LIÇÃO 11

A IGREJA

Jesus Cristo edificou a Sua Igreja e deu-lhe uma missão. As Escrituras declaram que Sua intenção era que houvesse um relacionamento estreito e amoroso entre os Seus discípulos fiéis e que a igreja fosse uma fonte de alento e propósito para eles.

o que é igreja?

É um local onde se reúne por uma reunião de pessoas, ajuntamento ou assembleia aos que foram chamados. Pode ser também: O conjunto de pessoas que aceitaram à Jesus Cristo como seu Salvador e se reúnem para juntos seguirem a Deus.

Igreja significa uma assembleia, congregação ou uma comunidade


QUEM É A IGREJA

A Bíblia diz que a igreja é formada por pessoas e podem ser quando:

Cada crente é parte desta igreja. Conforme a Bíblia a igreja não é uma casa de quatro paredes e sim um conjunto de pessoas.

À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.

1 Coríntios 1:2

Quando a Igreja surgiu?

A verdadeira Igreja existe desde o princípio. Deus sempre se preocupou em ter um povo separado um povo escolhido do Senhor.

No Antigo Testamento havia uma Igreja verdadeira identificada pelos personagens: Abel, Enoque e Noé exemplos de uma igreja que amava ao Senhor e se diferenciavam devido à perversidade ímpia de outras pessoas naquele tempo.

No Novo Testamento, através da Nova Aliança em Cristo, cumpriram-se as promessas e esperanças do Antigo Testamento com relação à sua promessa de envio do Seu escolhido o Messias.

Cristo edificou a sua Igreja e após sua ascensão ao céu, batizou vários crentes de vários lugares em um só lugar. Deu-se o início da Sua Grande Obra de Evangelização enviando os Seus servos a pregar em todas as tribos, em todos os povos e em todas as nações. Formando em cada um à Sua igreja.

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. GÊNESIS 6:5


8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

9 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. 

GÊNESIS 6:8-9


ATOS 11:19-26

19 E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.

20 E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

21 E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

22 E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.

23 O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;

24 Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

25 E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.

26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

FUNDAÇÃO E FUNDAMENTO

QUEM FUNDOU A IGREJA CRISTÃ?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

MATEUS 16:16-18


Deus escolheu a Pedra Fundamental com sabedoria e a fundou Ele mesmo. Essa importante Pedra Fundamental é parte principal da construção de Deus. Enviou seu Filho Jesus como Homem, como ser humano para perdoar o pecado, levando sobre si todo o pecado da humanidade. 

Com perfeita segurança, aquele que vier entregar sua vida em suas mãos, pois Ele é, para vida da pessoa uma Fundação para a Vida Eterna aprovada por Deus. Aquele que nEle confiar nunca o decepcionará. 

Observando as Escrituras o Apóstolo Pedro apontou essa Pedra se referindo à Jesus Cristo que foi rejeitado, mas, na verdade, era a Pedra Fundamental, principal da Obra que Deus estaria fazendo. 

Isaías 28:16

Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.



Atos 4:11-12

11 Este Jesus é a pedra que vocês, construtores, o rejeitaram, e que se tornou a pedra angular.

12 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.

FUNDAMENTO

Os apóstolos e profetas foram guiados e orientados por Deus para serem o firme fundamento da igreja.









Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo ele mesmo, Jesus Cristo, a pedra angular;








Efésios 2:20




Para dar crescimento à Sua Igreja Deus concedeu dons pelo Espírito Santo aos seus servos. Chamou uns para pastores, outros para mestres, outros para administradores e evangelistas para que cada um em sua função, de acordo com seu dom dirija a Sua igreja e cumpra a missão deixada pelo Seu Filho Jesus.

MISSÃO DA IGREJA

E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Mateus 4:23

QUAL PORÇÃO CRISTO DEIXOU PARA suA IGREJA?

RESPOSTA: 

ENSINAR, PREGAR E CURAR

O que é a Igreja? 

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

Prezado aluno

Viva a Fé que está em Cristo. Visite uma igreja Evangélica, não deixe de conhecer a Deus. Em Deus há vida abundante. Ele tem para você uma vida plena, que somente pode ser vivida em uma reunião de pessoas, em uma comunidade que expressa a mesma fé a igreja. O seu principal benefício é a vida eterna.

Após ler este estudo.

Memorize este versículo para escrever no seu coração 1 CORÍNTIOS 12:27

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e, individualmente, membros desse corpo.







PARABÉNS!

Fim da Lição!

VOCÊ TERMINOU A LIÇÃO 11

Acesse o Formulário abaixo e faça uma revisão

Se não houver dúvidas prossiga para o SUMÁRIO >>

OBRIGADO SENHOR, pela Tua Criação. Ensina-me a ser um DISCIPULADOR

CURSO BÍBLICO