sebastião marinho

Sebastião Marinho

(Kamila Angelo Delgado)

Sebastião Marinho da Silva (10/03/1948 - presente) é um cantador repentista profissional, nascido em Solânea, Paraíba. Ainda criança trabalhou na lavoura junto com os pais, e gostava de assistir às apresentações dos repentistas no pé de serra em que nasceu. Teve como professores João da Silveira, Zé Duda Flor, Antônio Eugênio da Silva, João Caetano e outros grandes cantadores e cordelistas da época. Em uma entrevista para a revista digital RitmoMelodia, Sebastião afirma que na sua infância brincava com Viola feita de madeira e fios de agave simulando as Violas dos Violeiros.

Desde os vinte anos faz do repente profissão, lutou pelo seu sonho e tornou-se um cantador repentista profissional. Já nessa época Sebastião começou a trabalhar em emissoras de rádio em várias cidade. Foi em uma viagem para um evento que o repentista decidiu se fixar na cidade de São Paulo, mas sempre visita sua terra natal. O repentista ainda tornou-se presidente-fundador e dirigente da União dos Cordelistas, Repentistas e apologistas do Nordeste – UCRAN. Antes de conseguir viver só com a renda da viola Sebastião trabalhou como zelador em um prédio para complementar a renda.

O cordel mais famoso do repentista é uma adaptação da obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare, para os versos do cordel. Nesta adaptação a Coleção Clássicos em Cordel (Editora Nova Alexandria) ganha mais um título de grande beleza poética.

Referências:

MARINHO, Sebastião. Entrevista concedida a Antonio Carlos da Fonseca Barbosa. Revista digital RitmoMelodia, 01 de agosto de 2002. Disponível em <https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/sebastiao-marinho/amp/>. Acesso em: 16 de maio de 2020.

Sebastião Marinho da Silva. Museu da pessoa. Disponível em <http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/pessoa/sebastiao-marinho-da-silva-16832>. Acesso em: 16 de maio de 2020.