Construção Curricular de Mata de São João

aberta a consulta pública para contribuições na Versão PRELIMINAR do Currículo de Mata de São João

Educação Infantil e Ensino Fundamental


O município de Mata de São João organiza-se para implementação do seu currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular.


A partir dos esforços da Secretaria de Educação do Município de Mata de São João, inicia-se o processo de escuta da população sobre o novo currículo do município que será orientador para a elaboração do Projeto Pedagógico das escolas, a partir de 2020.

O processo de diálogo sobre o currículo do município foi estruturado em cinco etapas:

1. Curso de formação continuada para professores sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Referenciais da Bahia (DCRB) - este momento aconteceu no período de agosto a novembro de 2019.

Participaram da formação professores da educação básica do município. Foram analisadas a Base Nacional Curricular Comum - BNCC e as Diretrizes Curriculares Referenciais da Bahia - DCRB, identificando-se em quais aspectos eram necessárias alterações para a construção curricular de Mata de São João.

2 - Reestruturação do currículo do município - à luz da BNCC, das DCRB e das análises apresentadas pelos professores participantes da formação continuada sobre a BNCC e a DCRB.

3 - Lançamento do Fórum para Consulta Pública, que acontecerá no dia 26/11/2019, para apresentação da versão preliminar do novo currículo por área de conhecimento/ nível de ensino.

Cronograma definido pela Secretaria de Educação

– 25 e 27/11 e 09/12 – Escola Municipal Monsenhor Barbosa | 18h | 09/12 - UAB.

– 26 e 28/11 e 10/12 – Escola São Francisco – Praia do Forte| 17h.

4 - Disponibilização do currículo nesta plataforma digital para leitura e intervenção e manifestação em formulário específico - período de 25/11/2019 à 15/12/2019.

5 - Encerramento da Consulta Pública no dia 15/12/2020.


A Secretaria de Educação reforça a importância da participação de todos os professores nessa construção, afinal de contas é um documento que representa pertencimento e vai determinar os próximos passos na educação municipal.

Não precisa se inscrever.