Apresentação

O Curso de Sistemática e Identificação de Abelhas Neotropicais foi criado com o intuito de fornecer apoio taxonômico aos estudos de Ecologia e Biologia de abelhas que são conduzidos em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e na América do Sul. O curso é organizado em módulos de palestras e aulas teórico-práticas. As palestras tratam de temas gerais como evolução, biologia da nidificação, comportamento, diversidade e conservação. O conteúdo programático das aulas teórico-práticas serão focadas na sistemática e identificação dos principais grupos de abelhas até o nível genérico onde os participantes terão a oportunidade de conhecer uma ampla representatividade da diversidade de espécies neotropicais, com ênfase nas espécies brasileiras.

A terceira edição do Curso ocorrerá entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019 na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Agronomia, Recife, Pernambuco. Pela primeira vez, o curso será ofertado na região Nordeste visando tornar mais acessível a informação às regiões que carecem de apoio e formação de taxônomos em abelhas. Esta edição visa dar prosseguimento à realização periódica deste evento, tornando-o mais acessível a participantes de distintas regiões do América do Sul. Desejamos que o curso seja uma ferramenta de disseminação do conhecimento, estimulando diferentes estudos de compreensão da biodiversidade e introduzindo novos pesquisadores ao estudo taxonômico deste importante grupo de insetos.

Os participantes terão a oportunidade, também, de contar com auxílio dos especialistas para a identificação do material proveniente dos seus projetos de pesquisa.

I Curso de Sistemática e Identificação de Abelhas Neotropicais, 2009.

II Curso de Sistemática e Identificação de Abelhas Neotropicais, 2011.

Apoio: