Mesas Temáticas
02 de Dezembro de 2021
_________________________________Mesas Temáticas
02 de Dezembro de 2021
_________________________________Apresentação e troca de experiências com docentes que coordenam projetos de extensão Ânima Plurais ligados às questões raciais, de gênero, sexualidade e de combate ao capacitismo e ao etarismo.
Apresentação e troca de experiências com docentes que coordenam projetos de extensão Ânima Plurais ligados às questões raciais, de gênero, sexualidade e de combate ao capacitismo e ao etarismo.
Anderson Costa: Mestre em Engenharia Mecânica pelo Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista (UNESP) na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), bacharelado em Engenharia Mecânica Plena no ano de 2012 pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Professor adjunto e coordenador na Universidade São Judas Tadeu no curso de Engenharia. Com experiência internacional em na Engenharia de Aplicação, Gestão Comercial, desenvolvimento e aplicação de produtos (P&D) em empresas como Mitsubishi, Boehlerit, Tungaloy Kyocera e na estatal chinesa ZCC-CT. Atua na comunidade com ações sociais de desenvolvimento e inclusão, com aulas de instrumentos musicais e treinamentos de lideranças a jovens e adultos.
Thainá Rocha: Mestra em Inovação na Comunicação de Interesse Público pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS - 2021), com projeto desenvolvido no tema de Negritude e Juventude. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Monte Serrat (2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Marketing Digital. Possui MBA em Marketing Digital e Redes Sociais Web. (2013) Possui experiência em realizar palestras e workshops voltados para o gerenciamento de redes sociais e produção de conteúdos digitais. Leciona no Centro Universitário São Judas Tadeu - Campus Unimonte e na Universidade São Judas (unidade Jabaquara) no curso de Publicidade e Propaganda. É líder de comunicação na Universidade São Judas - Ânima Educação.
Qual o papel das discussões que se dão em plataformas como Instagram, Twitter, Facebook e outras para a popularização das pautas raciais e suas interseccionalidades no Brasil? O aumento da presença de estudantes negres em sala de aula na última década trouxe o desafio de se levar a discussão sobre racismo no país para o ambiente acadêmico. Frente à carência na formação docente, que historicamente apagou a presença de intelectuais negres e da própria racialização brasileira nas universidades, jovens que chegam ao ensino superior articulam uma bagagem de problematizações obtidas, em grande parte, nas redes sociais. As redes sociais contribuem, de alguma maneira, para a desconstrução de um imaginário racista no Brasil? Qual a importância e desafios dessas discussões para a formação e o exercício da cidadania? Quais articulações possíveis para essa discussão em sala de aula?
WINNIE BUENO: bacharel em Direito, doutoranda em Sociologia (UFRGS) e autora do livro Imagens de Controle: um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins, publicado pela Zouk em 2020. Winnie é criadora da @winnieteca, conhecida como “Tinder dos Livros” uma iniciativa que promove a conexão de pessoas negras com a literatura pelo Twitter.
PABLO MORENO: Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, atuando na graduação em Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Doutor em Ciências da Comunicação (USP) e Mestre em Comunicação Social (PUC Minas). Pesquisa temas relacionados ao consumo e à Publicidade, investigando como esses elementos participam da formação das identidades contemporâneas, sob uma perspectiva interseccional. Integra os grupos de Pesquisa Coragem (Grupo de Estudos em Comunicação, Raça e Gênero - UFMG) e GESC3 (Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo - USP).