Eu comprei uma Fx2.0 plus no princípio dos anos 2000.
Estas calculadoras tinham um chip flash que morria rapidamente.
Enviei a minha para a garantia ( na altura, a cargo da Beltrão e Coelho) e a calculadora foi-me devolvida com um belo reset, mas o mesmo problema.
[Ainda tenho a calculadora com o chip flash estragado]
Não tive para me chatear, encomendei uma Algebra Fx 2,0 plus de um site alemão.
A calculadora ainda hoje funciona.
Gosto desta calculadora, não só pelas funcionalidades CAS, mas também pela quantidade de RAM disponível. Ultrapassa a de todas as outras calculadoras Casio que possuo.
Converti todos os programas que escrevi na minha Casio cfx 9950G para esta calculadora.
Foram imensos, ainda estão na memória da calculadora, ainda escrevi muitos mais, mas compreendam que não posso partilhar tudo.
A dar explicações apareceram-me muitos alunos com máquinas 9750 e 9860.
Faziam-me lembrar a minha cfx9950G.
Mas era muito mais rápida, tem uma área de armazenamento.
Assim, há quase uma década, cabei por adquirir uma fx9860GII SD e recorrendo ao software fa-124 da casio, converti todos os programas que estavam na minha Algebra FX2.0plus
Não cabia tudo nos 64kb de RAM desta calculadora, mas tendo memória de armazenamento e cartão SD (eu meti-lhe um microSD de 8Gb da Toshiba), tenho ali mais de 25 anos de programas casio-basic.
Uma vez que a RAM é limitada, eu tenho um "pack" para cada situação...
Se eu estiver a trabalhar em problemas de Mecânica Quântica com esta calculadora, na RAM só tenho programas da área...
Se eu estiver a trabalhar com alunos do secundário, o pack é outro...
Para Estatística, o pack é outro...
Fora isso, faço backups regulares,
[Portanto... a ideia de memórias removíveis numa calculadora destas faz muito sentido, e não, muitas vezes não tenho um computador à mão, e a bateria de um telemóvel não é eterna]
Outra coisa, para as casio 9860, a casio lançou um kit de desenvolvimento em C, com o qual fiz algumas coisas engraçadas.
Com o surgimento do "modo de exame" nas calculadores, estes kits (que também foram lançados pela Texas Instruments) muito lamentavelmente foram desaparecendo.
Off-Topic: Será mesmo que o único mercado para as calculadoras gráficas programáveis é o ensino?
E assim sendo, será que se justifica mesmo obrigar à compra de uma calculadora destas?
Calculadoras com ecrã a cores. Resisti algum tempo a estas. Quando regressei à Madeira em 2011, apareceram-me vários pedidos de explicação, e muitos alunos tinham calculadoras fx CG20 (e até CG10, obtidas salvo erro, via Amazon)
Investiguei as calculadoras e percebi que tinha o mesmo processador que a fx9860GII. A nível de hardware, era quase uma 9860, mas com aquele ecrã com uma resolução superior... Portanto, ia ser uma máquina com consumo de pilhas mais acelerado, e como vim a confirmar, significativamente mais lenta.
Mas houve um ano, em que pelo Natal, ofereci-me uma calculadora fx-cg20, e pilhas carregáveis.
Converti o meu jogo da Batalha Naval, que programei durante uma cadeira chata (daquelas opções que não somos nós a escolher numa licenciatura), e adaptei muitos dos programas que eu tinha para as calculadoras anteriores para esta máquina.
Não tenho uma fx-CG50, que para já parece-me uma CG20 com um overclock, com os mesmo problemas quanto ao consumo de pilhas, mas é bem mais rápida que a CG20.
Todos os programas que escrevi para as CG20 correm nesta calculadora..
A fx CG50 com os sistemas operativos mais recentes corre programas escritos em python...
Para já (2021) o meu python é só utilizado em computadores (incluindo raspberry pis)
Clique numa das calculadoras ou no botão