8-10 Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 9 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

2 - IMORTAIS

Os anjos são imortais e não estão sujeitos a morte, são dotados de poder formando o Exército de Deus, uma tropa poderosa, prontos para fazer o que o Senhor mandar. 

Lucas 20:35-36 Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; 36 Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.

Salmos 103:20 Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra.

Colossenses 1:16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Efésios 1:21 Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;

Efésios 3:10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

Hebreus 1:14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

Mateus 28:2 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.

Os anjos maus também são imortais eles formam o exército de satanás empenhados em assolar a Obra do Senhor. 

OS ANJOS SE CLASSIFICAM EM DOIS GRUPOS: 

ANJOS BONS E ANJOS MAUS

TIPOS DE ANJOS BONS

TIPOS DE ANJOS mau

PRINCIPADOS, POTESTADES, TRONOS E DOMÍNIOS.

A Bíblia menciona certas classes de anjos que ocupam lugares de autoridades no mundo angélico, como: principados e potestades, tronos, domínios e poderes.

Estes nomes não indicam espécies de anjos, mas faz diferenças de dignidade entre eles. 

Os anjos foram criados perfeitos e sem pecado, feitos como o homem, dotado de livre escolha. Muitos anjos sob a direção de satanás, pecaram e foram lançados fora do céu. O pecado o qual eles e seu chefe caíram foi o orgulho. 

Segundo as Escrituras, Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; e no mundo estando nos ares, trabalha para cegar o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, enganando os homens por meio do pecado, procurando exercer grande poder sobre eles.

Efésios 3:10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

Colossenses 2:10 E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;

Colossenses 1:16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Efésios 1:21 Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;

1 Pedro 3:22 O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.

Romanos 8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Efésios 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Colossenses 2:15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.

2 Pedro 2:4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;

A CAUSA DE SUA QUEDA

De acordo com as Escrituras o universo e a criatura eram perfeitos. A criatura tinha em sua origem a capacidade de escolher. Ela foi colocada na posição de poder fazer qualquer coisa de sua vontade.

Portanto,  a queda dos anjos se deu devido a sua revolta contra Deus; grande prosperidade e beleza foram apontadas como possíveis causas. 

Em Ezequiel 28:11-19 o rei de Tiro simboliza satanás. As Escrituras diz que ele caiu devido a essas coisas: Ambição desmedida e o desejo de ser mais que Deus.


Ezequiel  28:11-19

Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. 14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. 18 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. 19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.

1 PEDRO 1:12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

MATEUS 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Os anjos maus são empregados na execução dos propósitos de satanás, que são opostos aos propósitos de Deus, e estão envolvidos em colocar obstáculos e danos contra a vida espiritual e o bem estar do povo de Deus.

Os anjos não são contemplados no plano da redenção, mas no inferno foi preparado o eterno castigo dos anjos maus.

Memorize este versículo para escrever no seu coração salmos 104:4

Fazes teus anjos ventos, e a teus ministros, labaredas de fogo.



PARABÉNS!

Fim da Lição!

VOCÊ TERMINOU A LIÇÃO 15

Após ler este estudo.

Acesse o Formulário abaixo e faça uma revisão

Se não houver dúvidas prossiga para o SUMÁRIO >>

OBRIGADO SENHOR, pela Tua Criação. Ensina-me a ser OBEDIENTE.

CURSO BÍBLICO