A Campos Salles Educação 360°, adota um sistema de avaliação continuada, um modelo avaliativo que valoriza e recompensa todo o esforço do aluno. A proposta principal promover hábitos de estudos e manter constantes feedbacks, estimulando o aluno a realizar as atividades e acompanhar o seu progresso.
O aprendizado é uma jornada de vários passos, mais do que tentar ensinar tudo de uma vez, é melhor construir o entendimento. Esse é o principal intuito da Avaliação Continuada.
Durante todo o semestre letivo, você será avaliado pela sua produção durante as aulas, por intermédio de atividades, provas e trabalhos etc.
A cada semestre você terá três avaliações oficiais, denominadas por P1, P2 e multidisciplinar cujo conteúdo é definido em cada plano de ensino da disciplina apresentado e discutido com o aluno durante a primeira semana de aula, obedecendo os seguintes critérios de avaliação:
Prova P1: elaborada pelo professor cuja pontuação corresponde a 60% na composição da média do bimestre. A data de realização da prova é definida pelo Calendário Acadêmico. Os demais 40% estão relacionados com a sua produção durante às aulas, por intermédio de seminários, exercícios, trabalhos etc., cuja pontuação deverá seguir as regras estabelecidas no plano de ensino da disciplina;
Prova P2: elaborada pelo professor cuja pontuação corresponde a 60% na composição da média do bimestre. A data de realização da prova é definida pelo Calendário Acadêmico. Os demais 40% estão relacionados com a sua produção durante às aulas, por intermédio de seminários, exercícios, trabalhos etc., cuja pontuação deverá seguir as regras estabelecidas no plano de ensino da disciplina;
Avaliação Multidisciplinar: integrante da sistemática de verificação do rendimento escolar, procura diagnosticar se o aluno, ao longo do curso, desenvolveu habilidades e competências para o exercício da profissão, proporcionando-lhe, inclusive, visão integrada e abrangente do currículo, no contexto dos objetivos formulados para o curso.
Caso o professor julgue necessário, a proporção de 60% (provas P1 e P2) e 40% (atividades de avaliação continuada durante o período) poderá ser alterada, conforme a dinâmica de sua disciplina. Qualquer alteração deve ser devidamente registrada no plano de ensino e obrigatoriamente comunicada aos alunos na primeira semana de aula.
Não existe prova substitutiva para a Multidisciplinar, independentemente do motivo da falta apresentado pelo aluno no dia da prova.
Será considerado aprovado o aluno que possuir média maior ou igual a 6,0 (seis pontos) de acordo com o cálculo descrito a seguir:
Prova P1: normalmente ocorre no início de abril (1º semestre) e outubro (2º semestre). Com o objetivo avaliar as habilidades e competências adquiridas no desenvolvimento da disciplina até o presente momento.
Prova P2: normalmente ocorre no início de junho (1º semestre) e dezembro (2º semestre). Com o objetivo avaliar as habilidades e competências adquiridas no desenvolvimento da disciplina durante todo semestre letivo.
Prova Multidisciplinar: A Prova Multidisciplinar é uma avaliação institucional composta de questões de múltipla escolha relacionadas a todas as disciplinas nas quais o estudante esteja matriculado no semestre corrente, bem como questões de conhecimentos gerais. A prova também poderá conter conteúdos relacionados ao semestres anteriores
Ela tem por objetivo avaliar as habilidades e competências adquiridas no desenvolvimento da estrutura curricular do seu curso até o presente momento. Estas habilidades e competências estão descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais previstas para a sua área de formação.
A intenção é que o aluno se mantenha focado no estudo do conjunto de disciplinas que está cursando, além de prepará-lo para as provas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), provas de conselhos e futuros concursos.
A Prova Multidisciplinar acontece uma vez em cada semestre letivo. Fazer a prova é obrigatório para todas as turmas de todos os cursos de graduação.
Ela é composta por 30 questões de múltipla escolha sendo 10 de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos de todas as disciplinas estudadas no semestre, ou 30 questões de assuntos diversos.
Na semana seguinte da realização das provas, o professor comentará a prova aplicada e promoverá sua vista aos seus alunos mediante assinatura da ata de concordância da nota por parte do aluno. Caso exista alguma divergência, o professor fará a devida alteração lançando a nota correta em campo próprio na ata de concordância da nota.
Se mesmo assim, o aluno não concordar com a nota atribuída pelo professor, durante a vista de prova, caberá ao aluno solicitar, por escrito, à Secretaria Geral da Faculdade uma nova vista de prova. Para tanto, os motivos apontados deverão, exemplificativamente, enquadrar-se entre outras, as seguintes hipóteses:
Não coincidência entre a nota atribuída e o gabarito da correção;
Engano na identificação da autoria da prova;
Incoincidência entre resposta rejeitada pelo professor e explicação dada em sala de aula ou consignada em livro-texto;
Tratamento diferente dado para respostas idênticas dadas por alunos da mesma turma. Neste caso, a vista será realizada por outro professor que poderá manter, aumentar ou baixar a referida nota.
Após a semana da vista de provas, sua nota será publicada no Portal da faculdade (souCS.edu.br) na data prevista no calendário acadêmico. Caso exista alguma divergência entre a nota divulgada e publicada, você terá um prazo de 2 dias (conforme calendário acadêmico) para abrir um chamado solicitando a devida correção.
Encerrado o prazo para o questionamento das notas publicadas, não caberá mais nenhum recurso para alteração da referida nota. Verifique estas datas no calendário acadêmico da instituição.
As provas serão realizadas no dia da aula nas datas previstas no calendário acadêmico;
O tempo máximo para a execução da prova será de 2h30min.
Ao término da prova, o aluno deverá entregá-la ao professor e assinar a ata de presença;
Durante a semana de realização das provas é expressamente proibido permanecer nos corredores da faculdade. Os alunos que infringirem essa determinação sofrerão advertência e poderão ter sua prova anulada;
Na semana de provas, não haverá aulas, somente prova.
As provas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ao término de cada módulo;
Dependendo do número de questões do módulo, o aluno terá de 30 minutos a 1 hora para realizar a prova.
Serão permitidas duas tentativas dentro do tempo estipulado;
Será́ computada a nota mais alta entre as duas tentativas;
O resultado será divulgado de acordo com o calendário acadêmico.