franklin maxado

Franklin Maxado

(Anna Clara Gobbi)

Franklin Cerqueira Barreiros Machado, Franklin Maxado ou ainda Machado do Nordeste, nasceu em 15 de março de 1943 e é graduado em direito pela UCSAL (Universidade Católica do Salvador) e jornalismo pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Saiu do nordeste nos anos de 1970 e se mudou para São Paulo, onde se aperfeiçoou na arte do cordel e da xilogravura. Mais tarde, vai para Bahia trabalhar em uma emissora de TV como especialista em cordel. Também trabalhou em Museus, como Museu Regional de Arte, o Museu Casa do Sertão. Hoje, o poeta conta com a publicação de mais de 400 folhetos em seu nome. Além disso, faz estudos analíticos acerca da Literatura de Cordel, como “Cordel” (2007) e “O que é cordel na literatura popular”. (2012).

Dentre suas obras mais aclamadas, temos “O Casamento do Lobisomem com uma Vampira Feiticeira”, “A lenda da Iara é a mesma de Iemanjá e das sereias”.

Leia um excerto do texto “O Santo Jumento no Reino dos Céus”, em que o elemento maravilhoso da obra de Maxado é muito aparente:



Serviram muitos pãezinhos

Nota dez para o bufê

Providenciaram gelo

Que sobrou a derreter

E por não precisar tanto

Caíam Por todo canto

E começou a chover


Foi a chuva de granizo

Que virou tal trovoada

Com os trovões ribombando

Devido àquela zoada

Os mortais da Terra então

Rezaram a oração

Pensando na data marcada


Acharam ser nosso mundo

Que estava se acabando

Pois chovia gelo roxo

Se viu menino chorando

Se viu mulher já parindo

E loucos até sorrindo

E os casais se abraçando


Referências:

OLIVEIRA, C. M., GALVÃO, R. M., SEIDEL, R.H O insólito nos cordéis de Franklin Maxado. Bahia: v. 15, n. 1, p. 27 - 38, 2014.

MAXADO, Franklin. O santo jumento no reino dos céus. [S. l.: s. n.], 1979.