maria ilza bezerra

MARIA ILZA BEZERRA


(texto cedido pela autora)

MARIA ILZA BEZERRA, nasceu no município de Pio IX, mas escolheu ser natural de Fronteiras-PI, quando fez a sua certidão de nascimento aos 18 anos, onde passou boa parte dos seus anos. Professora em Letras Português e Inglês. Com vasta experiência em sala de aula, do ensino fundamental ao ensino superior, na área de língua e literatura. Morou em Maceió, em Teresina. “Sempre morando, estudando e trabalhando”. Aniversaria em 22 de dezembro. Alfabetizada pela sua mãe (costureira). O seu primeiro contato com a leitura foi através dos romances de cordel, dentre eles: Iracema, O Pavão Misterioso, Coco Verde e Melancia... Lia diariamente para seus pais e vizinhos idosos e crianças. Mais tarde descobriu os clássicos da Literatura Brasileira, Portuguesa e Universal.

Ela sempre diz: “Não sou árvore pra fincar raízes, quando alguém me pergunta de onde sou, só tenho uma resposta, sou do mundo.” Autora dos cordéis: “Romeu e Julieta”, 3ª Edição pela Editora Luzeiro. “Nas Garras do Gavião”, “A Saga de Antônio dos Andores”, “A Verdadeira História de Maria das Tiras”, “Juanita das Sete Eiras”, pela editora Tupynanquim, “Dona Guidé (uma mulher sem fronteiras),” Irmã Helena em versos de cordel”, pela RIMA. Sua primeira publicação foi em poema: “Tudo é um Momento”, pela HD Livros.

Em 2017 se mudou para a cidade de Picos, cenário das suas narrativas em cordel, um dos seus Reinos. “Quando me perguntam o que estou fazendo em Picos, eu falo: estou desfazendo-me e tecendo-me com as linhas de cordel, a textura de um pão doce e a melodia do canto do Tetéu, entre calçadas altas, ruas estreitas e morros que nem sei o nome.” Ainda acrescento: “Não estou à toa na Capital do Mel, pois já ganhei 3 títulos: MULHER Vitoriosa, Mulher EXTRAORDINÁRIA e Mulher PÉROLA. Fiz um curso de Teatro e outro de Fotografia Digital.”

Pela sua experiência de leitura e escrita de cordel, hoje ministra palestras e oficinas envolvendo os mais diversos temas da literatura de cordel com humor e poesia Whatsapp (86)9 9438-2722

Juanita da sete eiras

Só peço à Deusa Minerva

A divina inspiração

E também sabedoria

Com bastante erudição

Para falar de uma mulher

Que viveu no meu sertão.

[...]

Juanita do Torado

Assim era conhecida

Contava belas histórias

E era muito divertida

Carregava seus mistérios

E por mim, ficou querida.


https://www.facebook.com/ilzabezerra.cordel