SOFTWARE WINSPECTOR PRIME

Apresentação

O WinSpector Prime é um sistema de segurança integrado que atende seguramente instalações de qualquer porte.

Planejado para as aplicações corporativas distribuídas, pode administrar até 1.000.000 de usuários.

Conta com os mais modernos recursos para a integração com outros sistemas, tais como: RH, CFTV e Detecção e Alarme de Incêndio. Entre estes recursos, destaca se o protocolo OPC.

É um sistema fácil de operar, com funções acessadas através de menus. Possui telas de auxílio à operação em todos os níveis. Totalmente em Português, suas funções podem ser acessadas a partir de qualquer estação de trabalho.

Foi projetado para operar em ambiente Microsoft Windows. Seu banco de dados aberto permite a integração com os mais variados aplicativos.

A proteção dos dados é garantida através de senhas de acesso definidas para cada operador. As funções que cada operador pode acessar e a que grupos de usuários as funções se aplicam são definidas no próprio banco de dados. Exemplos: Um operador pode ser cadastrado para ter acesso apenas à função de entrada de visitantes; Um chefe de departamento pode ter acesso apenas às informações dos funcionários de sua seção.

Opera com os principais servidores de banco de dados como Oracle, MS-SQL Server, MSDE e MS-Access. Utiliza linguagem padrão SQL. O servidor de dados pode ser dimensionado de acordo com o volume de dados e a segurança requerida na aplicação.

Arquitetura

O WinSpector Prime possui enorme flexibilidade e elegância em sua arquitetura. O uso da rede TCP-IP permite sua expansão para atender aplicações com até 1024 leitores e administrando até 1.000.000 de usuários.

Pode operar com diversas tecnologias de identificação diferentes, ou seja, pode operar simultaneamente com leitores de cartões de tecnologias diferentes, tais como: Wiegand, Abatrack, Smart-card, Barcode, Biometria, etc., todos juntos na mesma aplicação.

A figura abaixo apresenta uma aplicação típica. No desenho estão apresentados alguns sistemas que podem ser integrados com o sistema WinSpector Prime.

Controles disponíveis

O WinSpector Prime conta com uma série de recursos para uso na política de controle de acesso. Cada recurso pode ser ativado isoladamente ou em conjunto. Veja as opções disponíveis para implementação dos controles.

Visitantes

Os visitantes podem receber cartões de acesso especiais e serem fotografados para registro no sistema. Em futuras visitas, os dados dos visitantes, inclusive fotos, são recuperados do banco de dados automaticamente. Há uma tela específica para tratamento de visitantes, de fácil utilização, que pode ter seu uso autorizado para os operadores de portarias de acesso.

Cartões Provisórios

Os usuários podem receber cartões provisórios em substituição temporária aos cartões permanentes. A validade destes cartões é determinada no momento da associação. Quando um cartão provisório é entregue a um usuário, seu cartão permanente é automaticamente desabilitado. Na devolução do cartão provisório, o sistema questiona se deve reabilitar o cartão permanente.

Férias

O acesso a determinadas áreas controladas pode ser restringido caso os usuários estejam em períodos de férias. A informação dos períodos de férias pode ser transferida automaticamente dos sistemas de RH.

Afastamento

Caso seja necessário, os funcionários afastados podem ter seu acesso impedido pelo sistema. Os afastamentos são configurados por datas inicial e final de afastamento. Este controle pode ser ativado para cada área controlada separadamente.

Exame Médico

Cada área controlada pelo sistema pode ser configurada para impedir o acesso de pessoas que não estejam com o exame médico validado. Uma tela específica para a validação de exame médico pode ser autorizada para uso dos médicos.

Integração

A configuração de datas de integração permite o controle de acesso de funcionários/terceiros limitados a períodos de validade de treinamentos e/ou cursos preparatórios.

Feriados

Os feriados podem ser configurados para períodos de até 10 anos e as faixas horárias de controle podem ser habilitadas ou desabilitadas nos feriados. Há uma tela específica para o agendamento dos feriados.

Anti-Dupla Entrada

Em algumas aplicações, o controle anti-dupla entrada pode ser necessário. Nestes casos este recurso pode ser ativado para cada ambiente controlado separadamente. Se for necessário maior rigor, o controle de origem pode ser ativado exigindo que o usuário cumpra uma rota específica antes de ter o acesso autorizado.

Créditos de Acesso

O controle de acesso a restaurantes pode ser realizado com este recurso. O sistema pode controlar a quantidade de passagens dos usuários de acordo com seu saldo de créditos de acesso. O acesso pode ser negado em caso de insuficiência de créditos ou simplesmente contabilizado para controle de utilização.

Funcionários

Tela específica para o cadastramento e consulta de funcionários. Cada pessoa pode ter até 3 fotos arquivadas no banco de dados. Cada ponto de controle pode ser configurado para permitir ou não o acesso de funcionários. Os acessos realizados no sistema podem ser transferidos para sistemas de controle de ponto e freqüência.

Terceiros

Os funcionários de outras empresas (terceirizados) são cadastrados em tela específica. Isto é importante para permitir o acesso às informações dos terceiros de acordo com o perfil de cada operador.

Auditoria

Todas as ações tomadas pelos operadores são registradas no banco de dados. Estes registros são armazenados para possibilitar a emissão dos relatórios de auditoria. Os relatórios permitem conhecer em detalhes o comportamento dos operadores do sistema. Os relatórios podem ser emitidos abrangendo quaisquer períodos ou intervalos de tempo.

Relatórios de Auditoria

As operações realizadas pelos operadores podem ser verificadas a partir da emissão de relatórios sobre os procedimentos adotados na operação do sistema. Os relatórios podem ser emitidos para informar as ações de um operador em particular ou de um grupo de operadores.

Recursos para a Auditoria

O histórico de uso de cada função do sistema pode ser consultado bem como a ação tomada pelo operador, seja quanto a inclusão, exclusão ou alteração de quaisquer informações. Os relatórios de auditoria informam o operador, a identificação do computador utilizado, data, hora e de que forma cada função foi utilizada. Os recursos de auditoria são fundamentais para se garantir a qualidade da operação e a integridade das informações.

Supervisão predial

O WinSpector Prime conta com recursos encontrados nos sistemas supervisórios (SCADA). Possui tela de alarmes, eventos e telas de sinóticos.

As variáveis supervisionadas são do próprio sistema WinSpector Prime (Módulos Flex) ou ainda oriundas de outros sistemas integrados como Detecção de Incêndio ou CFTV.

Informações de quaisquer outros sistemas que possuem protocolo OPC podem ser supervisionadas pelo WinSpector Prime.

As variáveis do sistema possuem uma série de propriedades que podem ser configuradas de acordo com as necessidades da aplicação.

Telas de Alarmes e Ocorrências

A tela de alarmes apresenta as condições de alarme detectadas no sistema. A tela obedece a norma ISO-30 para a anunciação e reconhecimento de alarmes que exige e registra o reconhecimento da condição do alarme pelo operador.

Quaisquer falhas detectadas no funcionamento dos concentradores e/ou dos módulos remotos apresenta uma condição de alarme que poderá ser vista na tela.

Telas de Sinóticos

As telas de sinóticos são de desenho livre e podem receber animações associadas às variáveis do sistema. Criar telas de supervisão torna-se uma tarefa simples e rápida.

Alarmes perimetrais, detectores de incêndio, estado de portas, quaisquer informações podem ser associadas com imagens animadas nas telas de sinóticos.

Disparo de Eventos

Cada variável do sistema pode ser configurada para ativar um aplicativo do sistema operacional sempre que seu estado ligar ou desligar. Isto torna possível, por exemplo, enviar um e-mail automaticamente quando uma situação de alarme for detectada em um dispositivo.

Integração com outros sistemas

O WinSpector Prime dispõe de vários recursos para a perfeita integração com outros sistemas como CFTV e Detecção de Incêndio, além dos sistemas de RH e Ponto.

A integração com CFTV, por exemplo, permite que o WinSpector Prime informe ao CFTV que uma solicitação de acesso foi realizada em um determinado local. Isto fará com que o sistema de CFTV dirija uma câmara para aquele local e inicie uma gravação de vídeo.

Protocolo OPC

A troca de informações através do protocolo OPC é uma das alternativas mais avançadas atualmente. O WinSpector Prime oferece esta forma de comunicação com outros sistemas e disponibiliza as funções de OPC Server e OPC Client, ou seja, pode tanto transmitir dados como receber dados externos.

Protocolos Customizados

As telas de sinóticos são de desenho livre e podem receber animações associadas às variáveis do sistema. Criar telas de supervisão torna-se uma tarefa simples e rápida.

Banco de Dados

Algumas aplicações de Recursos Humanos (RH) e Ponto efetuam a troca de informações com o WinSpector Prime através do banco de dados. Esta troca pode ser feita através de triggers ou procedures instaladas no próprio banco de dados.

Perfil de operadores

O WinSpector Prime oferece recursos para a operação totalmente segura. Cada operador do sistema possui um perfil de abrangência.

Neste perfil são definidas todas as funções do sistema a que terá acesso e o tipo de operação que será permitida como: incluir, excluir e/ou modificar informações. Veja os exemplos abaixo:

Uso dos Recursos

Para cada operador, podem ser especificadas as funções do sistema que poderá utilizar. Em cada função pode ser especificado, ainda, se aquele operador poderá incluir, modificar e/ou excluir informações.

Exemplo: Um operador pode ser cadastrado com direitos de apenas para cadastrar visitantes e consultar informações de funcionários sem permissão de alterar seus dados.

Visão Parcial dos Usuários

Na definição do perfil de um operador podem ser especificados os Grupos de Pessoas "visíveis". Isto é importante para que em aplicações multi-empresas os operadores de uma empresa não tenham acesso às informações de todos os usuários.

Visão Restrita da Instalação

Um operador pode possuir um perfil que lhe permita apenas a visão parcial das instalações. Este recurso é ideal para as aplicações corporativas, de forma que o operador de um site não tenha acesso às informações de outros sites.

Senhas de operação

O controle da operação do sistema WinSpector Prime é feito através de senhas. As senhas são requeridas para iniciar uma sessão de operação nos terminais de operação.

A política de controle das senhas é configurável e permite uma série de possibilidades:

Comprimento das senhas

Podem ser especificadas as quantidades mínima e máxima de caracteres que compõem as senhas.

Prazos de validade das senhas

É possível especificar a quantidade mínima e máxima de dias no prazo de validade das senhas. Este recurso é usado para exigir que os operadores troquem suas senhas regularmente.

Desabilitação Automática

Há o recurso que desabilita um operador automaticamente caso este não efetue login após uma quantidade de dias consecutivos. A desabilitação automática pode ainda ser feita depois de uma quantidade especificada de tentativas inválidas.

Requisitos de complexidade

O sistema também pode ser configurado de forma a exigir requisitos de complexidade na definição das senhas, tais como: maiúsculas, minúsculas, número e símbolos.

Histórico de Senhas

O sistema pode ser configurado para não permitir a reutilização de uma senha anteriormente utilizada dentro de um prazo especificado e/ou uma quantidade de trocas de senha.

Diagnósticos remotos

A possibilidade de realizar diagnósticos de hardware à distância torna mais simples e eficientes os trabalhos de instalação e manutenção. Embora o sistema esteja continuamente verificando as condições do hardware e emita alarmes quando condições anormais são detectadas, existem recursos especiais para verificação dos componentes do sistema.

Estes recursos são muito úteis na fase de implantação e configuração do sistema e importantes nos trabalhos de manutenção preventiva e corretiva. Através destes recursos, a atualização de firmware dos componentes também pode ser realizada remotamente.

HTTP

Os concentradores DECW possuem um servidor o HTTP integrado. O acesso ao serviço é realizado por através de um navegador internet (Internet Explorer, Firefox, Chrome, p. ex.). O uso do serviço é protegido por meio da identificação de usuário e senha. Este serviço permite uma série de verificações das condições gerais do hardware de cada concentrador e de suas unidades remotas (Flex).

FTP

O serviço FTP permite o transporte de arquivos de e para o concentrador. É fundamental nas tarefas de atualização de firmware.

TELNET

Todos os parâmetros de configuração dos concentradores podem ser ajustados remotamente. Podem ser ajustados o endereço IP, rotas de comunicação, máscara de rede, dentre outros parâmetros. Um usuário específico para manutenção e um para configuração do sistema são cadastrados em fábrica. O cliente pode modificar os nomes de usuários e senhas, caso seja necessário.

Através do serviço TELNET podem ser diagnosticados o estado da comunicação de todos os sub-sistemas, além da verificação de entradas e saídas dos módulos remotos.

Servidor WinSpector Prime

O servidor WinSpector Prime é o módulo de software que administra toda a instalação de segurança e controle de acesso. É o responsável pela troca das informações entre o banco de dados e os concentradores e das informações entre os concentradores e os terminais de operação. Pode ser instalado para operar como aplicativo ou como serviço nos sistemas operacionais Microsoft Windows.

Formas de Licenciamento

Uma licença de Servidor WinSpector Prime é acompanhada de uma licença de Terminal WinSpector Prime. As licenças de Terminal WinSpector Prime extras são fornecidas em separado. A quantidade de licenças de Terminal WinSpector Prime determina o limite de conexões simultâneas permitidas.

Capacidade do Servidor

A capacidade e as características do servidor WinSpector Prime são determinadas pela sua categoria, conforme modelos da tabela abaixo: