João ferreira de lima

João Ferreira de Lima

(Bianca Almeida)

João era pernambucano de São José do Egito, nasceu em 1902. Além de poeta, foi astrólogo, mostra o ABLC. Autor do mais célebre almanaque popular nordestino, o Almanaque de Pernambuco, lançado em 1936, e que entre 1936 e 1972 alcançou uma tiragem de mais de setenta mil exemplares.

A Fundação Casa Rui Barbosa diz que nas obras de João destacam-se dois grandes clássicos da Literatura de Cordel: “Proezas de João Grilo” e “Romances de Mariquinha e José de Souza Leão”. Sobre o primeiro folheto, o autor escreveu originalmente em sextilhas num folheto de oito páginas, por volta de 1948, a obra foi ampliada para 32 páginas.

Percorreu vários temas da poesia popular, privilegiando as Discussões e Pelejas, publicou Discussão de dois poetas, Antônio da Cruz com Cajarana e Peleja de João Athayíde com João Lima, do qual temos conhecimento de duas edições.

Uma vertente em particular a ser notada na obra de João Ferreira de Lima é a crítica e a sátira social, publicou poucos títulos, mas de grande qualidade e influenciou uma série de grandes autores com o seu João Grilo.

E agora, os versos de “As Proezas de João Grilo” que inspirou a criação do personagem protagonista do “O Auto da Compadecida”, a famosa peça de teatro de Ariano Suassuna que virou filme e minissérie na rede Globo, segundo a Charlezine.

“As Proezas de João Grilo”

“Na noite que João nasceu

houve um eclipse na lua

e detonou um vulcão

que ainda continua

naquela noite correu

um lobisomem na rua.

Porém João Grilo criou-se

pequeno, magro e sambudo

as pernas tortas e finas

e boca grande e beiçudo

no sítio onde morava

dava notícia de tudo.

João perdeu o seu pai

com sete anos de idade

morava perto de um rio

Ia pescar toda tarde

um dia fez uma cena

que admirou a cidade.”

(...)

REFERÊNCIAS Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.ablc.com.br/o-cordel/grandes-cordelistas/

Charlezine. Proezas de João Grilo. Disponível em: https://charlezine.com.br/proezas-de-joao-grilo/

Fundação Casa Rui Barbosa. João Ferreira. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/JoaoFerreira/joaoFerreiradeLima_biografia.html#