Conheça os palestrantes que integram o Congresso de Educação Moderna 2021:

Anna Altenfelder

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientia, além de mestre e doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. É especialista em alfabetização, currículo, formação de professores e políticas públicas de educacionais e, hoje, é presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação, onde atua há mais de 15 anos, tendo sido pesquisadora, formadora, autora de materiais para professores, gerente de projetos e superintendente.


Atila Iamarino

Biólogo bacharelado (2006), doutor em microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo e divulgador científico na internet. Fez pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Fundador da maior rede de blogs de ciência em língua portuguesa, o ScienceBlogs Brasil. Atualmente faz comunicação de ciência no Nerdologia e no próprio canal no YouTube para mais de 2 milhões e meio de pessoas.


Bel Santos Mayer

Educadora social, há mais de 20 anos é coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC, co-gestora da Rede LiteraSampa, formadora de jovens mediadores de leitura. Licenciada em Ciências/Matemática e bacharel em Turismo, tem especialização em Pedagogia Social e é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo (EACH/USP), pesquisando a contribuição das bibliotecas comunitárias para o estudo das mobilidades. É professora da pós-graduação do Instituto Vera Cruz.


Bruno Souza

Bruninho como prefere ser chamado, atua na área social nos territórios de Parelheiros e MBoi Mirim, extremos da Zona Sul de São Paulo, Brasil. O estudante do último semestre de Pedagogia possui formação em Direitos Humanos pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e com outros(as) jovens atua na promoção de protagonismo e liderança. Na Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, onde atua há 7 anos, tem como objetivo promover o acesso á leitura literária por meio de ações que incentivam a formação crítica dos leitores, utilizando diversas formas de linguagens sociais e culturais.


Eduardo Deschamps

Engenheiro eletricista, pós-graduado em Empreendedorismo na Engenharia, mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Engenharia. Possui MBA em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Lideranças Públicas – CLP em parceria com a Harvard Kennedy School. Professor da Universidade Regional de Blumenau. Reitor da FURB (2006-2010). Professor do MBA em Liderança e Gestão Pública do CLP (2019). Secretário-adjunto (2011) e Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina (2012-2018). Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – (2015-2016). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (desde 2011) e do Conselho Nacional de Educação (2016-2020) onde exerceu a Presidência do Conselho Pleno entre 2016 e 2018 e presidiu as Comissões do Sistema Nacional de Educação, do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular.


Elzimar Goettenauer

Professora da Faculdade de Letras da UFMG e doutora em Letras Neolatinas pela UFRJ. Atua na graduação e na pós-graduação em Estudos Linguísticos e no Mestrado Profissional. Graduada em Serviço Social, licenciada em Letras e mestra em Letras/Literatura Brasileira pela UFF. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Letras Modernas da USP. Lecionou durante vinte anos em escolas da Educação Básica. Pesquisadora nas áreas de Linguística Aplicada e de Análise do Discurso.


Gina Vieira Ponte

Professora da educação básica na Secretaria de Educação do DF há 29 anos. Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília. Mestra em Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, especialista em EAD, em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, pela Universidade de Brasília. Autora do Projeto Mulheres Inspiradoras, agraciado com 13 prêmios, entre eles, o I Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos. O projeto hoje é uma política pública no Distrito Federal e está presente em mais de 40 escolas de educação básica no DF e em escolas públicas municipais de Campo Grande, MS.


Helena Singer

Líder da Estratégia de Juventude América Latina na Ashoka. Também é consultora em projetos de pesquisa e formação em educação e inovação social. Como Assessora Especial no MEC, presidiu a iniciativa por Inovação e Criatividade na Educação Básica em 2015. Foi Diretora da Cidade Escola Aprendiz e chefe do Departamento de Ações Estratégicas e Inovação do Sesc Nacional. Doutora em Sociologia pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp. É autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior sobre educação e direitos humanos.


João Carlos Martins

O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.


José Francisco Soares

Doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016 e atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluacion Educativa del México e foi consultor do BID e da OCDE para questões de avaliação educacional.


Leandro Holanda

Mestre em Ciências pela USP e especialista em tecnologias digitais para a educação pela PUC-SP. Trabalhou em projetos na área de educação na Fundação Lemann e como especialista em educação na Microsoft. Atualmente é professor no Instituto Singularidades, na PUC-SP e diretor da Tríade educacional.


Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar pela USP e Mestre em Educação pela PUC-SP. Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). É autora de livros didáticos além de outras obras didáticas da mesma editora. É diretora na Tríade educacional e coordenadora de curso de Pós-graduação no Instituto Singularidades.


Luciana de Freitas

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Atua na graduação, na qual leciona disciplinas de Prática de Ensino para o curso de Letras, e na pós-graduação, em Estudos de Linguagem. É licenciada em Letras pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) e bacharela e licenciada em História, mestra em Letras/Linguística e doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou em escolas públicas e particulares da Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, e em universidades particulares.


Monja Coen

Atua como monja e mestra dos ensinamentos de Buda, além de escrever e dar palestras em todo o Brasil e em países como Japão, Portugal e Suíça. Abadessa do Templo Taikozan Tenzui Zenji – Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, localizado em São Paulo, orienta práticas regulares de zazen (meditação), promove leituras e cursos de textos clássicos do zen-budismo, forma professores e professoras monásticos e laicos. Participa de encontros educacionais, culturais e inter-religiosos, com o objetivo de divulgar o princípio da não violência e criar uma cultura de paz, justiça, cura da Terra e de todos os seres vivos.


Padre Fábio

Sacerdote católico, cantor, compositor, apresentador, poeta, escritor e professor. Possui diversos livros publicados e vários DVDs gravados. Formado em Teologia e Filosofia. Pós-graduado em Educação e mestre em Antropologia Teológica. Como professor universitário, deu aulas de teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). Atualmente, apresenta o programa Direção Espiritual e é considerado como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil.


Rene Silva

O menino do Complexo do Alemão, que aos 11 anos criou o jornal Voz da Comunidade e ficou famoso ao usar o Twitter ao vivo como fonte de notícias sobre a invasão da polícia na comunidade, hoje, assume importantes papéis no cenário nacional e internacional, e tem levado o seu legado para o mundo. Hoje, Rene é apontado como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo abaixo dos 40 anos.


Ricardo Almeida

Professor da Faculdade de Educação UFF. Leciona disciplinas de Prática de Ensino para o curso de Letras. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e no curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa. É licenciado em Letras pela UFRJ, mestre pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada pela UFRJ, e doutor em Letras pela UFF. Lecionou Língua Inglesa durante dez anos na Rede Municipal do Rio de Janeiro, período em que também atuou na graduação e na pós-graduação de universidades particulares. Desenvolve pesquisas na área de Políticas Linguísticas e formação docente.


Roberta Amendola

Mestra em Educação pela USP. Especialista em Mercado Editorial pela FIA-USP/CBL, em Ensino de Espanhol pela PUC-SP e em Edição pela Universidad Complutense de Madrid. Graduada e licenciada em Letras Português- Espanhol pela USP. Autora, consultora e editora de livros didáticos e diversos materiais educacionais.


Sônia Lopes

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Licenciada em Ciências pela Universidade de São Paulo. Mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora universitária aposentada.


Viviane Mosé

Psicóloga e psicanalista, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde tornou-se especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas. É Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Autora de doze livros entre poesia, filosofia e educação, tendo duas indicações ao Prêmio Jabuti. E comentarista do Programa Encontro com Fátima Bernardes.


Wilton Ormundo

Bacharel e licenciado em Letras (habilitação Português/Linguística) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e pela Faculdade de Educação da USP. Mestre em Letras (Literatura Brasileira) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Diretor pedagógico e educacional (Ensino Médio). Gestor cultural e professor de Português e de disciplinas especiais de formação de adolescentes em escolas em São Paulo por 23 anos.