Auritha tabajara

Auritha Tabajara

(Maria Eduarda Rossato)

Auritha Tabajara, a primeira cordelista indígena do Brasil, é também escritora, contadora de histórias e poeta. Nascida em uma aldeia Imburana do povo Tabajara, localizada na serra de Ibiapaba, Ceará. A autora de 38 anos é apaixonada pela escrita desde os seis, quando aprendeu a ler. Sua maior inspiração é sua avó, a parteira, benzedeira e uma das mais importantes contadoras de histórias da aldeia. Auritha se apaixonou por poesias e cordéis pelo rádio de pilha de seu avô, nele ela ouvia todos os dias pessoas declamando Patativa Assaré, a partir daí ela começou a escrever histórias de sua avó com rimas, e o que a princípio era só uma brincadeira, virou sua profissão.

A cordelista, se mudou para capital de São Paulo com a decorrência do término de um relacionamento. Ela sentiu uma mudança enorme em sua vida, pois estava acostumada a viver em contato com a natureza, sem poluição, o que levou a sentir falta da aldeia e seu povo, foi aí que ela prometeu a si mesma que nunca deixaria a história de seus ancestrais e sua cultura morrer, levando para seus escritos. Aurita sofreu muitos atos racistas durante a sua trajetória, mas nunca deixou se abater e continua sua linda carreira de escritora. Em São Paulo, cidade onde vive atualmente, ela leva sua contação de histórias para as salas de aulas de diversos colégios e continua a compor vários cordéis e poesias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARTE!BRASILEIROS: Auritha Tabajara, “Magistério indígena em verso e prosa”. São Paulo: Digital Network Brasileiros Ltda., 20 abr. 2018. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/cultura/auritha-escritora-do-povo-tabajara-mulher-nordestina-pedra-de-luz/. Acesso em: 26 maio 2020.

IHU ON-LINE: O grão. São Leopoldo - Rs: Revista do Instituto Humanitasunisinos, 27 ago. 2018. Mensal. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/7401-o-grao. Acesso em: 26 maio 2020.

ITAÚ CULTURAL: Auritha Tabajara traz a cultura indígena para o cantinho da leitura. São Paulo: Itaú Cultural, 20 maio 2019. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/auritha-tabajara-traz-a-cultura-indigena-para-o-cantinho-da-leitura. Acesso em: 26 maio 2020

MARACÁ: CORAÇÃO NA ALDEIA, PÉS NO MUNDO – AURITHA TABAJARA. 2018. Disponível em: https://www.livrariamaraca.com.br/produto/pre-venda-coracao-na-aldeia-pes-no-mundo-auritha-tabajara/. Acesso em: 26 maio 2020.

MÉDIUM: Auritha, a cordelista do povo Tabajara. 2018. Guia Maria Firmino. Disponível em: https://medium.com/guiamariafirmina/auritha-a-cordelista-do-povo-tabajara-b403ca8d7a6b. Acesso em: 26 maio 2020.

OCA BABEL- projeto de escrita coletiva e multilíngue . Disponível em: https://www.babelfestival.com/wp-content/uploads/2019/07/OCA_BABEL_PosterWWW.pdf Acesso em: 20 maio 2020

PENSADOR: Auritha Tabajara. Dispinível em: https://www.pensador.com/autor/auritha_tabajara/ . Acesso em: 26 maio 2020