Moreira de Acopiara

Moreira de Acopiara

Manuel Moreira Júnior nasceu em Acopiara, no Ceará, em 23 de julho de 1961, e escreveu seus primeiros versos aos treze anos, influenciado pelos mestres da literatura de cordel e pelos cantores repentistas. Se mudou para São Paulo, onde trabalhou em várias áreas diferentes, em lugares como posto de gasolina, churrascaria e choperia.

Publicou mais de cem cordéis e vários livros, além de ter dois CDs gravados. Em 2004 se tornou parte da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). Publicou vários de seus cordéis pagando do próprio bolso, e algumas obras pela Editora Duna Dueto.

Atualmente dá aulas de cordel aos detentos do Centro de Detenção Provisória em Diadema, em São Paulo.

Entre suas principais obras estão “Canudos e a saga de Antônio Conselheiro” e “Colcha de Retalhos”. Abaixo um trecho do cordel “Nos caminhos da educação”:

“Eu já escrevi cordéis

Falando de Lampião,

Frei Damião, padre Cícero

E outros mitos do sertão,

Mas agora os versos meus

Serão sobre educação.”


Fonte:

MANUEL MOREIRA JÚNIOR. MUSEU DA PESSOA. Disponível em: <https://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/pessoa/manoel-moreira-junior-moreira-de-acopiara-26175> Acesso em: 28 out. 2019.

MOREIRA DE ACOPIARA. DUNA DUETO. Disponível em: <http://www.dunadueto.com.br/website/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=64&Itemid=142> Acesso em: 28 out. 2019.