A interiorização da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Itacoatiara começou a dar seus primeiros passos no ano de 1991, com a instalação do Campus Avançado de Itacoatiara, que desenvolvia capacitação dos professores da rede pública de ensino por meio de contratos e convênios entre a Universidade, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.
Devido à ausência de prédio próprio o Campus Avançado utilizava-se da infraestrutura de prédios públicos locais, este modelo perdurou durante anos e formou várias turmas dos cursos de Pedagogia, Geografia, História, Ciências Naturais, Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Administração.
O Campus Universitário Moysés Benarrós Israel foi criado em 25 de novembro de 2005, por meio da Resolução N°. 021 do Conselho Universitário (CONSUNI), para atender a demanda de ensino superior dos municípios de Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba e a sede Itacoatiara.
No ano de 2006, com a Resolução N°. 24 do CONSUNI, foi criada a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara, para atuar nas áreas de ciências exatas e tecnologia, inicialmente com seis cursos: os Bacharelado em Engenharia de Produção, Química Industrial, Ciências Farmacêuticas, Sistemas de Informações e as Licenciaturas duplas em Ciências: Matemática e Física e Ciências: Química e Biologia.
Já em 2007, a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara passa a chamar-se Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), criado no âmbito do Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior tem como objetivos formar cidadãos qualificados e gerar conhecimento científico e tecnológico nas áreas prioritárias de tecnologia, educação e saúde, contribuindo para o desenvolvimento do interior do estado.
No ano de 2009, foram construídos mais 4 prédios compondo a estrutura atual do Instituto. Hoje a área construída perfaz aproximadamente 10.807 m2, divididos em um prédio de 3.162,72 m2, que abriga 25 salas de aula, auditório com 210 lugares, sala de reprografia, cantina e área de convivência (Bloco A); um prédio de 3.165,72 m2 que abriga laboratórios de farmácia, química, biologia, física, matemática, informática, e ensino de ciências (Bloco D); um prédio de 3.162,72 m2, que abriga uma biblioteca com cerca de 13.000 volumes e salão de leitura, as coordenações de curso e salas de professores (Bloco E); um prédio de 1.134 m2 que exclusivamente abriga laboratórios de engenharias (Bloco C), além do prédio antigo destinado à direção, coordenação administrativa, protocolo, almoxarifado e apoio à comunidade acadêmica, com 152,35 m2 (Bloco F).
Em 2010, foi aprovada a criação do curso de Engenharia de Software destinado a fornecer mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, computadores, telefones celulares e outros.
No ano de 2012 iniciaram os cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Agronomia e o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, em nível de mestrado e de caráter multidisciplinar, com ênfase nas áreas de bioenergia e manejo de recursos amazônicos, prospecção química, biológica e desenvolvimento de substâncias bioativas e estudos teóricos e computacionais em física e/ou química.
RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA
No final do ano de 2013, a Residência Universitária do ICET “Josenita de Oliveira Alves” começou a ser construída e foi entregue aos gestores do Instituto em 2017. Localizado na Rua Vereador Adolfo Olímpio, esquina com a Av. Mário Andreazza, o edifício com quatro pavimentos, dotado de elevador, totaliza 120 leitos mobiliados para atender as necessidades básicas dos residentes.
Cada apartamento, com cozinha, banheiro e lavanderia individualizados é distribuído para até quatro pessoas. Somada a área de lazer, salão de estudos, estacionamento, chega-se a 2.400 m2 de área construída. O terreno onde está localizado a Residência Universitária foi objeto de doação efetuada pelo município de Itacoatiara, nas representações dos poderes Executivo e Legislativo municipais, no ano de 2010, com o fim social de se construir a morada acadêmica.
Atualmente, a Universidade Federal do Amazonas, por intermédio do Programa Nacional de Assistência Estudantil do Ministério da Educação – PNAES, tem dado suporte com o Auxílio RUNI no valor de R$ 200,00 para cada um dos 120 estudantes beneficiários do programa.
Ainda em 2012, a Prefeitura Municipal de Itacoatiara doou um terreno com área de 40 hectares, localizado às margens da Rodovia AM 010, no KM 260 (MAO-ITA), onde a unidade se encontra em plena consolidação e expansão da Universidade Federal do Amazonas no município de Itacoatiara, com a construção do Campus Prof. Anilton de Souza Filho.
Em obras desde 2014, o novo Campus do ICET permitirá a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação com infraestrutura educacional. Com a entrega em 18 de dezembro de 2020, são mais 4.454,56m2 de área construída para o Instituto.
A nova estrutura segue o padrão arquitetônico dos demais prédios dos campi do interior e do setor Sul do campus – sede da Ufam. Possui três pavimentos, além do térreo, que abrigam oito salas de aula, laboratórios de ensino nas áreas de Engenharia Sanitária e Agronomia e laboratórios de pesquisa da pós-graduação, laboratório de informática, biblioteca, setor administrativo, sala de reunião, 30 salas de professores, subestação, estacionamento para 120 veículos e estação de tratamento de esgoto.
Atualmente, o Instituto de Ciências Extas e Tecnologia (ICET/UFAM) possui mais de 18.000m2 somando todas as suas dependências, garantido à comunidade acadêmica estrutura necessária para excelentes desempenhos no Ensino, Pesquisa e Extensão. Toda essa estrutura credencia, ainda, o Instituto como a maior unidade da Universidade Federal do Amazonas no interior em área construída e que possui o maior quantitativo de cursos ofertados.