silas silva da paraíba

Silas Silva da Paraíba

(Kamila Angelo Delgado)

Silas Silva da Paraíba (05/12/1962 - presente) é um poeta e xilógrafo, nascido na cidade de Campina Grande - Paraíba, Silas possui um grande destaque no cenário da cultura popular nordestina, principalmente quando falamos sobre Cordel.

Para além das praças públicas o poeta também é educador e realiza projetos literários, ensinando a arte do cordel, colocando a poesia a serviço da educação, levando para as salas de aulas oficinas de cordel e, também, de xilogravura. A difusão da cultura popular do nordeste é o principal trabalho de Silas Silva. Suas xilografias já estamparam diversas capas de cordéis pelo país.

Um de seus cordéis mais famosos é a Peleja de Zé Ramalho com Raul Seixas, o próprio Zé Ramalho demonstrou reconhecimento e disponibilizou o cordel, na íntegra, em seu site. Confira um trecho desta peleja:

“Eu dormindo em noite fria

Com sono muito pesado

E num sonho prolongado

Fui pra uma cantoria

Um poeta me pedia

Um mote sem atrapalho

Cantou sem fazer atalho

Conheci nas suas deixas:

Vi que era RAUL SEIXAS

Cantando com ZÉ RAMALHO.

Eu saudei os cantadores

E recomendei no mote

Explicar pra que se note

(Já que são dois pensadores)

O sofrer dos pecadores

Que vivem do indecente.

Deixe tudo consciente

Debaixo do seu chapéu

PRA CHEGAR ATÉ O CÉU

E VIVER ETERNAMENTE.”

Além disso, Silas recebeu a Medalha de Honra ao Mérito entregue pela Academia Paraibana de Literatura de Cordel, uma homenagem e reconhecimento pela sua obra, tanto no Cordel quanto na xilogravura. O poeta também possui um blog que fala das riquezas culturais nordestinas, com ênfase na Literatura de Cordel.

Referências: Blog do autor, disponível em <http://poetasilassilvacordel.blogspot.com/>. Acesso em: 16 de maio de 2020.

RIBEIRO, Ricardo. Biografia Silas Silva: A poesia, o cordel e o poeta. Disponível em <http://poetasilassilvacordel.blogspot.com/p/biografia-e-perfil.html>. Acesso em: 16 de maio de 2020.

SILVA, Silas. Peleja de Zé Ramalho com Raul Seixas. Disponível em <https://zeramalho.com.br/sec_livros_view.ph?id=20>. Acesso em: 16 de maio de 2020.