Professores

Nery Auler Silva – Arquiteto Urbanista formado pela UNISINOS/RS(1982), professor Licenciado pela UCS/RS(1985), Mestre em História Regional-UPF(2000) autor de cinco livros, professor de Arquitetura e Engenharia Civil 18anos na UPF-Passo Fundo/RS.

Pesquisador e estudioso do bambu a mais de dez anos, dominando o bambu em várias áreas: Especializa-se em móveis e construções - Pindorama/RJ; Faz curso de joias de bambu com o Designer Frances Francis Marie; Recentemente especializa-se em Construções com técnicas utilizadas no peru NORBAMBU/Peru; Do mina técnica de conservas com brotos e Culinária de bambu com a Gurmê Ana Lúcia Lima-Torres/RS. Delegado Regional da APROBAMBU do alto da Serra do Botucaraí/RS, Criador do Projeto: Bambu para todos: Trabalho e Renda; Criador do Centro de Fomentos do Bambu/RS. Participou do 11◦Congresso de Arquitetura e Arte Sacra- Curitiba/2018 apresentando projeto - Igreja para povos da Amazônia-CNBB (a ser construído na Amazônia Legal).Projeto sendo executado da “Casa Ecológica de bambu” para Corpo de Bombeiros de Soledade/RS.


Frederico Rosalino - Engenheiro civil graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais em 1998. Possui especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos, em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras, em Gestão das Águas e dos Resíduos nas Cidades pela Hydroaid/Itália, MBA em Gestão de Projetos pela ESAD/DF e MBA em Construções Sustentáveis – INBEC – UNICID – GBC Brasil.Docente na Universidade Católica de Brasília, na área de estruturas do curso de Arquitetura e Urbanismo.Mestrando em Sistemas estruturais na Arquitetura pela FAU-UNB. Menção honrosa no Prêmio Brasil de Engenharia, na categoria Construção Sustentável, com o trabalho “Estrutura Desmontável em Bambu para exposição 100 anos de Roberto Burle Marx”. Participou de oficinas internacionais de construções com bambu em Cali/Colômbia e Indonésia. Ministra cursos de construção com bambu desde 2007 com mais de 15 edições já realizadas. Ministra palestras sobre o uso do bambu na construção em diversas universidades. É projetista e executor de obras com bambu e materiais sustentáveis com diversas obras executadas em Brasília, mais de 10.000 m² de obras em bambu executadas e ou projetadas.Proprietário do “sítio Bambuaçú” – Plantio experimental de bambus de diversas espécies destinados a construção civil e Unidade de Tratamento de Colmos de Bambu para construção Civil. Responsável técnico da empresa DOMEBAMBU Estruturas Locação e vendas de estruturas pré- fabricadas em bambu. Sócio Diretor da BIOESTRUTURA Engenharia Ltda.