SOBRE CONSTELAÇÕES E OBSERVATÓRIOS:

A pesquisa em comunicação e suas transversalidades

As constelações e os observatórios são as duas imagens que iluminam o aniversário de 30 anos do Encontro da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. O tema das constelações é, antes de mais nada, uma homenagem ao rico legado que os irmãos Haroldo e Augusto de Campos, juntamente com Décio Pignatari deixaram para as pesquisas no campo da comunicação. Para os fundadores da poesia concreta, constelação é uma palavra visionária que deu origem a uma era de explosão das mídias e que reflete o espírito da comunicação como construção de pontes e vínculos entre mundos, pessoas e ambientes.

Em 2021, o 30° Encontro é uma organização do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (COS – PUC-SP). Em mais uma combinação cheia de significados, o programa comemora os 50 anos de sua própria fundação. São trajetórias que orbitam bem próximas e será a segunda vez que o encontro vai ocorrer na PUC-SP. A primeira delas aconteceu em 1998, no VII COMPÓS - SÃO PAULO/SP.

Devido à pandemia, da mesma forma que em 2020, quando o evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Encontro será realizado de forma remota, cumprindo os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias do país e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Marcado por comemorações ancoradas na memória deste que é um dos mais antigos programas em Comunicação do Brasil, o site do evento oferecerá aos congressistas, conteúdos diretamente ligados à programação geral, aos grupos de trabalho e aos lançamentos de livros.

Simultaneamente, pretende oferecer experiências poéticas baseadas na constelação de afetos desenhada ao longo de 50 anos do PEPGCoS e de todos aqueles que se juntaram aos estudos em profundidade da comunicação, nos mais variados programas espalhados pelo Brasil.

A concepção gráfica e os conteúdos da página estão sob responsabilidade do Interlab 21 - Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM/CNPq) da PUC-SP. Criada sob a inspiração do conceito de Constelação, a identidade visual do 30º Encontro Anual da Compós revisita as construções visuais da poesia concreta.

Um dos pontos altos da programação é a homenagem aos 90 anos do poeta Augusto de Campos. Nossa homenagem percorre a trajetória do PEPGCOS que inicia com a professora Lucrécia Ferrara, fundadora do Programa, ao lado de nomes como Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Leyla Perrone-Moisés e Willi Bolle.

Pensar em constelações estimula um exercício simultaneamente imaginativo e reflexivo sobre o olhar, a percepção e as infinitas possibilidades combinatórias que aguardam uma mente inquieta para serem desvendadas. Pensar em constelações é também evocar um tipo de abordagem sistêmica, uma cosmovisão que privilegia relações, proximidades e distanciamentos. Cada pesquisa é feita de escolhas que se conjugam formando constelações de autores, ideias, teorias e imagens. Nas configurações construídas, territórios de afetos e combinações singulares constituem o fundamento que modula e ao mesmo tempo possibilita diferentes entendimentos. Nesse sentido, quando pensamos nas complexidades da pesquisa científica no campo da comunicação, seu caráter transversal afirma-se como qualidade. Não por acaso, nos encontros da COMPÓS, nosso campo se organiza em Grupos de trabalhos – GTs que se constituem a partir de constelações singulares e transdisciplinares.

Em seu sentido comum, observatórios são lugares para se observar os céus. Como imagens carregadas de sentidos, os observatórios se transformam em dispositivos agenciadores de trocas e diálogos e são também espaços de produção de conhecimento, laboratórios que agregam cientistas que compartilham equipamentos, discussões e, muitas vezes, trabalham em um mesmo grande projeto. Assim, ao escolhermos a imagem dos observatórios para o diálogo com a imagem das constelações estamos procurando evocar o sentido criativo e produtor de significados que acompanha toda e qualquer investigação científica. São nos observatórios que os ideogramas que compõem a ação constelar são acionados. Esperamos que nosso 30°. Encontro seja um espaço constelado e “constelante” de novas e “transconstrutoras” configurações e entendimentos.


Profa. Dra. Lucia Leão, Profa. Dra. Mirian Meliani e Prof. Dr. Norval Baitello



FICHA TÉCNICA


Coordenação Geral: Dra. Lucia Leão

Diretoria Compós: Dr. Maurício Ribeiro Silva, Dra. Nísia Martins do Rosário, Dr. Eneus Trindade Barreto Filho, Dr. Osmar Gonçalves Reis Filho, Dr. Marcel Vieira Barreto Silva

Produção Executiva: Dra. Vanessa Lopes

Secretaria Executiva: Pauline Saretto

Assessoria de Comunicação: Ma. Dânica Machado, Gabriel Augusto

Produção de Texto: Izabel Kranz, Dra. Mirian Meliani, Me. Renê Eduardo Arruda

Coordenação de Monitoria: Ma. Luma Oliveira, Me. Renê Eduardo Arruda, Me. Rafael Augusto Montassier

Identidade Visual: Estúdio Barbante

Site: Ma. Roseni Moraes, Agência Experimental PUC

Transmissão de abertura: TV-PUC

Sistema de inscrições e transmissão de GTs: Galoá

Tradução: Arabera

Performance: "Hino Plurinacional", com Dudu Tsuda

Vídeo homenagem COS: Dra. Fernanda Ceretta, Dra. Lucia Leão, Dr. Lucio Agra, Ma. Luma Oliveira, Dr. Norval Baitello, Dr. Rodrigo Gontijo, Dra. Vanessa Lopes.

Mestre de Cerimônia: Me. Ana Paula Guimarães

Conferência de Abertura: Dr. Antonio Lafuente

Mediação: Prof. Dra. Lucia Santaella

Mediação de Chat: Ma. Adriana Teixeira

Produção: Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias - CCM | PUC-SP

Apoio: Estúdio Barbante, Fundação São Paulo

Realização: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica - COS | PUC-SP

Patrocínio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP