antônio teodoro dos santos

Antônio Teodoro dos Santos

(Alan Sanches da Silva)

Antônio Teodoro dos Santos nasceu em 24 de março de 1916 na cidade baiana de Jaguarari. Aos 34 anos foi para São Paulo trabalhar na Editora Prelúdio que havia sido inaugurada recentemente. Por esse motivo, ele ficou conhecido como o Poeta Garimpeiro, pois ele abriu os caminhos do cordel no sudeste brasileiro.

Em São Paulo, o poeta publicou muitos cordéis que geralmente tinham como tema heróis ou anti-heróis, entre os mais famosos estão A vida criminosa de Antonio Silvino, A vida de Pedro Malazarte, A vida de Pedro Sem e sua chegada ao céu e Vida e Tragédia do Presidente Getúlio Vargas. Este teve uma incrível vendagem de duzentos e oitenta mil exemplares.

Apesar do sucesso de seus cordéis, o poeta enfrentou problemas em sua vida com o álcool e a depressão que o distanciaram cada vez mais da editora e da produção dos folhetos. O artista então voltou a morar na Bahia, em Senhor do Bonfim, onde faleceu em 23 de outubro de 1981.

A seguir podemos observar o trabalho do poeta com as palavras nos trechos do cordel chamado As Lágrimas do Palhaço, obra que foi relançada pela editora Luzeiro:

“Neste livro eu vou fazer

Rimas, oração e traço

Não quero que meu leitor

Na letra tenha embaraço

Saiba que agora vai ler

As “Lágrimas de um Palhaço”.

Nossa vida passo a passo

É submersa num véu

Quem triunfa dá um riso

Se julga quase no céu

Quem sofre tem alma presa

Como a caça no mundéu.

O mundo tem por um réu.

Um coitado sofredor.

Que às vezes é bom cristão

Justo pra Nosso Senhor,

Quando se diz: Coitadinho

Ele já sofreu a dor.

Eu como sou trovador

Quero contar o romance

De quem se viu desprezado

No mais grandioso lance

Quem tiver a mesma sorte

Não tem leito que o descanse.”

Referências Bibliográficas

ANTÔNIO TEODORO DOS SANTOS – PERFIL BIOGRÁFICO. Fundação Casa de Rui Barbosa. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/janela_perfis.html. Acessado em: maio de 2020.

EDITORA LUZEIRO RELANÇA CORDEL DE ANTÔNIO TEODORO DOS SANTOS. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://varnecicordel. blogspot.com. br/2011/02/editora-luzeiro-relanca-cordel-de.html>. Acesso em: maio de 2020.

FARIAS, Marco Haurélio F. Antônio Teodoro dos Santos - uma história para ser contada. Cordel Atemporal, 2009. Disponível em: https://marcohaurelio.blogspot.com/2009/07/antonio-teodoro-dos-santos-uma-historia.html. Acessado em: maio de 2020.