Prefeitura Municipal de Pindaí


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com a Comissão Municipal de Governança - CMG, tem a honra e satisfação de convidar toda a sociedade Pindaiense para participar da Consulta Pública on-line do Referencial Curricular Municipal, com o objetivo de democratizar, conferir transparência e assegurar a participação popular no processo de construção do documento.


A versão preliminar do Referencial Curricular Municipal será disponibilizada em sua íntegra para o acesso da comunidade através deste site.

O Documento Curricular Referencial de Pindaí tem o objetivo de assegurar os princípios educacionais, a proposta da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, e garantir o direito de aprendizagem a cada estudante da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Trata-se de um currículo que engloba os marcos legais com suas alterações e atualizações pedagógicas e respeita a diversidade no sentido de se aproximar da comunidade escolar para propor a construção de um documento curricular pautado nas especificidades e singularidades, fortalecendo assim a territorialidade e identidade de cada munícipe.

A (Re)elaboração do Referencial Curricular teve início com a assinatura do Termo de Compromisso firmado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a UNDIME-BA (União dos Dirigentes Municipais de Educação), em parceria com a UFBA (Universidade Federal da Bahia), a UNCME-BA (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) e o Itaú Social.

A organização do percurso aconteceu da seguinte forma:

  • Publicação da Portaria de Nomeação da Comissão Municipal de Governança - CMG;

  • Organização dos grupos de Estudos e Aprendizagens - GEAs, envolvendo os gestores, coordenadores pedagógicos, professores e equipe técnica da Rede Municipal de Ensino de acordo com as Etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental) e Modalidades (EJA, Educação do Campo, Educação Quilombola, Educação Especial na perspectiva da Inclusão);

  • Participação nas ações formativas através de lives organizadas pela Undime;

  • Encontros virtuais e presenciais de estudos e orientação para a produção dos textos com a participação de todos os educadores envolvidos no processo de elaboração.

COMO PARTICIPAR?

ATENÇÃO!

Abaixo se encontra os formulários para a consulta pública do Documento Curricular Referencial do Município de Pindaí- DCRPI

Acesse os arquivos para análise e participe preenchendo o formulário abaixo

O texto foi dividido da seguinte forma:

PARTE I – FUNDAMENTOS, PROCESSOS, CONCEITOS E CONTEXTO

PARTE II – EDUCAÇÃO INFANTIL

PARTE III – ENSINO FUNDAMENTAL

PARTE IV MATRIZ CURRICULAR


LINK DO DOCUMENTO PRELIMINAR ABAIXO:




Entre em contato pelo e-mail semecpindai@hotmail.com para saber mais sobre o projeto