ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 anos da descriminalização
"25 anos da descriminalização" é o tema central do início dos trabalhos do I Congresso ICAD.
As atividades iniciarão com a conferência "Inovação nas Adições: Estratégias Europeias para um Futuro Sustentável", prosseguirão com outra conferência "25 anos de Descriminalização" seguindo-se a mesa "Legalização, Liberalização, Regulamentação SPA", todas de alguma forma relacionadas com a Lei nº30/2000, de 29 de novembro, que operou a conversão da qualificação jurídico-legal de uma conduta de infração penal em infração de natureza administrativa, estabelecendo um novo regime aplicável ao consumo e posse de substâncias psicoativas ilícitas.
Saiba mais no programa.
Pedimos o favor de proceder à sua inscrição no I Congresso ICAD, ainda que seja moderador, dinamizador ou orador. Esta sua ação facilitará a logística do evento, nomeadamente, no que toca ao número de refeições a providenciar ou ao envio do certificado de participação.
O secretariado do I Congresso ICAD recebeu, até à data de hoje (dia 22 de maio), 605 inscrições.
O programa do I Congresso ICAD foi atualizado e conta, agora, com a confirmação de duas visitas culturais que serão realizadas, às 18h30 dos dias 16 e 17.
Num passeio a pé pelas ruas de Castelo Branco seremos guiados por um especialista da Câmara Municipal de Castelo Branco, que é uma das entidades nossas parceiras.
O I Congresso do ICAD, que terá lugar em Castelo Branco nos dias 16, 17 e 18 de junho, sob o tema central "Inovação em CAD", representa uma oportunidade para edificar conhecimento coletivo, capacitar profissionais como agentes de mudança e aprofundar a aplicação de evidências científicas na compreensão da complexidade dos comportamentos aditivos e dependências. A escolha de Castelo Branco sublinha a importância da descentralização do debate, promovendo a integração de diferentes realidades regionais e valorizando o conhecimento como pilar essencial na construção de soluções comunitárias eficazes.
O I Congresso contará com 10 mesas redondas, 4 conferências, 9 workshops, comunicações livres e posters, abordando as diversas dimensões das adições. Estas sessões proporcionarão um espaço privilegiado para refletir sobre a necessidade de abordagens multidisciplinares, centradas no cidadão, promovendo um diálogo construtivo entre diferentes áreas do saber.
Como refere Pavel, dada a complexidade física e psicossocial das causas e sintomas dos comportamentos aditivos e dependências, qualquer abordagem segmentada deve dar lugar, num contexto local e a longo prazo, a metodologias integradas, colaborativas e centradas na pessoa como um todo. O I Congresso reforça a necessidade de colocar o cidadão no centro das ações, pois os comportamentos aditivos estão, em grande parte, ligados às condições de vida. A clínica demonstra que a saúde está diretamente associada à qualidade subjetiva e social das nossas atividades, e os progressos da epigenética ilustram como os nossos comportamentos, a nossa alimentação, o exercício físico que praticamos e a forma como lidamos com o stress influenciam a nossa saúde, modificando a expressão dos nossos genes.
A cooperação surge, assim, como um elemento fundamental para o progresso na saúde, incentivando a criatividade e promovendo abordagens integradoras. O I Congresso sublinha a importância da colaboração entre as diferentes áreas do conhecimento. Apenas através de uma cooperação bem-sucedida poderemos construir um sistema mais eficaz, inclusivo e solidário ao serviço das comunidades. É ao experimentar esta cooperação bem-sucedida que poderemos evitar a tentação de nos fecharmos em torres isoladas ou em conflitos entre indivíduos, especialidades, abordagens ou instituições.
É neste contexto que o I Congresso do ICAD se afirma como um espaço de reflexão, inovação e cooperação no campo das adições.
Seja bem-vindo/a!