Como fazer uma Orquídea florir todos os anos ?

(9 Super Dicas Simples e Rápidas)

Quando ganhamos uma orquídea logo pensamos que vai ser extremamente difícil cuidar dela, não é mesmo?. Na verdade, é necessário apenas conhecimento e dedicação para reproduzir ao máximo um ambiente próximo ao que teriam na natureza. Aqui iremos conhecer algumas de suas características e alguns cuidados essenciais para que elas floresçam todos os anos. Vamos lá!

Gostou? Compartilhe!

Sobre as Orquídeas

As Orquídeas são plantas muito admiradas pela beleza de suas flores. Há colecionadores por todo o mundo.

Elas compõem a família Orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas existentes. São mais de 35 mil espécies diferentes encontradas na natureza e uma enorme diversidade de formas, cores e tamanhos. São típicas de áreas tropicais, mas existem em todos os continentes, exceto na Antártida.

Abaixo alguns dos gêneros mais conhecidos

Phalaenopsis ( Orquídea Borboleta) - Orquídea asiática de fácil cultivo. Prefere sombra ,pouca água e clima quente.

Bulbophyllum - Muito comuns nos Sudeste da África e Ásia. São plantas fáceis de manter, que gostam de bastante claridade, calor e muita umidade, mas não toleram o sol pleno.

Cattleya - Possui flores grandes e vistosas e são plantas pouco exigentes. Apreciam bastante luz e temperaturas diurnas entre 25-30°C . São as mais vendidas aqui no Brasil.

Brassia - Conhecidas também como Orquídeas Aranha. Há registros de onze espécies desse gênero no Brasil. São plantas de fácil cultivo desde que em ambientes não muito quentes e com alta umidade.

Curiosidades

Orquídea Epífitas

- 1 -

As orquídeas não são plantas parasitas, são plantas epífitas, ou seja, crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio.

- 2 -

QUANTO TEMPO DURA A FLOR DA ORQUÍDEA ?

Isso depende de cada espécie . Algumas duram apenas um dia e outras chegam a durar até 90 dias .

Vanilla

- 3 -

Além do uso ornamental , há um único caso mais conhecido de utilidade comercial para as orquídeas, que é a produção de baunilha a partir dos frutos de algumas espécies do gênero Vanilla.


Então, como fazer uma Orquídea florir todos os anos ?

Bom, cada espécie tem sua peculiaridade, mas para fazer uma orquídea florir , nós devemos nos atentar a luz, temperatura, água, solo e umidade . Também temos que dar atenção a adubação, aos vasos e ao controle de pragas.

Enfim, quando adequamos o ambiente para a espécie de orquídea, iremos incentivar o surgimento de botões, e consequentemente , fazer a planta florescer.

Abaixo 9 Super Dicas Simples e Rápidas para a sua Orquídea florir

Dica n°1 - Vasos

  • Os vasos de barro são mais indicados para ambientes de clima ameno e fresco, enquanto que os de plástico são mais indicados para lugares secos, por manterem a umidade por mais tempo.
  • Não se esqueça de retirar os "pratinhos", pois podem juntar água e apodrecer as raízes.

Dica n°2 - Substrato

  • A escolha certa do substrato é essencial para uma boa drenagem.
  • A maioria das orquídeas pode ser cultivada em esfagno, raízes secas, lã de rocha, perlite, pedaços de rolha, pedras, fibra de coco, carvão ou um combinado de vários desses materiais. Já para Orquídea Borboleta ,o substrato mais popular é uma mistura de casca de pinus.

Dica n°3 - Adubação

Fornecer os fertilizantes corretos para a planta pode estimular floração antecipada. Procure um produto específico para orquídeas que contenha nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

Saiba Mais


Cymbidium

Dica n°4 - Temperatura

De maneira geral, a maioria das orquídeas suportam uma temperatura entre 10° à 35°C , dependendo da espécie.

  • orquídeas de clima quente - Vandas, Phalaenopsis .
  • orquídeas de clima temperado - Paphiopedilum, Cattleya, algumas espécies de Dendobrium.
  • orquídeas de clima frio - Cymbidium, Odontoglossum, Paphiopedilum .

Dica n°5 - Umidade

Cada Orquídea tem sua preferência , mas de uma maneira geral, elas se dão bem com uma umidade entre 60% a 80%.

Regue de 2 a 3 vezes na semana, deixando a água escorrer sem se acumular.

Dica n°6 - Iluminação

  • Não deixe o vaso em um local escuro nem em um local com sol direto.
  • Orquídeas preferem luz indireta.
  • Quanto mais correto estiver a iluminação, mais ela irá florir.
Imagem: eruportal.com

Dica n°7 - Ventilação


A ventilação é muito importante para as orquídeas. Sem o movimento constante do ar a saúde das plantas será comprometida. Portanto para você cuidar de orquídeas em apartamento , por exemplo, deixe elas na varanda mas, cuidado com excesso de vento, principalmente na época da floração.

Dica n°8 - Pragas

São poucas as pragas e doenças que atacam orquídeas. O que costuma incomodar mais são as cochonilhas e pulgões. As primeiras, podem ser removidas manualmente, com uma escova macia debaixo d’água. Já os pulgões, pode-se eliminar borrifando uma mistura de água e detergente de louça.

Dica n°9 - Podas de folhas e raízes

  • Para podar folhas com manchas pretas ou com sinais de danos, use uma ferramenta afiada e estéril para aparar somente as partes danificadas.
  • Ao fazer a troca de vaso observe as raízes, se parecer marrom, enrugado ou apodrecido o corte será necessário. Utilize tesouras ou alicates afiados e estéreis.

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer uma orquídea florir , que tal começar agora mesmo?

Boa sorte!