A crescente urgência das questões socioambientais contemporâneas demanda uma abordagem interdisciplinar que articule diferentes campos do conhecimento na busca por reflexões e soluções efetivas para os desafios impostos pela crise climática e pela desigualdade social.
Com base no lema do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para 2025, "A gente defende a justiça ambiental para combater a desigualdade social", este evento promove o diálogo entre as semanas acadêmicas dos cursos de Serviço Social, Geografia e História.
A proposta fundamenta-se na compreensão de que as emergências climáticas afetam desproporcionalmente populações vulnerabilizadas e que a degradação ambiental constitui uma expressão contemporânea da questão social, além de ser um problema construído pela e na sociedade ao longo do tempo, tendo sido enfatizado principalmente a partir do final do século XIX e ao longo do século XX, pós Revolução Industrial. Essa situação exige respostas integradas que considerem tanto as dimensões ambientais quanto as sociais dos problemas enfrentados pela sociedade brasileira.
Santa Emília