Quando ganhamos uma orquídea logo pensamos que vai ser extremamente difícil cuidar dela, não é mesmo?. Na verdade, é necessário apenas conhecimento e dedicação para reproduzir ao máximo um ambiente próximo ao que teriam na natureza. Aqui iremos conhecer algumas de suas características e alguns cuidados essenciais para que elas floresçam todos os anos. Vamos lá!
Gostou? Compartilhe!
As Orquídeas são plantas muito admiradas pela beleza de suas flores. Há colecionadores por todo o mundo.
Elas compõem a família Orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas existentes. São mais de 35 mil espécies diferentes encontradas na natureza e uma enorme diversidade de formas, cores e tamanhos. São típicas de áreas tropicais, mas existem em todos os continentes, exceto na Antártida.
Phalaenopsis ( Orquídea Borboleta) - Orquídea asiática de fácil cultivo. Prefere sombra ,pouca água e clima quente.
Bulbophyllum - Muito comuns nos Sudeste da África e Ásia. São plantas fáceis de manter, que gostam de bastante claridade, calor e muita umidade, mas não toleram o sol pleno.
Cattleya - Possui flores grandes e vistosas e são plantas pouco exigentes. Apreciam bastante luz e temperaturas diurnas entre 25-30°C . São as mais vendidas aqui no Brasil.
Brassia - Conhecidas também como Orquídeas Aranha. Há registros de onze espécies desse gênero no Brasil. São plantas de fácil cultivo desde que em ambientes não muito quentes e com alta umidade.
As orquídeas não são plantas parasitas, são plantas epífitas, ou seja, crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio.
QUANTO TEMPO DURA A FLOR DA ORQUÍDEA ?
Isso depende de cada espécie . Algumas duram apenas um dia e outras chegam a durar até 90 dias .
Além do uso ornamental , há um único caso mais conhecido de utilidade comercial para as orquídeas, que é a produção de baunilha a partir dos frutos de algumas espécies do gênero Vanilla.
Bom, cada espécie tem sua peculiaridade, mas para fazer uma orquídea florir , nós devemos nos atentar a luz, temperatura, água, solo e umidade . Também temos que dar atenção a adubação, aos vasos e ao controle de pragas.
Enfim, quando adequamos o ambiente para a espécie de orquídea, iremos incentivar o surgimento de botões, e consequentemente , fazer a planta florescer.
Fornecer os fertilizantes corretos para a planta pode estimular floração antecipada. Procure um produto específico para orquídeas que contenha nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).
De maneira geral, a maioria das orquídeas suportam uma temperatura entre 10° à 35°C , dependendo da espécie.
Cada Orquídea tem sua preferência , mas de uma maneira geral, elas se dão bem com uma umidade entre 60% a 80%.
Regue de 2 a 3 vezes na semana, deixando a água escorrer sem se acumular.
A ventilação é muito importante para as orquídeas. Sem o movimento constante do ar a saúde das plantas será comprometida. Portanto para você cuidar de orquídeas em apartamento , por exemplo, deixe elas na varanda mas, cuidado com excesso de vento, principalmente na época da floração.
São poucas as pragas e doenças que atacam orquídeas. O que costuma incomodar mais são as cochonilhas e pulgões. As primeiras, podem ser removidas manualmente, com uma escova macia debaixo d’água. Já os pulgões, pode-se eliminar borrifando uma mistura de água e detergente de louça.
Agora que você já sabe tudo sobre como fazer uma orquídea florir , que tal começar agora mesmo?
Boa sorte!