outras informações

Justificativa


As cidades inteligentes são uma tendência global dado a tendência de migração populacional para as cidades e dado o alargamento do uso consciente de tecnologias da informação e comunicação para modificar a dinâmica das pessoas em territórios urbanos, otimizando recursos e serviços da cidade, elevando padrões de vida, habitação e trabalho, a partir de investimentos planejados. Os termos cidades “inteligentes”, “sustentáveis” ou “digitais” são usados frenquentemte de forma intercambiável, o que possibilita discussão entre diversas áreas do conhecimento, e estão em linha com o desenvolvimento tecnológico, urbano e governamental, principalmente frente a desafios e oportunidades presentes nas economias global, regional e local.


Competências e Habilidades


As competências e habilidades exploradas neste curso englobam: (1) repensar cidade e cidadania, observando multidisciplinariedade que integram seus componentes; (2) compreender gênese, conceitos e evolução das cidades inteligentes; (3) identificar oportunidades de melhoria em infraestrutura e serviços; (4) inovar, participar e propor soluções para questões urbanas; (5) entender o uso de novas tecnologia da informação e comunicação como base de uma proposta inteligente, sustentável ou digital; (6) assimilar modelos e plataformas de governança e gestão pública, visando novas dimensões e configurações territoriais; (7) aprender sobre fronteiras legais e uso responsável da informação; e (8) conhecer metodologia de planejamento para cidades inteligentes.


 PROFESSORES

 

Joberto s. b. martins

Ph.D. em Ciência da Computação na Université Pierre et Marie Curie - UPMC, Paris (1986), PosDoc no ICSI/ Berkeley University (1995) e PosDoc Senior Researcher na Paris Saclay University – França (2016). Professor Internacional da Hochschule für Techknik und Wirtschaft des Saarlandes - HTW (Alemanha) (desde 2004) e da Université d’Evry (França). Professor Titular da Universidade Salvador no PPGCOMP e no PPDRU, líder dos grupos de pesquisa NUPERC e IPQoS com interesses de pesquisa em Cidades Inteligentes (smart city), Aprendizado de Máquina, Rede Elétrica Inteligente (smart grid) e Educação. Atualmente, é líder de pesquisa da UNIFACS em projetos de pesquisa em rede, como SFI2 (Slicing Future Internet Infrastructures) e FIBER Testbed (Future Internet Brazilian Environment for Experimentation). Membro ativo de vários conselhos editoriais, TPCs e Comitês Diretores de periódicos e congressos. IEEE Life Senior Member e membro dos comitês de pesquisa IEEE Smart City e IEEE Smart Grid. Membro consultor de agências e instituições de fomento à pesquisa como ANR (França), CAPES, CNPQ, FINEP, FAPESB, FAPEMIG e FACEPE 

HÉLDER UZÊDA CASTRO

Ph.D. em Desenvolvimento Regional e Urbano; e Mestre em Administração (Universidade Salvador, Brasil). Estágio Pós-doutoral em Geografia e Planeamento Regional (Universidade Nova de Lisboa, Portugal). Possui especializações (Brasil) e certificações profissionais (EUA e Alemanha) nas suas áreas de atuação: Desenvolvimento Econômico e Regional, Economia das Organizações, Governança Corporativa e Gestão de Negócios; destaque para Compartilhamento de Serviços, Métodos Quantitativos Multivariados e Econometria Financeira. Participação em projetos executivos para grandes agentes públicos e privados. Pioneiro no estudo e no desenvolvimento de sistemas para Governança Tributária. Fundador do Projeto Oficinas. Cocriador da metodologia Knowledge Assets Management (KAM), aplicando modelos matemáticos para decisões empresariais. Membro Associado no Instituto Português de Corporate Governance (IPCG, Portugal); no Shared Services & Outsourcing Network (SSON, Reino Unido); e no International Society for Development and Sustainability (ISDS, Japão), nesse último, integrando comissões de pesquisas sobre Smart Cities and Regions. Atualmente, está Professor Titular nos Programas de Pós-graduação em Administração (PPGA) e em Direito, Governança e Políticas Públicas (PPGDGPP) da Universidade Salvador; Sócio-Consultor na UZD (Brasil e Portugal); e Gerente de Negócios no Grupo GPCA (Brasil). Membro de grupos de pesquisa CNPq nas referidas áreas de interesse (executivo e acadêmico), agrega trabalhos apresentados e publicados, no Brasil e no exterior.