Desafios do Clube Programação da ESAP

A edição de 10 de fevereiro de 2021 do jornal Soberania do Povo (JSP) marca o início de uma parceria entre a Escola Secundária Adolfo Portela (nomeadamente, o Clube de Programação da ESAP) e o JSP e tem como objetivo principal promover o raciocínio lógico e pensamento computacional junto dos seus leitores (miúdos e graúdos).

Foi pensado para motivar todos os jovens (mas não só) para a resolução de desafios, desenvolvendo a sua capacidade mental e espírito competitivo.

Em todas as edições do JSP será lançado um novo desafio. As respostas deverão ser enviadas por e-mail para clubeprog@esap.edu.pt (incluir nome e contacto telefónico).

Será premiado o leitor que tenha acertado no maior número de desafios por mês. Em caso de empate, será sorteado o vencedor.

Para qualquer questão adicional, deve ser usado o mesmo e-mail de submissão das respostas.

Desafio 68: Trabalho de grupo

Para a realização de um trabalho, uma é dividida em quatro grupos. Cada grupo divide as diferentes tarefas entre os seus membros. Cada membro realiza uma única tarefa, mas para a realização dessa pode ser necessário o resultado de tarefas de um ou mais colegas de grupo. Três grupos conseguem terminar o trabalho completo, mas um grupo não consegue. Para perceber a causa desta situação, Adolfo analisou os quatro grupos. Ele descobriu que a maioria dos membros de cada grupo tem que esperar que os seus colegas de grupo concluam as suas tarefas para que possam começar as suas próprias tarefas. Adolfo criou um diagrama para cada grupo (Fig.1) para mostrar as dependências entre os seus membros. Um círculo representa um aluno. Uma seta do aluno 1 para o aluno 2 significa que o aluno 2 tem que esperar que o aluno 1 termine sua tarefa para poder iniciar a sua.

Questão:

Identifique o diagrama que representa o grupo que não terminou o trabalho?