APOIE O CURSINHO!
Ou envie um email diretamente para cursinhopsico.contratacao@gmail.com
O Cursinho da Psico é um coletivo de educação popular. Por isso, além de ser um espaço de formação para os nossos estudantes, ele também é uma espaço de formação de educadores. Nós acreditamos que a educação popular é diferente em muitos sentidos da educação básica, e por isso, estamos em constante formação para sermos não apenas educadores, mas educadores populares. Além disso, desde 2006, o Cursinho funciona de forma autogerida. Isso significa que nós não possuímos uma hierarquia na tomada de decisões, todas elas são tomadas de maneira horizontal. Cada área/disciplina, além das comissões, da coordenação e das turmas de alunos funciona como uma unidade dentro dessa organização, e faz parte das instâncias executivas do Cursinho. Dessa forma, para que o cursinho funcione, todos somos responsáveis por construí-lo. Assim, as áreas integrantes do Cursinho devem participar, além das aulas, das reuniões de gestão, reuniões pedagógicas/de formação e do fórum (uma espécie de grande reunião para o fechamento de cada semestre). As reuniões de formação acontecem pois nós nos propomos a ser, também, um espaço de formação para professores/as e coordenadores/as em educação popular. Acreditamos que a troca entre professores é muito importante para a formação tanto daqueles menos experientes, tanto dos professores com mais experiência. Outro exemplo desse espaço de formação é o fato que priorizamos dar aulas em duplas ou grupos, para que cada professor possa aprender com seus colegas.
Outra coisa importante é que o Cursinho da Psico é pré-universitário e não pré-vestibular, ou seja, a proposta é preparar os alunos para a universidade de forma crítica e não só para o momento da prova. Dentro dessa perspectiva, temos na grade horária além das disciplinas regulares (Geografia, História, Biologia, Química, Física, Matemática, Português, Redação, Inglês, Filosofia e Sociologia), uma aula chamada de CRISE, que é uma sigla para Coletivo de Reflexão e Investigação Sobre o Espaço. A ideia dessa aula é promover formação política e experimentar outras formas de aula que não a de aula expositiva. O CRISE também é uma área independente, com membros/as específicos, mas é aberto para professores/as de todas as áreas. Nós contamos também com o Apoio Psicossocial, integrado por alunos de psicologia e psicólogos formados, que promovem um espaço de reflexão com os alunos.
O trabalho no Cursinho não é remunerado. Atualmente, não cobramos mensalidade dos/as estudantes, apenas uma taxa de matrícula de R$25,00. O Cursinho é, nesse sentido, um coletivo. Assim, procuramos sempre para compor esse coletivo pessoas interessadas no projeto para além da ideia de emprego e da educação bancária, encarando-o como uma forma de militância na área da educação popular e compromisso coletivo.