Tecnologias Digitais Assistivas

Educação Especial e Inclusiva e a utilização das TDIC

Atualmente, o uso da informática tornou-se imprescindível no dia a dia das pessoas, ocupando de modo decisivo um espaço maior nos processos de leitura e escrita e na vida social em geral. Na sala de aula isso não é diferente, o processo de ensino e aprendizado pode ser bastante diversificado, segundo Dias et al. (2019, p. 13) “a educação é um processo contínuo de socialização humana, a qual ocorre ao longo de nossa existência correspondendo a experiências vivenciadas pelo aprendiz, podendo estas ocorrer em diferentes espaços e modos de ensino”. 

Quando pensamos na educação especial e inclusiva, podemos utilizar as TDIC como ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem das Pessoas com Deficiência (PCD), mas... COMO? 

[...] Utilizando as Tecnologias Digitais Assistivas, vamos conhecer mais sobre esses recursos?

Tecnologias Digitais Assistivas 

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - 13.146), criada em 6 de julho de 2015, sendo a principal lei que ampara de forma específica às Pessoas com Deficiência, garantido, assegurando e promovendo condições de igualdade, visando a inclusão social e cidadania, considera em seu Art. 3º - Inciso III que tecnologias assistivas são:

Dessa forma, as Tecnologias Digitais Assistivas, são basicamente Tecnologias Assistivas (TA) utilizadas de forma digital, isto e, mediada por uma TDIC, conforme aponta Damasceno e Galvão (2000, p. 2), as TDIC são utilizadas como "Tecnologia Assistiva, conceito que designa toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia a pessoa portadora de deficiência".

Vamos aprender mais sobre T.A?

Clique nos ícones abaixo e acesse os materiais que disponibilizamos para que você possa aprender e explorar mais sobre as T.A utilizando as TDIC!

Aprenda

Utilize

Compartilhe

T.A para Pessoas com Deficiência Visual

Conheça algumas Tecnologias Digitais Assistivas para deficientes visuais

NVDA

Software gratuito instalável no computador com a função de ledor de tela que auxilia na leitura de textos digitais. 

BE MY EYES

Aplicativo para celular com Android: Funciona como uma rede de apoio entre pessoas que enxergam completamente e deficientes visuais.

ROBOBRAILE

Serviço de web e-mail de forma gratuita, capaz de transformar automaticamente documentos em uma variedade de formatos alternativos para deficientes visuais, inclusive leitura por áudio.

T.A para Pessoas com Deficiência Auditiva


Conheça algumas Tecnologias Digitais Assistivas para deficientes auditivos

LIBRAS UFSC

Biblioteca criada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com e-books, v-books, jogos, a Coleção Libras, publicações e o periódico vídeo-registro em Libras 

HAND TALK

Aplicativo para celular gratuito, traduz automaticamente textos e áudios para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) 

TV INES

WebTV em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e locução, totalmente gratuita 

T.A para Pessoas com Deficiência Intelectual


Conheça algumas Tecnologias Digitais Assistivas para deficientes intelectuais

PARTICIPAR 2

Software de computador, instalável e gratuito, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) que auxilia no apoio do desenvolvimento e comunicação de pessoas com deficiência intelectual

SOMAR+

Software de computador, instalável e gratuito, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) que auxilia no aprendizado de matemática de pessoas com deficiência intelectual


ORGANIZAR

Software de computador, instalável e gratuito, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) que auxilia na organização e rotina de pessoas com deficiência intelectual


Quando então a Tecnologia pode ser considerada Assistiva no contexto educacional?

Quando ela é utilizada por um aluno com deficiência e tem por objetivo romper barreiras sensoriais, motoras ou cognitivas que limitam/impedem seu acesso às informações ou limitam/impedem o registro e expressão sobre os conhecimentos adquiridos por ele; quando favorecem seu acesso e participação ativa e autônoma em projetos pedagógicos; quando possibilitam a manipulação de objetos de estudos; quando percebemos que sem este recurso tecnológico a participação ativa do aluno no desafio de aprendizagem seria restrito ou inexistente. São exemplos de TA no contexto educacional os mouses diferenciados, teclados virtuais com varreduras e acionadores, softwares de comunicação alternativa, leitores de texto, textos ampliados, textos em Braille, textos com símbolos, mobiliário acessível, recursos de mobilidade pessoal etc. (BERSCH, 2017, p.12).