Gonçalo ferreira da silva

Gonçalo Ferreira da Silva

(Bianca Almeida)

Gonçalo é poeta, contista e ensaísta, nasceu na cidade cearense de Ipu, no dia 20 de dezembro de 1937. Aos 14 anos, foi para o Rio de Janeiro, onde em 1963, publica pela Editora da Revista Rural Fluminense o primeiro livro: “Um Resto de Razão”, coletânea de contos regionais do Nordeste.

Segundo o site Casa Rui Barbosa, Gonçalo tem início, em 1978, a produção de literatura de cordel, quando, ao realizar estudos sobre cultura popular, na Fundação Casa de Rui Barbosa, conhece o pesquisador Sebastião Nunes Batista e, em companhia dele, passa a frequentar a Feira de São Cristóvão.

Por ocasião de morte do amigo, em 1982, compõe junto com Orígenes Lessa e outros poetas, o folheto “A Lamentação” dos poetas na morte de Sebastião Nunes Batista, editado pela Casa de Rui Barbosa.

O ABCL ressalta também que o poeta é fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), Gonçalo é intuitivo e de técnica refinada. É, no entanto, a abrangência dos temas que aborda que o situa entre os principais autores nacionais, tendo produzido diversos títulos com a temática de ciência e política. Quando participa de congressos e festivais é comum vê-lo contando histórias em versos rimados e de improviso.

Um trecho dos seus versos mais conhecidos a seguir:

“Labareda – O capador de covardes”

“Num belo dia em que o Sol

para o poente caía

num povoado distante

o dito homem bebia

cana, sem saber que aquele

era o seu mais negro dia.

O grupo do Lampião

com um refém da fazenda

invadiu o povoado

e ao penetrar na venda

Lampião, frio e sinistro

disse: – Sujeito, se renda.”

(...)

REFERÊNCIAS Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.ablc.com.br/o-cordel/grandes-cordelistas/

Fio Cruz. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7&sid=5

Fundação Casa Rui Barbosa. Gonçalo Ferreira. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/GoncaloFerreira/goncaloFerreira_biografia.html#