LIÇÃO 14

a existência de deus 

deus é espírito

Nas Escrituras Sagradas o espírito é a parte essencial que nos foi dada por Deus, nos deu vida e que nos liga ao Seu Espírito. O espírito influencia a nossa personalidade. Foi Deus que nos deu o espírito a cada um. Quando o espírito se vai, a vida se vai.

Por causa do pecado, o espírito sofre e fica separado de Deus. Deus trata como se já estivesse morto. Mas quando nos arrependemos e aceitamos à Jesus como salvador, nosso espírito volta a viver! Deus une nosso espírito ao Espírito Santo e nos transforma.

JOÃO 4:24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. JOÃO 4:24

Hebreus 4:12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.

Romanos 8:10 Mas, se Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

Deus é Luz

No princípio para criar a luz, Deus apenas falou Haja luz. O próprio Deus é fonte de luz e não há nELe nenhuma escuridão.

Jesus desceu até nós para trazer à luz de Seu Pai a um mundo que era dominado pela a ausência de Deus. Ele é o exemplo perfeito que se deve seguir. Aquele que deseja ter uma vida para agradar a Deus, Jesus é o Modelo. Jesus nos ensinou que os filhos de Deus são a luz do mundo, e elas devem levar restauração em Seu nome aqueles que estão perdidos e sem esperança.

A palavra de Deus é a luz que direciona os nossos passos nos ensinando a viver em vitoria!


1 JOÃO 1:5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. 

JOÃO 8:12 Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.

2 CORÍNTIOS 4:6 Pois Deus, que disse: Das trevas resplandeça a luz, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Deus é amor

O amor é a essência de seu ser. Tudo que Deus faz vem de seu amor por nós pela justiça, pelo bem e pela verdade. Deus ama todas essas coisas. 

O amor de Deus é tão grande que reflete em todos que têm Jesus em seu coração! 

Por causa de seu amor, Deus enviou Seu Filho unigênito para pagar o preço de nossos pecados. Agora, voltemos a conhecer o amor de Deus, sem medo e sem castigo. O amor de Deus nos protege e nos ensina a viver de maneira correta.

1 JOÃO 4:7-8 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 JOÃO 4:15-16 Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

SALMOS 136:1 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!

identidade DE QUEM AMA A JESUS

Aquele que acredita em Jesus, tem à noção da sua identidade em Cristo é uma das cousas mais essenciais da vida. Isto porque quando sabemos quem nós somos, podemos pedir a Deus no nome dEle e receberemos.

Ás vezes você fica desanimado por acreditar que aquilo que você faz é o que determina quem você é. Por esse motivo, se no decorrer do dia você observar que pecou em alguma situação e não deveria  ter agido assim, você então fica triste. Não é o que você fez que define a sua identidade; e sim a sua identidade é que deve determinar e guiar aquilo que você faz.

Quando falhamos, devemos pedir perdão. Devemos olhar para Cristo com confiança, e dar graças pelo Seu sacrifício que nos foi liberado, sendo resgatados e restaurados pelo Seu amor.

Por isso, esteja seguro da sua identidade: você é filho de Deus!

JOÃO 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus;

1 Timóteo 6:16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

1 PEDRO 2:9 Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Deus é o início de tudo, é o meio e o fim de todas as coisas. Ele é a mente de Cristo; a Razão Suprema; a origem de toda a ordem e beleza e, especialmente a causa de todo o bem.

TEORIAS SOBRE A EXISTÊNCIA DE DEUS:

VOCÊ SABIA? 

QUE EXISTE PESSOAS QUE DEPENDEM DE DEUS para se manter E ELAS: 

ACEITAR A EXISTêNCIA DE DEUS PELA FÉ

O Cristão aceita a verdade da existência de Deus pela fé. A fé não é cega, é uma fé baseada em provas, e as provas podem ser encontradas na Escritura Sagrada como a Palavra de Deus inspirada, a homens humildes e fiéis, que tiveram suas experiências com o Próprio Deus. 

Podemos observar em Hebreus 11:6

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

A Bíblia afirma em seu início a existência de Deus em sua declaração em Gênesis 1:1, 

No principio criou Deus os céus e a terra. 

Ela descreve Deus como o Criador de todas as coisas, e o Sustentador de todas as Suas criaturas. Ele é o Governador de povos, tribos e nações. Ela testifica o fato de que Deus opera todas as coisas de acordo com o conselho da Sua vontade, a Sua Palavra, e revela-a conforme as forças de cada um, gradativamente realizando o Seu grandioso propósito de salvação.

Esta obra teve seu início especificamente na escolha e direção do povo de Israel no Antigo Testamento. Vimos claramente o ponto principal da Pessoa e Obra de Cristo. Foi erguida com grande clareza nas páginas do Novo testamento. Ao ler as Escrituras encontramos Deus em quase todas as páginas se revelando em palavras e atos. Esta revelação constituiu a base da nossa fé, na existência de Deus, e a torna uma fé inteiramente confiável.

PROVAS RACIONAIS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

Com o passar do tempo foram elaborados alguns argumentos em favor da existência de Deus. Acharam ponto de apoio e foram acrescentados modernamente por estudiosos. Mas a única conclusão que se chegaram foi: 

 NATUREZA DE DEUS

ESSÊNCIA

Significa tudo o que é essencial ao Seu Ser como Deus, isto é, substância e atributos.

SUBSTÂNCIA DE DEUS

As substâncias de Deus são duas 

A matéria e o espírito.

Em João 4:24 testifica a substância de Deus que é o  puro espírito.  

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 

ATRIBUTOS DE DEUS

Seus atributos são as qualidades do Seu Espírito. Atributos é a manifestação do Ser de Deus.

Se dividem em NATURAIS E MORAIS

SEUS ATRIBUTOS NATURAIS

  1. VIDA

Deus é o centro da vida: 

Nele encontramos vida; Ele pode nos ouvir e nos vê, Ele sente ciúmes e age para vencermos, Deus é um Ser vivo. 

João 10:10

... eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Ele ouve 

Salmos 69:33 Os mansos verão isto, e se agradarão; o vosso coração viverá, pois que buscais a Deus. 33 Porque o Senhor ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos. 34 Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.

Salmos 94:9-10 Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho, não verá? Aquele que argui os gentios não castigará? E o que ensina ao homem o conhecimento, não saberá?

Ele vê

2 Crônicas 16:9 Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.

Ele sente 

Êxodo 34:14 Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso.

Ezequiel 8:3 E estendeu a forma de uma mão, e tomou-me pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e levou-me a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava o assento da imagem do ciúmes, que provoca ciúmes.

Ele age

Salmos 77:10 Então pensei: A razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais.

1 Reis 21:7 Disse-lhe Jezabel, sua mulher: É assim que você age como rei de Israel? Levante-se e coma! Anime-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote, de Jezreel.

1 Coríntios 10:22 ... irritaremos ao Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?

Deus é vida

João 5:26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

João 14:26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Princípio da vida

Atos 17:25-28 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; 26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; 27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; 28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

  1. ESPIRITUALIDADE

Deus é Espírito e é impalpável, Ele é invisível e não tem nenhuma substância material.

O seu Filho por ter a mesma natureza nos ensina à adorá-lo em espírito (com a sua alma e coração) e corretamente (em verdade) em vez de confiar em tradições e rituais. 

João 4:24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Deuteronômio 4:15-19 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; 16 Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; 17 Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; 18 Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; 19 Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.

Deuteronômio 4:23 Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu.

Hebreus 12:8-10 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.

Isaías 40:25-26 A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.

Lucas 24:39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

Colossenses 1:15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 

1 Timóteo 1:17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

2 Coríntios 3:17 Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

PERSONALIDADE

Nada podemos saber de Deus, se Ele mesmo não quiser revelar. Todo nosso conhecimento de Deus é derivado de sua auto-revelação na natureza e nas Escrituras Sagradas, precisamos de um relacionamento pessoal íntimo com ELE.

Sua Existência é  dotada de 

auto-consciência e auto-determinação

Êxodo 3:14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Isaías 46:11 Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra remota o homem do meu conselho; porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, e também o farei.

a) Vontade = querer 

Isaías 46:10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.

Apocalipse 4:11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

b) Intelecto = pensar 

Isaías 14:24 O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.

Salmos 92:5 Quão grandes são, Senhor, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos.

Isaías 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

c)  Emoção ou Sensibilidade = sentir

Gênesis 6:6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

1 Reis 11:9 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.

Deuteronômio 6:15 Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.

Provérbios 6:16 Estas seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina ... leia Pv. 6:17-19 

Tiago 4:5 ... cuidais vós que em vão diz a Escritura? O Espírito que em nós habita tem ciúmes.

Prezado aluno 

Todo o assunto da Bíblia fala somente sobre Deus. Quem Ele é! Como ele age! O que lhe agrada! Como podemos nos relacionar com Ele. Deus é o personagem principal da Bíblia. Só há um Deus e Ele é Todo-Poderoso. É sabedor de todas as coisas e é Eterno. 

Por sua Justiça cumpre suas promessas e não faz nada errado, por que Ele é Deus. Ele é Paciente, é Bondoso, é Carinhoso, mas é também um Deus que castiga e corrige aquele que ama. 

Deus é Bom! 

Creia nEle e na sua salvação em Jesus Cristo o Seu Filho. Se aproxime dEle e Ele te ensinará a viver de maneira correta.

Memorize este versículo para escrever no seu coração hebreus 11:6

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.


PARABÉNS!

Fim da Lição!

VOCÊ TERMINOU A LIÇÃO 14

Após ler este estudo.

Acesse o Formulário abaixo e faça uma revisão

Agora você está pronto. Acesse avaliação para treinar o seu conhecimento deste Módulo.

Se não houver dúvidas prossiga para o SUMÁRIO >>

OBRIGADO SENHOR, pela Tua Criação. Ensina-me a ser um DISCIPULADOR

CURSO BÍBLICO