A FICS, FPAC e EWM, institucionalizando as diretrizes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional, valoriza o Atendimento ao Discente. Tendo em vista a importância, na missão da IES, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se passe a pensar em termos de acesso e permanência dos ingressantes na Instituição.
Conforme o artigo 26, parágrafo 1o, da Declaração Universal de Direitos Humanos, o acesso à Educação Superior deve ser baseado no mérito, capacidade, esforços, perseverança e determinação, demonstrados pelos que a buscam. A Educação Superior deve ser oferecida em qualquer idade e para quaisquer pessoas, com base nas competências adquiridas anteriormente. A igualdade de acesso, pois, não admite qualquer discriminação em termos de raça, sexo, idioma, religião, ou de condições sociais e de deficiências físicas. Por outro lado, além do acesso, é preciso pensar na permanência dos alunos. Para tanto, entra em pauta o desenvolvimento de soluções educacionais que minimizem as variáveis que interferem nas condições de permanência. A atenção dispensada ao binômio acesso/permanência, bem como as definições da Política Institucional para o Ensino, são prioridades para a IES:
Trata-se de uma preocupação institucional macro que objetiva a democratização da permanência, a integração, a participação, apoio e atendimento devidos aos alunos matriculados na IES, a partir da promoção e execução de programas e projetos propostos por vários setores da FICS/FPAC/EWM.
Atualizar e disponibilizar constantemente o Manual do Aluno;
Elaborar, acompanhar e avaliar de que forma o atendimento ao discente é realizado;
Desenvolver novas alternativas para o acesso e permanência discente;
Identificar alunos com carências educacionais e realizar ações de superação das dificuldades;
Realizar ações de acompanhamento aos alunos que necessitam de atendimento especial;
Viabilizar oportunidades de estágio, monitoria, iniciação científica, dentre outras, para os alunos dos cursos da FICS/FPAC;
Articular a formação discente com a educação continuada;
Monitorar e acompanhar os egressos.
Visando alcançar os objetivos propostos, o Atendimento ao Discente é desdobrado nas seguintes atividades, de forma permanente:
Conforme as políticas de pesquisa, já descritas no PDI a Instituição incentivará atividades de pesquisa entre docentes e discentes, onde constam: Estímulo à participação em projetos de iniciação científica, promovendo a possibilidade do fornecimento de bolsas e incentivos para tal.
A Campos Salles Educação 360 possui um Programa de Nivelamento Acadêmico, ofertando cursos de Nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática, que podem ser frequentados pelos acadêmicos ao longo de todo o curso e tem por finalidade a possibilidade de suprir carências em sua formação acadêmica anteriores ao ingresso no ensino superior. Este processo tem por objetivo identificar e minimizar as lacunas que os alunos trazem de sua formação anterior, promovendo mecanismos de nivelamento e oferecendo condições para aprendizagens significativas na Educação Superior.
Nivelamento em Língua Portuguesa: tem como objetivos auxiliar os acadêmicos em ampliar conhecimentos básicos de Língua Portuguesa; desenvolver habilidades conceituais na área de Língua Portuguesa; qualificar os acadêmicos ingressantes para melhor aproveitamento em seus cursos, a fim de reduzir a evasão.
Nivelamento em Matemática: que tem como objetivos auxiliar os acadêmicos em ampliar conhecimentos básicos de Matemática; desenvolver habilidades conceituais na área matemática.
O corpo discente do Grupo Campos Salles é constituído pelos alunos regulares. O aluno regular é o aluno matriculado em curso de graduação, pós-graduação e extensão. O acesso do corpo discente ocorre por meio de um Processo de Seleção, que está disciplinado no Regimento da Faculdades, ou ainda, por meio de transferência, observado o limite de vagas oferecidas para o curso solicitado e a legislação vigente.
Concurso Vestibular (graduação): é realizado após o Concurso Vestibular, com uma prova de redação e está condicionado à existência de vagas remanescentes nos cursos, após a matrícula dos classificados no primeiro processo.
Ingresso de Diplomado: é oferecido a graduados em curso superior, que podem requerer ingresso em curso de Graduação, condicionado à existência de vagas no curso e mediante processo seletivo.
Transferência: é uma oportunidade de prosseguir na FICS, o curso de Graduação iniciado em outra IES, condicionada a existência de vagas no curso e mediante processo seletivo.
Acesso aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: O ingresso aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, incluirá as etapas de candidatura, análise de documentos, seleção (se for o caso), e matrícula. A seleção efetiva-se mediante análise da documentação, podendo incluir prova, entrevista e outros mecanismos, desde que especificados no projeto do curso. A condução desse processo é desenvolvida pelo coordenador do curso, indicado pelo diretor da Faculdade. O número de vagas é fixado previamente, a cada edição do curso, e divulgado com as demais informações do curso.
Acesso aos Cursos de Extensão: No que se refere a ingresso em cursos de extensão, os pré-requisitos de formação e/ou conhecimentos específicos são descritos no projeto. A inscrição ocorrerá por meio de sistema próprio que permite o acompanhamento dos cursos e a certificação do aluno.
O discente da FICS/FPAC, dos diversos níveis de ensino, receberá atendimento em todos os setores pedagógico-administrativos das instituições ou na Central de Atendimento ao Aluno, que integra os setores de registro acadêmico, financeiro, bolsas, estágios, iniciação científica, educação continuada, atendimento pedagógico, ouvidoria institucional e diplomados É objetivo da IES o aprimoramento constante de ações de aproximação e relacionamento com a comunidade, muito especialmente com os jovens que se preparam para uma escolha profissional e carecem de informações e esclarecimentos sobre vestibular, cursos, mercado de trabalho, orientação profissional e programas de apoio financeiro. Para efetivar este objetivo, a IES buscará o aprofundamento do relacionamento com entidades públicas e privadas por meio de contatos frequentes com as coordenações pedagógicas das escolas, com o intuito de divulgar e incentivar a participação dos estudantes nas atividades realizadas.
O atendimento ao aluno, poderá ser realizado das seguintes maneiras:
Presencialmente: das 8:00 às 22:00 horas, no setor de atendimento ao aluno das instituições;
Via chamado: neste caso, o aluno deverá abrir um chamado no site da faculdade, escolher o assunto e descrever suas necessidades;
Por telefone: Você também poderá ligar para a faculdade pelo telefone (11) 4649-7000 (opção – atendimento ao aluno).
O registro e o controle acadêmico, em especial do fluxo curricular, das matrículas, dos trancamentos, bem como o registro e o controle de frequência e de notas, de aprovação e de reprovação dos alunos, estão previstos no Regimento da Faculdades Integradas Campos Salles. As questões acadêmicas, expedição de atestados, históricos escolares, matrículas, rematrículas, trancamentos, transferências, aproveitamento de estudos, trancamentos de matrículas, registro de diplomas, entre outras atividades, são de responsabilidade da Secretaria Geral.
O registro e o controle acadêmico merecem tratamento eficiente, com controle permanente das informações disponíveis, mediante a implantação de um sistema informatizado que armazena os dados e as informações atualizadas da situação escolar dos alunos.
O sistema informatizado registra os dados e as informações do processo seletivo para ingresso nos cursos e sua operacionalização é de responsabilidade da Secretaria Geral. O registro acadêmico se dá por meio do preenchimento dos diários de classe pelos professores, nos quais constam as notas e as faltas do período letivo e a descrição dos conteúdos programáticos abordados, bem como as atividades complementares realizadas pelos estudantes. O sistema de controle do registro acadêmico é informatizado e integrado às demais unidades. O sistema integra o controle financeiro e a biblioteca e permite que docentes insiram notas e as faltas do período letivo.
Esta ação deve ser concretizada por meio, da criação de programas de apoio e projetos desenvolvidos na Faculdade, que contemplem:
Incentivo a discentes a publicarem artigos científicos e periódicos;
Incentivo a participação em Congressos, Simpósios, Seminários, dentre outros;
Apoio a grupos de pesquisa na faculdade;
Publicação de revista da Faculdade Integra/ação Revista Acadêmica e Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar;
Organização de eventos (encontros, mostras, palestras), dentre outros.
Programa de acompanhamento dos egressos
Podemos afirmar que o perfil dos egressos da Faculdade Integradas Campos Salles e Faculdade Paulista de Comunicação, observadas as peculiaridades de cada curso, pode ser apresentado como um profissional tecnicamente competente na sua área de atuação, com perfil crítico, empreendedor, criativo e reflexivo.
Baseado na prática da "educação ao longo de toda a vida", conforme apresentada pela UNESCO no Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, o egresso da Faculdades Integradas Campos Salles pode também ser caracterizado como um profissional capaz de atuar em tempos de mudanças, e responder às novas e constantes demandas sociais e do mercado de trabalho.
A definição das competências (que incluem conhecimentos e atitudes), observadas as peculiaridades de cada curso, foi realizada de acordo com o Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação, contido no Parecer CNE/CES n 67/2003. As principais competências definidas pela Faculdades Integradas Campos Salles a serem desenvolvidas são:
Domínio dos conteúdos que compõem os cursos, a partir de perspectivas teóricas e práticas;
Ampla formação cultural que lhe permita a interação da formação específica com o conhecimento social interdisciplinar;
Reflexão sobre as questões centrais da ética, como meio de propiciar a aplicação dos conhecimentos nesta perspectiva, visando um melhor agir do egresso não só no âmbito profissional, mas também social;
Domínio das novas tecnologias e métodos, como instrumentos facilitadores da pesquisa, visando sua permanente compreensão e renovação;
Julgamento e tomada de decisões que possibilitem não só o exercício de atividades profissionais cotidianas, mas principalmente a intervenção nas realidades regionais, a partir da consideração de suas características geográficas, culturais, econômicas e políticas, dentro de um enfoque de universalidade.
A Campos Salles possui uma parceria com a Microsoft, oferecerendo a seus estudantes e docentes, acesso gratuito à solução completa do Office 365, que inclui o Office Online (Word, PowerPoint, Excel e OneNote), 1 TB de armazenamento no OneDrive, o Yammer e sites do SharePoint.
Como estudante da FICS/FPAC, você pode utilizar as ferramentas em até cinco dispositivos, como smartphones e tablets. Dessa forma, você pode acessar os programas em qualquer lugar e a qualquer momento, por meio da computação em nuvem, facilitando seus estudos e aumentando sua produtividade.
Ter acesso e poder utilizar sua conta Office 365 é fácil. Se já possui uma conta de e-mail seu_nome.seu_sobrenome@cs.edu.br ativa (correspondente a um aluno registrado no respetivo sistema acadêmico) poderá desde já utilizar sua conta Office 365.
⚠️ Atenção: Caso tenha dificuldade em acessar o Office 365, utilize a plataforma SOU.CS e siga as orientações no menu.
A integralização dos cursos deve ser feita de acordo com a duração de cada um deles, conforme descrito a seguir:
Os cursos com duração de 10 semestres devem ser integralizados em, no máximo, 15 semestres;
Os cursos com duração de 8 semestres devem ser integralizados em, no máximo, 12 semestres;
Os cursos com duração de 4 semestres devem ser integralizados em, no máximo, 6 semestres;
Os cursos com duração de 5 semestres devem ser integralizados em, no máximo, 7 semestres.
É concedido o trancamento de matrícula para o efeito de, interrompidos temporariamente os estudos, manter o aluno sua vinculação às Faculdades e seu direito à renovação de matrícula.
O trancamento é concedido, no prazo estabelecido pelo calendário acadêmico, por tempo expressamente estipulado no ato, não podendo ser superior a 04 (quatro) períodos letivos, incluindo aquele em que foi concedido.
Não são concedidos trancamentos imediatamente consecutivos que, em seu conjunto, ultrapassem o tempo previsto no parágrafo anterior, nem trancamentos sucessivos, não consecutivos, que, em seu conjunto, ultrapassem aquele limite.
Os encargos educacionais deverão estar quitados até o mês da ocorrência do trancamento.
O aluno poderá cancelar a matrícula mediante preenchimento do formulário próprio, com liberação da Tesouraria desde que esteja em dia com suas mensalidades. Em caso de cancelamento, o aluno perderá o vínculo com as Faculdades. Seu retorno será possível após classificação em novo Processo Seletivo.
O cancelamento poderá ocorrer: a pedido, uma vez quitados os encargos educacionais devidos à data do requerimento; por desligamento em virtude de infração disciplinar.
A matrícula poderá ser declarada nula, em qualquer tempo, com perda total das contribuições já pagas pelo aluno, quando houver sido constatado vício, rasura ou falsidade ideológica em qualquer dos documentos por ele apresentados.
Atestados e Documentos diversos devem ser requeridos pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno ou por intermédio da abertura de um chamado.
Nos requerimentos devem constar: nome completo do aluno, registro acadêmico, curso, turno, semestre letivo em que o aluno esteja matriculado e o documento desejado.
Uma taxa respectiva deverá ser recolhida na Tesouraria da FICS.
Os documentos solicitados estarão à disposição dos alunos pelo prazo de trinta dias; decorrido esse período o documento será inutilizado com prejuízo da taxa da recolhida.
⚠️ Atenção: Atestados de matrícula podem ser solicitados automaticamente por intermédio da plataforma SOU.CS.
A expedição e registro do diploma é feito automaticamente após a conclusão do curso e a respectiva colação de grau, no prazo máximo de até 10 meses.
É importante que toda documentação acadêmica esteja em ordem e em perfeitas condições de legibilidade.
⚠️ Atenção: Durante seu último semestre do curso, a secretaria fará uma análise final de sua documentação. Caso seja necessário, você será informado da documentação a ser enviada, via portal do aluno, para que seu diploma possa ser emitido. A não entrega da referida documentação, impedirá a emissão do diploma de matrícula podem ser solicitados automaticamente por intermédio da plataforma SOU.CS.
Os assuntos financeiros deverão ser tratados exclusivamente por intermédio do canal de atendimento ao aluno, pessoalmente ou via chamado.
O boleto de pagamentos é emitido em via única, nele constando: nome do aluno, curso e código da matrícula, além da data do vencimento, mês de referência e valor das mensalidades.
Não serão aceitos pagamentos sem o devido boleto. No caso de extravio, o aluno poderá acessar no site a 2ª via na Área Restrita ao Aluno.
Os pagamentos das mensalidades, até a data de vencimento, devem ser efetuados em qualquer agência bancária. Mensalidades atrasadas deverão ser pagas somente no setor de atendimento ao aluno, acrescidas de multa e correção monetária devidas.
Não serão aceitos pagamentos efetuados por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC), Ordem de Pagamento (OP), depósito bancário etc., consequentemente, não haverá quitação do débito.
A data normal de vencimento das mensalidades está fixada no dia 6 de cada mês; esta data poderá ser prorrogada ou antecipada, sendo o aluno avisado com antecedência, em ambos os casos.
Serão cobradas, conforme a legislação respectiva, multa e correção monetária após o vencimento.
A matrícula, ato formal de ingresso no curso e de vinculação às Faculdades, realiza-se na Secretaria, em prazos estabelecidos no Calendário Escolar, instruído o requerimento com a documentação para tanto exigida, além do comprovante de quitação dos encargos educacionais devidos.
Ressaltamos a importância da leitura atenta de todos os itens constantes no verso e anverso do requerimento, para esclarecimentos a respeito de eventuais dúvidas antes da efetivação da matrícula ou da rematrícula.
A matrícula é renovada semestralmente, nos períodos estabelecidos e condicionada à quitação de débitos anteriores. Poderá ser feita pelo próprio aluno ou por procurador devidamente credenciado (retire modelo na Central de Atendimento ao Aluno ou pela Internet). Ressalte-se que não haverá cobrança da taxa de matrícula cumulativa com a mensalidade.
A não renovação da matrícula caracteriza a desvinculação do aluno às IES. O seu retorno só será possível após classificação em novo processo seletivo.
O requerimento de renovação da matrícula é instruído com os seguintes documentos que, após verificação, serão devolvidos ao aluno: comprovantes de pagamentos anteriores; documento que comprove o endereço; último boletim.
As aulas de dependência e/ou adaptações são ministradas aos sábados e/ou em turno diferente do curso regular que o aluno frequente, prevalecendo sempre o horário estipulado pela Direção que se baseará no número de alunos inscritos por disciplina.
Alunos que tenham frequentado outro curso em nível superior poderão requerer aproveitamento de estudos de disciplinas, cujos conteúdos e cargas horárias sejam compatíveis com aquelas nas quais estejam matriculados. Para tanto, deverão preencher requerimento, até a data estabelecida no Calendário Escolar, anexando cópia xerográfica do histórico escolar contendo carga horária e notas, devidamente assinado pelo Secretário e Diretor da Instituição de origem e, ainda, os conteúdos programáticos autenticados pela Faculdade que os expediu.
Será aceita matrícula de alunos, por transferência de outras instituições, de cursos afins, na hipótese de existência de vagas e mediante processo seletivo estabelecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. O pedido de transferência deve ser instruído com:
Histórico escolar do curso de origem, com cargas horárias e notas.
Conteúdos programáticos devidamente autenticados pela Faculdade que os expediu.
O aluno transferido estará sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias.