Curso de extensão: GeoGebra

Apresentação

Entre os dias 01 e 08 de junho de 2020 será realizado um ciclo de 6 encontros virtuais onde algumas funcionalidades do GeoGebra serão ilustradas a partir de exemplos de construções dinâmicas que servem de apoio ao ensino de matemática.

O evento é uma iniciativa dos alunos Emanuel Rodrigues Kapczynski e Polyana Perosa e do professor Ricardo Misturini.

Não será um tutorial. A ideia é apresentar algumas possibilidades do GeoGebra mostrando as ferramentas em uso em alguns exemplos.

O evento é pensado para alunos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática ou áreas afins, mas a atividade é aberta a qualquer interessado.

Programação dos encontros:

Os encontros ocorrerão das 14h às 15h (com tempo extra para as perguntas) na plataforma Google Meet.

  • Encontro 5 (05/06) - Equação do calor unidimensional. Uso do GeoGebra para ilustrar, com cores dinâmicas, a difusão do calor em uma barra.

  • Encontro 6 (08/06) - Uma conversa com o professor Diego Lieban, que desenvolve trabalhos junto à equipe do GeoGebra com interesse em Tecnologias em Educação Matemática .

  • Tópicos extras: Em nosso grupo do GeoGebra disponibilizamos materias e vídeos elaborados, confira:

Grupo no GeoGebra: Use o código KDMBX em www.geogebra.org/groups

Como participar?

Para participar, basta preencher o formulário disponível neste link. O número de vagas é limitado, pois a plataforma Google Meet tem limite no número de participantes simultâneos. Os links para acesso às conferências serão enviados para os emails dos inscritos.

Sobre o GeoGebra:

O GeoGebra é um software livre de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne Geometria, Álgebra, Gráficos e Cálculos Simbólicos em um único pacote fácil de usar. Contando com uma comunidade de milhões de usuários espalhados pelo mundo (com compartilhamento de material produzido), o GeoGebra é líder na área de softwares de matemática dinâmica, apoiando o ensino e a aprendizagem em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Os vídeos de alguns encontros do evento foram disponibilizados nesta playlist.

Certificados de participação:

Já podem ser solicitados no Portal de Extensão da UFRGS.

Após acessar o Portal, selecione a aba “Participações”, e então selecione a atividade [41913] Curso de GeoGebra.

Em caso de dificuldades no acesso, selecione a opção “Esqueci código/senha” e digite o e-mail informado na inscrição. Você receberá, através do e-mail informado, código e senha de acesso ao Portal de Extensão.

Serão gerados certificados aos participantes que tiveram ao menos 75% de participação nos encontros.