Venho percebendo que um dos maiores desafios e dificuldades dos vocacionados principiantes é sobre como pregar a palavra de Deus sem timidez ou nervosismo. Então estou trazendo aqui 8 dicas para quem tem a timidez como um obstáculo a vencer.
Aquele medo de dar um “branco” na hora de falar é uma das principais causas do nervosismo. Para se ter uma maior sensação de segurança no assunto leia e releia diversas vezes as suas anotações e o texto base da sua pregação.
Não deixe para preparar em cima da hora a sua mensagem. Seria ideal ser o pregador tiver tempo o suficiente para fixar na mente e no coração a mensagem que deseja transmitir.
Estude o assunto da pregação com antecedência, pelo menos uma ou duas semanas. Reserve o dia da pregação unicamente para orar e revisa as anotações preparadas.
SUGERIDOR PARA VOCÊ:
Quer Tal Pregar Com um Conhecimento Bíblico mais Profundado? com boa Dicção, dominando a Oratória, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência.
Então clique aqui ou no botão abaixo e saiba como elaborar sermões impactantes em 30 dias até mesmo se você quer pregar pela primeira vez.
Faça sempre a sua Oração. O que você é na vida de oração você é no púlpito então Ore bastante! Se você tiver dificuldades na oração, terá dificuldades na pregação.
Quanto mais bem preparado você estive espiritualmente, mais fácil sera pregar a palavrar de Deus, pois a espiritualidade ter dar a confiança e autoridade necessário na hora de pregar.
Com um roteiro em mãos ficar mais fácil. É bom saber que o que se precisa falar vai está ali, anotado, bem na sua frente.
Tem pregadores que anotam toda a mensagem, fazem rascunhos de 10 páginas ou mais; há também aqueles que só escrevem os principais títulos. Usam somente um pedacinho de papel.
Não existe uma regra exata para isso. Escolha aquilo que ter tragar mais segurança, de modo que lhe seja mais confortável. Lógico, é aconselhável ter o esboço das anotações em mente.
Observações: o rascunho é para ser consultado e não lido. Caso o contrario, lendo o esboço para a plateia ficará muito artificial e perderá toda a espontaneidade.
Não é preciso esconder o seu rascunho como se estivesse cometendo algum crime. Utilizar rascunhos é bem normal. Mostra que você se preparou para estar ali.
Não pense na pregação como um tipo de punição, castigo ou tortura. Você está ali porque recebeu um chamado para isso. Antes de alguém lhe convidar, o Senhor já havia lhe convidado.
Vá em frente, você nasceu para isso "pregar". É o seu chamado, então pregue com fervor e paixão, porque é isso que as pessoas esperam de você.
É algo que não deveria acontece, mas durante o tempo que estamos ali pregando encimar do púlpito, alguns se levantam, outros olham o celular, crianças choram e etc.
Concentre-se em transmiti a mensagem, e nas pessoas que parecem que estão realmente recebendo a Palavra. Desta forma, você estará colocando o enfase em algo positivo, que está dando certo.
Assim você vai ficar bem mais satisfeito, em como pregar a palavra de Deus.
Os minutos iniciais são essenciais para qualquer pregador. Nele, você ganha ou perde a sua audiência. Vale destaca também, que nos primeiros minutos encontra-se o momento de maior nervosismo após assumir o microfone.
Conforme você vai falando e vendo que as pessoas estão ter ouvindo e que tudo está dando certo, a tendência é que o nervosismo var diminuindo.
Mas caso não esteja bem preparado para esse momento inicial, muito provavelmente continuara nervoso durante toda a pregação.
Portanto tenha tudo bem definido para esse momento (agradecimentos, saudações e etc.)
Em algum lugar quando estive sozinho pregue em voz alta. Caso seja possível, faça isso em frente ao espelho e se observe falando. Se grave em vídeo e assista antes de pregar. Repita isso até que ache a sua pregação muito boa e sua oratória bem atraente.
Isso vai contribui para o desenvolvimento de novas maneiras de falar de um mesmo assunto, corrigindo aquilo que está errado e acrescentar o que for necessário.
Tire proveito de todas as chances que tiver para pregar. Pregue aonde for convidado. Até que a sua timidez vá dando espaço à segurança e que ela torne-se apenas uma parte da sua personalidade, não mais uma limitação ao subir ao púlpito para pregar.
Você ainda vai continua um tímido, só que com segurança na hora de pregar. Pratique e exercite a pregação!
Seguindo todas as dicas anteriores tenho certeza que você não vai apena descobrir como pregar a palavra de Deus sem timidez ou nervosismo, mais também como pregar a palavra de Deus com autoridade.
IMPORTANTE!
Antes de sair desta página, me responda se você gostaria de saber…
Como entender a Bíblia para pregar;
Como extrair lições do texto;
Como começar, desenvolver e terminar o sermão;
Como usar ilustrações;
Como pregar com mais liberdade e desenvoltura;
Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;
Como controlar o nervosismo.
Então, para pessoas especiais como você, que busca realizar aquilo que sente no coração, existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões e como pregar com mais liberdade e desenvoltura.
Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.