Criptomoedas promissoras para 2023: 7 que merecem a sua atenção!=>COINRC.COM

Spoiler: ok, não dá para negar que a moeda digital criada por Satoshi Nakamoto também está entre elas. Mas existem outras tão interessantes quanto!

Só para você ter uma ideia, de acordo com dados do CoinMarketCap (CMC), site de rastreamento de preços de criptomoedas, esse mercado já conta com quase 22 mil ativos digitais

Aqui, vale destacarmos que nem todos seguem o mesmo percentual de crescimento, por isso, podem não ser tão promissores. Sobre esse comportamento, o site Statista ressaltou que estima-se que as 20 principais criptomoedas representam quase 90% do mercado total.

Uma parte interessante disso tudo é que, durante dois anos — desde que foi lançado em 2009 —, o Bitcoin reinou absoluto nesse meio. Porém, ele precisou “aprender”, digamos assim, a dividir o seu império com outros reis e rainhas que também desejavam ter os seus próprios tronos.

Com isso, nomes como Litecoin, Peercoin, Namecoin, entre outros, surgiram e deram origem às chamadas altcoins, termo usado para se referir a criptomoedas que vieram após o Bitcoin, as quais também são conhecidas como moedas alternativas.

É claro que não poderíamos deixar de citar o segundo criptoativo mais conhecido, o Ether (ETH), que tem grande expectativa de crescimento para o próximo ano por conta do evento The Merge, que mudou a forma como essa cripto é minerada.

Tudo muito claro até agora, mas o que queremos dizer com tudo isso? Que você tem a opção de formar a sua carteira apenas com os criptoativos mais conhecidos, ou de incluir aqueles com potencial de valorização no futuro.

Mas quais seriam, então, as criptomoedas promissoras para 2023 que vale a pena conhecer para aumentar o seu repertório cripto?

Sempre falamos que você precisa fazer uma boa pesquisa sobre as moedas digitais, não é mesmo? Por isso, para ajudar nessa tarefa, trouxemos uma lista com sete nomes. Continue a leitura e confira, agora, quais são e como começar a operar nesse mercado.

Lista de criptomoedas promissoras para 2023: 7 sugestões

A lista com as melhores criptomoedas para investir em 2023 — ou, pelo menos, as que estão dando mais indício de serem promissoras — conta com nomes bem conhecidos, como a BTC, e outros ainda não tão populares, como a MATIC.

Mas antes de citarmos as criptomoedas em ascensão, é importante explicarmos o que dá a um ativo digital esse status favorável, concorda?

Um dos principais motivos que torna um criptoativo promissor é a possibilidade de valorização atribuída a ele no decorrer dos anos. Essa valorização, por sua vez, surge e é alimentada conforme a procura aumenta, afetando a tão conhecida “lei de oferta e demanda”.

Falando de uma forma mais simplória, funciona mais ou menos assim: quanto mais as pessoas se interessam por um ativo digital, mais conhecido ele se torna. Com isso, mais interesse ele desperta e mais gente deseja incluí-lo em suas carteiras, fomentando o processo de compra e venda, o que contribui para a sua valorização.

Ficou claro esse processo? Então confira, agora, a lista com as sete criptomoedas promissoras para 2023 que vale a pena considerar. São elas:

Bitcoin (BTC)

Não tínhamos como abrir a listagem de moeda digital mais promissora para o próximo ano sem citar a BTC. O motivo? Essa cripto segue como a que tem maior capitalização do mercado, o que a torna importante por conta do tamanho da sua participação nesse universo.

A escassez é outro ponto que chama a atenção para o Bitcoin. Com apenas 21 milhões de unidades disponíveis, quanto menor esse número, mais interesse desperta das pessoas devido ao potencial de aumento de valor.

Ether (ETH)

A Ether é uma das criptomoedas promissoras para 2023 por conta do evento The Merge. A nova fusão mudou a maneira como essa moeda digital é minerada, indo de Proof-of-Work (PoW) para Proof-of-Stake (PoS).

Essa mudança tornou o processo ecologicamente correto, o que tende a despertar o interesse das pessoas pela ETH. Consequentemente, as chances de valorização por conta do crescimento da procura também podem aumentar.

Não deixe de ler este artigo: “The Merge” do Ethereum – Posição oficial da Bitso“

Tether (USDT) 

A Tether (USDT) é vista como uma cripto promissora não tanto por conta do seu preço — já que é uma stablecoin —, mas por ser a maior entre as moedas digitais desse tipo.

Stablecoin lastreada no dólar americano (USD), significa que 1 Tether vale 1 dólar. Por conta disso, ela se torna uma boa maneira de proteger o seu dinheiro da inflação.

Dica! Com o Bitso+ você ganha até 2% ao ano investindo em dólar digital (USD stablecoins). Confira como ativar esse serviço!

XRP (XRP)

A moeda digital nativa da rede blockchain Ripple, a XRP, é o meio de pagamento oficial dessa plataforma. Na prática, ela atua como uma “ponte” entre uma parte da transação e outra que acontece nessa rede, facilitando transações internacionais entre moedas.

A XRP garantiu um lugar na listagem das criptomoedas promissoras para 2023 por ser uma das principais criptos em termos de capitalização de mercado.

Dogecoin (DOGE)

Mundialmente conhecida como a memecoin queridinha de Elon Musk, a Dogecoin está sendo considerada uma moeda digital promissora por conta de uma das últimas aquisições feitas pelo multimilionário: a compra do Twitter.

Como tudo que Musk faz ou fala gera forte repercussão nos mercados, a expectativa é que essa compra chame a atenção das pessoas para a DOGE, o que pode elevar o seu preço.

Sobre o novo dono do Twitter e seus posicionamentos, temos um artigo que é bem legal que você confira: “7 tuítes de Elon Musk que moveram o mercado e seus reflexos“

Cardano (ADA)

ADA Cardano entra na lista de criptomoedas promissoras devido à ambição do seu projeto. 

Definida como “a terceira geração de criptomoedas”, a proposta do seu criador — Charles Hoskinson, cofundador da Ethereum — é reunir nesse criptoativo as principais e mais importantes características de todas as outras criptomoedas.

Desse modo, ADA ficaria atrás apenas do Bitcoin em características, sendo que esse é visto como a primeira geração e o Ethereum como a segunda.

Polygon (MATIC)

Outra cripto que vale a pena ficar de olho por conta da capitalização de mercado é a Polygon (MATIC), criada com o objetivo de facilitar as transações dentro da rede Ethereum.

Justamente por tornar mais fácil a vida de quem desenvolve aplicativos nessa blockchain, a MATIC ganhou o status de moeda digital promissora para 2023. Por isso, é bom conferir, de pertinho, sua performance do preço.

Como escolher uma exchange para começar a operar com essas criptomoedas?

Agora que você sabe quais são as criptomoedas promissoras para 2023, deve estar se perguntando como entrar nesse mercado, acertamos?

Antes de darmos essa resposta, precisamos destacar mais um ponto: os ativos digitais são extremamente seguros, e um dos principais motivos é a tecnologia que os embasa, que a blockchain.

Ainda que, nos últimos tempos, as moedas digitais estejam envoltas em cenários de queda, isso não é decorrente da sua segurança, mas, sim, de fatores econômicos.

Por serem voláteis, é praticamente impossível garantirmos que os nomes que citamos realmente terão alta no próximo ano. Porém, há expectativas de que uma situação desse tipo venha a acontecer. 

 LEIA MAIS